EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: o combate à pós-verdade e à desinformação no tráfico de mulheres e meninas

Autores

  • Sandra de Souza Machado Universidad de Cádiz
  • Begoña Sánchez Torrejón Universidad de Cádiz
  • Víctor Amar Rodríguez Universidad de Cádiz

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a6pt

Palavras-chave:

Mídia, Educação, Tráfico, Mulheres, Pós-Verdade

Resumo

Análises de dados e reflexões discursivas e metodológicas, nos campos da Comunicação Social e da Educação, sob a ótica dos estudos feministas e de gênero, pela alfabetização midiática para a cidadania sensibilizada no combate ao tráfico de mulheres e meninas. Questionar a violência de gênero na desinformação, falsas notícias (fake news), pós-verdades, e intenções maliciosas. Alfabetização midiática, co-educação e conscientização coletiva funcionam como estratégias de ação no combate ao tráfico de (jovens) mulheres, que atinge graus alarmantes no século 21, inclusive, durante a pandemia mundial do COVID-19.

PALAVRAS-CHAVE: Mídia; Educação; Tráfico; Mulheres; Pós-Verdade.

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Biografia do Autor

Sandra de Souza Machado, Universidad de Cádiz

Doutora em História - Estudos de Gênero e Feministas, pela Universidade de Brasília (UnB), Mestrado em Cinema (Master of Arts in Film and Video), pela The American University, Washington D.C., Estados Unidos. Graduação em Comunicação - Jornalismo (UnB). Jornalista e blogueira no Blog da Igualdade, Correio Braziliense. Professora Visitante do Decanato de Extensão (DEX), UnB. Estágio Pós Doutoral na Universidad de Cádiz, Espanha, em 2020. E-mail: sandramachado14@gmail.com ou sandramachado@unb.br

Begoña Sánchez Torrejón, Universidad de Cádiz

Professora Doutora do Departamento de Didáctica - Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Cádiz, Espanha. Licenciada em Pedagogia (Universidad de Granada); Mestrado em Gênero, Identidade e Cidadania (Universidad de Cádiz); Doutorado em Arte e Humanidades (Universidad de Cádiz).

Víctor Amar Rodríguez, Universidad de Cádiz

Doutor e Professor Titular do Departamento de Didática da Faculdade de Educação, Universidad de Cádiz. Diretor do grupo de pesquisa HUM 818 Educomunicação (EDUCOM), pertence ao plano andaluz de pesquisa da Junta de Andaluzia, Espanha. Diretor da revista hachetetepé (http) pertence ao elenco de revistas da Universidade de Cádiz (https://revistas.uca.es/index.php/hachetetepe). Email: victor.amar@uca.es

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

MACHADO, Sandra de Souza; SÁNCHEZ TORREJÓN, Begoña; AMAR RODRÍGUEZ, Víctor. EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: o combate à pós-verdade e à desinformação no tráfico de mulheres e meninas. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 6, p. a6pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a6pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9969. Acesso em: 5 nov. 2024.

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