AS AUDIOGRAFIAS COMO EXPERIÊNCIAS DE HISTÓRIA PÚBLICA: Possibilidades e desafios
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p102aPalavras-chave:
história oral, história pública, audiografias, rádio, inconfidênciaResumo
O objetivo geral deste artigo é retomar a discussão sobre o desenvolvimento das audiografias, uma forma de se fazer História através da utilização da linguagem do Rádio que possa ser distribuída nas várias redes virtuais e em emisoras de rádio. As audiografias dialogam com a História Oral, sem no entanto se confundir com esta. Partiu-se de uma entrevista com o senhor Ricardo Parreiras, radialista, realizada para uma outra pesquisa sobre a Rádio Inconfidência que se está desenvolvendo. Esta entrevista permitiu que problematizassemos também com a História Pública, desenvolvendo um novo experimento audiográfico que foi disponibilizado na página do projeto Paisagens Históricas.
Downloads
Referências
BARBOSA, Marialva. Senhores da Memória. Tese Titular, Universidade Federal Fluminense, 1994; Imprensa, Poder e Público. Tese Doutorado em História, UFF-ICHF, 1995; Memória e Tempo. Texto final de pós-doutorado.
BOURDIEU. Pierre. O Poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Bertrand Brasil: Rio de Janeiro, 1989.
CHARAUDEAU, Patrick. MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de Análise do Discurso. Trad. Fabiana Komesu. 2º. Ed. São Paulo: Contexto, 2006.
CORREA, Luiz Otávio. As Audiografias: uma conversa histórica através dos sons. Resgate- UERJ. VOL. XXII, N.28 - JUL./DEZ. 2014 - P. 73-80. Disponível em: www.cmu.unicamp.br/seer/index.php/resgate/article/download/390/365 . Acesso em 29 de maio, 2016.
FRISCH. Michael. História pública não é uma via de mão única, ou, De A Shared Authority à cozinha digital, e vice-versa. In: MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; SANTHIAGO, Ricardo. (Orgs.). História Pública no Brasil: Sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; SANTHIAGO, Ricardo. (Orgs.). História Pública no Brasil: Sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
SHOPES, Linda. A evolução do relacionamento entre história oral e história pública. In: MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; SANTHIAGO, Ricardo. (Orgs.). História Pública no Brasil: Sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
THOMPSON. John. Midia e Modernidade: uma teoria social da mídia. Trad. Leonardo Avitrizer. Petrópolis: Vozes. 1998.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.