LIFE, EARTH AND ORE: the life stories of the residents of Piquiá de Baixo in Açailândia-MA network

Autores

  • César Alessandro Sagrillo Figueiredo Universidade Federal do Tocantins
  • Carmem Barroso Ramos Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
  • Jose Siney Ferraz Rodrigues Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
  • Roseane Arcanjo Pinheiro Universidade Federal do Maranhão
  • Jean Pierr de Sousa Viana Figueiredo Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n5a9en

Palavras-chave:

Eastern Amazon; Rural Communities; Memories; Digital Activism.

Resumo

A comunidade de Piquiá de Baixo, localizada na Cidade de Açailândia/MA, se mantém em luta pelo seu espaço, a fim de manter seu legado e o direito à moradia. Este percurso veio de um longo processo que configurou intenso painel de enfrentamentos, iniciado com a luta pela fixação na terra, com a chegada dos latifundiários e se estendendo até o impacto ambiental causado pelas empresas mineradoras. Nesse cenário conflitivo, trazemos como objetivo examinar as formas de denúncia e resistências dos moradores, tendo como lócus privilegiado de análise as histórias de vida dos moradores. Tratar-se-á de uma pesquisa qualitativa, com dupla abordagem: a cartografia social, que valoriza as memórias coletivas e o discurso em uma rede social que repercute as histórias de vida. Constatamos que há um empoderamento e denúncia política através do ativismo digital, contrário ao discurso hegemônico. A comunidade de Piquiá de Baixo, localizada na Cidade de Açailândia/MA, se mantém em luta pelo seu espaço, a fim de manter seu legado e o direito à moradia. Este percurso veio de um longo processo que configurou intenso painel de enfrentamentos, iniciado com a luta pela fixação na terra, com a chegada dos latifundiários e se estendendo até o impacto ambiental causado pelas empresas mineradoras. Nesse cenário conflitivo, trazemos como objetivo examinar as formas de denúncia e resistências dos moradores, tendo como lócus privilegiado de análise as histórias de vida dos moradores. Tratar-se-á de uma pesquisa qualitativa, com dupla abordagem: a cartografia social, que valoriza as memórias coletivas e o discurso em uma rede social que repercute as histórias de vida. Constatamos que há um empoderamento e denúncia política através do ativismo digital, contrário ao discurso hegemônico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Alessandro Sagrillo Figueiredo, Universidade Federal do Tocantins

PhD inn Political Sciences and postdoctor research at Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor at Universidade Federal do Tocantins (UFT).

 

 

Carmem Barroso Ramos, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

PhD in History. Professor at Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul).

 

 

Jose Siney Ferraz Rodrigues, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

PhD in History. Professor at Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul).

 

Roseane Arcanjo Pinheiro, Universidade Federal do Maranhão

Phd in Communication. Professor at Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

 

 

Jean Pierr de Sousa Viana Figueiredo, Universidade Federal do Maranhão

University student of Human Sciences at Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

 

Referências

ALMEIDA, Alfredo W. B. de. Quebradeiras de Coco - identidade e mobilização: legislação específica e fontes documentais e arquivísticas. São Luís, 1995.

BOURDIEU, Pierre. Pierre Bourdieu avec Löic Wacquant; réponses. Paris: Seuil, 1992.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

BOSI, Ecléa. O tempo vivido da memória. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

CAPUTO, Stela Guedes. Sobre entrevistas: Teoria, prática e experiências. Rio de Janeiro: Vozes, 2006.

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2010.

COGO, Denise. Mídias, identidades culturais e cidadania: sobre cenários e políticas de visibilidade midiática dos movimentos sociais. In: PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Vozes Cidadãs: aspectos teóricos e análises de experiências de comunicação popular e sindical na América Latina. São Paulo: Angellara Editora, 2004.

DELGADO, Lucília de Almeida Neves. História oral, memória, identidades. In: História oral, memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FRANKLIN, Adalberto. História econômica de Imperatriz. Imperatriz: Ética, 2008.

FRANCISCATO, Carlos Eduardo. A fabricação do presente: como o jornalismo reformulou a experiência do tempo nas sociedades ocidentais. São Cristovão: Editora UFS, Fundação Oviedo Teixeira, 2005.

GERALDES, Ellen Cristina et al. Um grito no ar: comunicação e criminalização dos movimentos sociais. Brasília: FAC-UnB, 2017.

HALBWACHS, Maurice. Memória coletiva. São Paulo: Editora Biblioteca Vértice, 1990.

LE GOFF, J. História e Memória. Tradução: Bernardo Leitão (et al.), Campinas, SP: editora da UNICAMP, 1990.

MARTINS, José de Souza. A aparição do demônio na fábrica: origens sociais do eu dividido no subúrbio operário. São Paulo: editora 34, 2008.

MEDINA, Cremilda. Entrevista: o diálogo possível. São Paulo: Ática, 2005.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo: PUC-SP. N° 10, p. 12. 1993.

PEREIRA, Aline A. et. al. O grito e a beleza em Piquiá de cima e a baixo. In: BRUSTOLIN, C. (Org.) Liberdade caça jeito: a história de todos na história de cada um. São Luís EDUFMA, 2019.

FEREIRA JUNIOR, Luiz Costa. A apuração da notícia: modos de investigação na imprensa. Rio de Janeiro: Vozes, 2006.

POLLAK, M. Memória e identidade social. Estudos Históricos. Rio de Janeiro. Vol. 5, nº 10, 1992. Available at: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh. Access on 2020, May, 7th.

REIS, Walison Silva. Efeitos socioespaciais de grandes projetos no sudoeste maranhense. In: SOUSA, Jailson de Macedo (Org). O regional e o urbano no sul do Maranhão: delimitações conceituais e realidades empíricas. Imperatriz: Ética, 2013.

RECUERO, Raquel. Curtir, compartilhar, comentar: trabalho de face, conversação e redes sociais no Facebook. Revista Verso e Reverso, maio-junho, 2014.

SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. 5 ed. São Paulo: EDUSP, 2008.

SANTOS, Milton & SILVEIRA, Maria Laura. Território e sociedade no início do século XXI. São Paulo: Record, 2001.

SILVA, José Graziano da. O novo rural brasileiro. Revista Nova economia. Belo Horizonte, 1997, pp. 1-28.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Favelas urbanas favelas rurais. Revista IEB. Available at: http://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/69604/72224. Access on 2020, May, 7th.

TEIXEIRA, Natalia Mendes. Imperatriz: a terra da pistolagem, assassinatos, memórias, fatos, representações e lógicas sociais. Imperatriz/MA. Ed.: ética, 2016.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

Publicado

2020-08-31

Como Citar

FIGUEIREDO, César Alessandro Sagrillo; RAMOS, Carmem Barroso; RODRIGUES, Jose Siney Ferraz; PINHEIRO, Roseane Arcanjo; FIGUEIREDO, Jean Pierr de Sousa Viana. LIFE, EARTH AND ORE: the life stories of the residents of Piquiá de Baixo in Açailândia-MA network. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 5, p. a9en, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n5a9en. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10997. Acesso em: 28 abr. 2024.