CORPOS DISSIDENTES: o documentário da subversão no interior do nordeste brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n3p28

Palavras-chave:

Documentário, Ditadura Vargas, Cidadania pós-colonial, Comunidade do Caldeirão

Resumo

O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto (direção de Rosemberg Cariry, 1987) é um filme que conta a história do massacre da comunidade do Caldeirão no interior do Ceará – Brasil, em 1937. Após a morte do santo popular Padre Cícero Romão Batista em 1934, as forças locais se unem para apagar os registros dessa experiência coletiva e subversiva. Os testemunhos dos sobreviventes e das pessoas envolvidas no massacre conduzem o filme e a montagem nos conecta a dois momentos importantes: o período da ditadura Vargas, quando a comunidade é exterminada; e o ano em que o filme é produzido, que se sintoniza com o início da redemocratização do Brasil onde as pautas dos movimentos das pessoas que não tinham acesso a terra pressionavam a política nacional. O filme toca na questão da nossa cidadania pós-colonial e nas histórias não oficiais de violência que acompanham essa e outras regiões do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Macedo do Nascimento, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade - CUS. Membro do Grupo de Pesquisa em Cultura e Subalternidades. Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará - Campus do Cariri. Participou de projetos ligados às temáticas de gênero, sexualidades, cinema e documentário, fotografia, cineclubismo e comunicação alternativo. Integrante do Grupo de Estudos de Cinema: História, Teoria e Crítica com sede em Juazeiro do Norte - Ceará desde 2012. Áreas de interesse: gênero, sexualidades, subalternidades, cinema e corpo. E-mail: samuelkariri@gmail.com.

Leandro Colling, Universidade Federal da Bahia

Graduado em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), mestre (2000) e doutor (2006) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Realizou o seu estágio de pós-doutoramento em 2013-2014 na Universidade de Coimbra, junto ao Centro de Estudos Sociais (CES). É professor adjunto 4 do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) Professor Milton Santos e professor permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade, ambos da Universidade Federal da Bahia. E-mail: leandro.colling@gmail.com.

Referências

FILME – O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto (Rosemberg Cariry, 1987)

ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. Um olhar no desenvolvimento do turismo religioso em Juazeiro do Norte – Ceará – Brasil: um enfoque na sustentabilidade. VI Seminário Latino Americano de Geografia Física, Universidade de Comibra, 2010.

BAZIN, André. O que é cinema? Tradução: Eloisa Araujo Ribeiro. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização - São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade/ Judith Butler; tradução, Renato Aguiar.- 3a ed.- Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

______________. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do sexo. In. LOURO, Guacira. O corpo educado. Belo Horizonte: autêntica, 2008.

DELLA CAVA, Ralph. Milagre em Joaseiro; tradução Maria Yedda Linharess. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1976.

DELEUZE, Gilles. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol.1/ Gilles Deleuze e Félix Guattari, tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. - São Paulo: Editora: 34, 2011.

GUATTARI, Félix. Micropolítica: cartografias do desejo/ Félix Guattari, Suely Rolnik. – 11. Ed.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

NETO, Lira. Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão/ Lira Neto. – São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

PRECIADO, Beatriz. Multidões queer: notas para uma política dos “anormais”. Revista Estudos Feministas, 2011.

SANTOS, Matheus Araujo dos. Abjeto em disputa: dissidências ou não entre Bataille, Kristeva e Butler. In: COLLING, Leandro e THURLER, Djalma. Estudos e políticas do CUS – Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade. – Salvador: EDUFBA, 2013.

SHOHAT, Ella. STAM, Robert. Crítica da Imagem Eurocêntrica. Tradução: Marcos Soares. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

SPIVAK, Gayatri. Quem reivindica a alteridade? In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Tendências e Impasses – O feminismo como crítica da cultura/ organização de Heloísa Buarque de Hollanda – Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

Publicado

2016-08-31

Como Citar

DO NASCIMENTO, Samuel Macedo; COLLING, Leandro. CORPOS DISSIDENTES: o documentário da subversão no interior do nordeste brasileiro. Revista Observatório , [S. l.], v. 2, n. 3, p. 28–42, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2n3p28. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2394. Acesso em: 29 mar. 2024.