INSTAGRAM E A DESQUALIFICAÇÃO DO FEMININO NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS EM 2014
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n1p84Palavras-chave:
Dilma Rousseff, comunicação eleitoral, desqualificação, InstagramResumo
Este artigo analisa a desqualificação do feminino nas eleições presidenciais brasileiras em 2014, tomando como exemplo os comentários contra a presidenta Dilma Rousseff (PT), durante o segundo turno da campanha presidencial em 2014, publicadas em seu perfil oficial no Instagram. Para isso, foram analisados os comentários dos sete posts com mais “curtidas”, de acordo com as categorias de desqualificação “mundo”, “partido” ou “candidato” (PANKE, 2012). A pesquisa aponta que as palavras direcionadas a Dilma apresentam críticas relacionadas ao gênero em detrimento do conteúdo político. Para interpretar os dados, foram utilizados autores como Luís Felipe Miguel e Flávia Biroli (2014), Marta Lamas (2013) e Luciana Panke (2015), que abordam questões de gênero. De acordo com os dados encontrados, 62% das desqualificações foram direcionadas à “candidata”, 22 a “mundo” e 16% a “partido”.
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