COMUNICAÇÃO, POLÍTICA E GÊNERO: análise do enquadramento jornalístico do discurso da primeira vice-governadora do Estado do Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p411Palavras-chave:
gênero, Comunicação, PolíticaResumo
O presente artigo discute as relações entre comunicação e política a partir da análise do enquadramento jornalístico de entrevistas que a ex-vice-governadora do Tocantins, Claúdia Lélis, concedeu a veículos de comunicação tocantinenses no exercício da função de governadora. A partir de reflexões sobre capital político, familiar e social aborda-se a participação feminina na política brasileira e a teoria do enquadramento para buscar respostas ao posicionamento profissional dos veículos escolhidos. Ao final, constata-se que os veículos de comunicação não contrapõem a entrevistada e esta por sua vez apresenta um discurso superficial sobre a atuação da mulher na política e sobre as políticas de gênero.
PALAVRAS-CHAVE: Mulher; Política; Comunicação.
ABSTRACT
This article discusses the relations between communication and politics based on the analysis of the journalistic framework of interviews that the former vice governor of Tocantins, Cláudia Lélis, granted to Tocantins' communication vehicles in the exercise of the governorship function. Based on reflections on political, family and social capital, the focus is on female participation in Brazilian politics and the framing theory to seek answers to the professional positioning of the chosen vehicles. At the end, it is observed that the communication vehicles do not oppose the interviewee and this in turn presents a superficial discourse on the performance of women in politics and on gender politics.
KEYWORDS: Woman; Politics; Communication.
RESUMEN
El presente artículo discute las relaciones entre comunicación y política a partir del análisis del encuadramiento periodístico de entrevistas que la ex vicegobernadora de Tocantins, Claudia Lélis, concedió a medios de comunicación tocantinenses en el ejercicio de la función de gobernadora. A partir de reflexiones sobre capital político, familiar y social se aborda la participación femenina en la política brasileña y la teoría del encuadramiento para buscar respuestas al posicionamiento profesional de los vehículos escogidos. Al final, se constata que los medios de comunicación no contraponen a la entrevistada y ésta a su vez presenta un discurso superficial sobre la actuación de la mujer en la política y sobre las políticas de género.
PALABRAS CLAVE: Mujer; Política; Comunicación.
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