DESIGUALDADES SOCIAIS NO ENSINO REMOTO EM ÉPOCAS DE PANDEMIA

Autores

  • Erika da Silva Maciel
  • Luan Pereira Lima Pereira Lima Universidade Federal do Tocantins
  • Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a5pt

Palavras-chave:

Ensino remoto; Covid-19; Desigualdades sociais.

Resumo

O ano de 2020 foi marcado pelo aparecimento de um novo coronavírus, fazendo com que fossem necessárias mudanças em todos os âmbitos da vida dos cidadãos, em especial, na educação, a qual precisou sofrer reformulações. No Brasil, há desigualdades sociais que afetam o acesso às tecnologias digitais ou a própria educação. O objetivo do presente estudo é verificar na literatura o que tem sido produzido sobre o ensino remoto associado às desigualdades sociais e quais os impactos dessas desigualdades no aprendizado dos alunos em épocas de pandemia. Utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória. Verifica-se com os achados que a falta de acesso à internet, em geral, e aos meios digitais de modo mais específico, poderá causar impactos duradouros na vida de crianças e adolescentes brasileiros.

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Biografia do Autor

Erika da Silva Maciel

Doutora em Ciências pelo CENA- USP. Pós-doutora pelo Departamento de Agroindústria, alimentos e nutrição (USP-ESALQ), Pós-doutora em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica (FCM-USP) e Pós-doutora em Ciências da Saúde pela FMABC. Docente do curso de Educação Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordenadora do Programa de Pós graduação em Ensino em Ciências e Saúde, da UFT. E-mail: erikasmaciel@mail.uft.edu.br.

Luan Pereira Lima Pereira Lima, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Tocantins, mestrando em Ensino em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Tocantins-UFT.

Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC (2018), Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil (2012), Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordenador do Plano de Qualificação e Formação Docente do Curso de Graduação em Enfermagem (UFT). Diretor Estudos e Pesquisa em Enfermagem da ABEn/TO.

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Publicado

2021-04-01

Como Citar

MACIEL, Erika da Silva; PEREIRA LIMA, Luan Pereira Lima; QUARESMA, Fernando Rodrigues Peixoto. DESIGUALDADES SOCIAIS NO ENSINO REMOTO EM ÉPOCAS DE PANDEMIA. Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 2, p. a5pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a5pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11379. Acesso em: 22 dez. 2024.