ELIAS MACHADO DISCUTE A FORMAÇÃO DO DOCENTE E DO ESTUDANTE DE JORNALISMO NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p619Palavras-chave:
jornalismo, formação, comunicação, curriculoResumo
Doutor em Jornalismo pela Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha), professor da Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC) e coordenador do Laboratório de Pesquisa Aplicada em Jornalismo Digital, o jornalista Elias Machado é uma referência nacional quando o assunto é o ensino de Jornalismo. Consultor Ad Hoc (CAPES), (CNPq), (SBPJOR), (COMPÓS), (INTERCOM) e (FNPJ), Machado tem vasta experiência nas áreas de Teorias do Jornalismo, Metodologias de Pesquisa, Jornalismo Digital e Impresso.
Nesta entrevista, ele discute a deficiências da educação na área em faculdades públicas e privadas e alerta: "Temos que garantir que o aluno fique menos tempo em sala de aula. Nós temos que racionalizar e integrar as disciplinas para que sobre mais tempo para pesquisa e extensão".
Ele aproveita a conversa para debater, ainda, as implicações que as novas diretrizes do curso, discutidas e implementas em todas as universidades do país, podem acarretar à carreira, bem como os dilemas sobre prática e teoria, produção laboratorial e formação de professores, entre outras dicotomias que afligem quem trabalha com comunicação social, seja no mercado, na pesquisa ou na sala de aula. Além disso, Machado critica nesse espaço de reflexão, as pesquisas que fazem uma mera análise de dados e incentiva os estudos aplicados. " porque a crítica pela crítica não resolve o problema da demanda social". Assumidamente um pesquisador polêmico e provocador, justifica: "se eu estudei e me preparei foi para enfrentar os problemas. Não tem sentido eu chegar num lugar e dizer mais do mesmo, as pessoas não precisam ouvir mais do mesmo".
Downloads
Referências
sem referências
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.