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Nota de prorrogação de prazo – Dossiê Temático

2025-07-02

A Revista Capim Dourado: Diálogos em Extensão informa que foi prorrogado o prazo para submissão de trabalhos ao dossiê temático “Brasil e Tocantins em Palavras e Infâncias: Tecendo Saberes sobre o CNCA e Alfabetiza Mais Tocantins”.

Novo prazo limite para envio de contribuições: 12 de julho de 2025.

O dossiê acolherá Relatos de Experiência, Artigos e Ensaios Fotográficos que abordem reflexões e vivências relacionadas à implementação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), do Programa Alfabetiza Mais Tocantins e do Programa LEEI – Leitura e Escrita na Educação Infantil.

Convidamos pesquisadores, professores, formadores e gestores educacionais a compartilharem suas práticas e reflexões, contribuindo para o fortalecimento da alfabetização e do direito de aprender em contextos amazônicos e do Cerrado.

Saiba mais sobre Nota de prorrogação de prazo – Dossiê Temático

Edição Atual

v. 8 n. 1 (2025): REFLEXÕES E PERCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS PROGRAMAS PIBID E PRP
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Os Programas de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (PRP), respectivamente, desde os anos de 2008 e 2016, são ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, promovendo o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura e imersão do licenciando na escola de educação básica. Os Programas demonstram ser uma fonte efetiva de incentivo à carreira docente, ao oportunizarem que estudantes de todos os ciclos da formação participem de forma integrada nas experiências de ensino, pesquisa e extensão dentro da escola parceira. Os Programas são um diferencial na percepção da profissão, como também do papel de um professor junto à comunidade. Ademais, proporcionam uma frutífera interação entre a Universidade, as escolas da rede pública e a comunidade de entorno. Tais possibilidades favorecem não somente a formação docente, mas permitem que a educação de base no estado do Tocantins seja impactada, tendo em vista que são desenvolvidos ações e produtos com finalidades didático educativas, bem como é promovida a humanização de todos os envolvidos com os Programas.

 

Publicado: 2025-05-23

Editorial

Dossiê Temático

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