TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO: impactos e desafios para uma nova configuração de subjetividade

Autores

  • Elaine Moraes Santos Universidade de São Paulo
  • Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP FCL-ar http://orcid.org/0000-0002-9870-5687

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p962

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, educação, impactos

Resumo

Este trabalho pretende problematizar à luz da Teoria Crítica da Sociedade os impactos e desafios que o atual regime de vida apoiado no uso das tecnologias digitais traz para o campo da educação, com o intuito de que esta investigação possibilite um novo olhar metodológico sobre a utilização destes recursos em prol de um ambiente escolar que reconecte o espaço alargado entre os tradicionais moldes de ensino e a nova subjetividade e identidade contemporânea do alunado.

 

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologias digitais; Educação; Impactos; subjetividade

 

 

ABSTRACT

This work is designed to problematize in the light of the Critical Theory of the Society of the impacts and challenges that the current regime of life supported without the use of the digital technologies brings to the field of education, with the intention that this investigation allows a new methodological look on one of these resources in favor of a school environment that covers the wide space between the translators of teaching and new subjectivity and contemporary identity of the student.

 

KEYWORDS: Digital technologies; Education; Impacts; subjectivity

 

 

RESUMEN
Este trabajo pretende problematizar a la luz de la Teoría Crítica de la Sociedad los impactos y desafíos que el actual régimen de vida apoyado en el uso de las tecnologías digitales trae al campo de la educación, con el propósito de que esta investigación posibilite una nueva mirada metodológica sobre la utilización de éstos recursos en pro de un ambiente escolar que reconecte el espacio ampliado entre los tradicionales moldes de enseñanza y la nueva subjetividad e identidad contemporánea del alumnado.

 

PALABRAS CLAVE: Tecnologías digitales; Educación; Impactos; subjetividad.

 

 

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Biografia do Autor

Elaine Moraes Santos, Universidade de São Paulo

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Educação Escolar pela Unesp de Araraquara e graduação em psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP FCL-ar

RESUMO

A expansão das tecnologias digitais tem mudado de maneira significativa as relações sociais, políticas, culturais e educacionais na sociedade. Com a progressiva utilização dos aparatos digitais em todas as esferas da experiência humana, uma radical transformação ocorreu na maneira como as pessoas se comportam e lidam com a informação. Seus recursos normalmente saltam à vista como um facilitador da formação e das práticas requeridas socialmente. Contudo, este trabalho pretende problematizar os impactos e desafios que estas ferramentas nos colocam. Trata-se de um estudo realizado a partir da Teoria Crítica da sociedade.

 

Palavras-chave: Tecnologias digitais, educação e impactos.

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

SANTOS, Elaine Moraes; LASTÓRIA, Luiz Antonio Calmon Nabuco. TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO: impactos e desafios para uma nova configuração de subjetividade. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 5, p. 962–982, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p962. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3585. Acesso em: 22 dez. 2024.