Edições anteriores

  • Dossiê Comunicação de Saberes: diálogos interdisciplinares e ações educativas transformadoras e o papel da extensão
    v. 6 n. 3 (2023)

    O Dossiê “Comunicação de Saberes: diálogos interdisciplinares e ações educativas transformadoras e o papel da extensão” da Revista Capim Dourado tem como objetivo principal ser espaço de divulgação de artigos científicos e de relatos de experiências no campo da extensão universitária articulando as contribuições da extensão no processo de aproximação de saberes da universidade e das comunidades. Assim, paraestabelecer uma comunicação eficiente entre universidade e comunidade, o caminho mais viável é a extensão. A proposta em tela visa divulgar o protagonismo de ações educativas e diálogos interdisciplinares transformadores disseminados na sociedade, pois não é possível formar sujeitos que irão transformar o meio em que estão inseridos sem problematizar a estrutura que enseja sua capacitação técnica e visão de mundo.

  • Dossiê: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Legal Brasileira
    v. 6 n. 2 (2023)

    É com alegria que apresentamos o Dossiê "Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Legal Brasileira" na Revista Capim Dourado. A Amazônia Legal, rica em biodiversidade única, enfrenta desafios cruciais à luz dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este dossiê busca minuciosamente explorar a complexidade da região, delineando estratégias para conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental, enfatizando a importância da governança como elemento fundamental para a transição do discurso para a prática. Alcançar os ODS na Amazônia Legal é um desafio significativo, mas essencial para garantir um futuro onde a biodiversidade amazônica coexista harmoniosamente com o desenvolvimento econômico sustentável. Este dossiê não apenas informa, mas também convoca à ação, destacando a urgência de abordagens integradas para preservar a Amazônia como um patrimônio natural para as futuras gerações.

  • Dossiê: Gênero, Interseccionalidades e Tecnologias em Práticas Extensionistas
    v. 6 n. 1 (2023)

    Considerando a ampliação do uso e desenvolvimento das tecnologias nas práticas extensionistas e tendo gênero e interseccionalidades (GONZALEZ, 2011; BUENO, 2020; COLLINS, BILGE, 2021) como lente imprescindível, o objetivo deste dossiê é reconhecer e visibilizar ações de extensão universitária comprometidas com o combate a desigualdades de gênero. Ele também se propõe a divulgar artigos científicos, resultados de estudos e relatos de experiência acerca de iniciativas extensionistas que dialoguem com os Estudos Feministas, Interseccionais, Queer, Decoloniais/Descoloniais/Anticoloniais/Contracoloniais, Black Studies, Transfeminismos e Desability Studies, além de outras reflexões sobre vulnerabilidades que envolvam diversidade de gêneros e sexualidades no contexto de processos extensionistas e/ou que se comprometam ativamente a repensar concepções científicas masculinistas cisheterocentradas, na contracorrente do “processo colonizador da epistemologia moderno-positivista-masculinista-racista” (SILVA; MORAES, 2019).

  • Dossiê Temático: Curricularização da Extensão em Debate
    v. 5 n. 3 (2022)

    O dossiê “Curricularização da Extensão em Debate” da Revista Capim Dourado: diálogos em extensão, vinculada à Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Federal do Tocantins (UFT) tem por objetivo divulgar artigos científicos e relatos de experiência em extensão universitária em torno da curricularização da extensão universitária, suas possibilidades, desafios e lacunas.

  • Registro do pôr do sol no Tocantins. A foto retrata o céu laranja no fim de tarde, as luzes da cidade e a Ponte Fernando Henrique Cardoso, também conhecida como Ponte da Amizade, obra localizada na rodovia TO-080, fazendo a ligação entre as cidades de Palmas e Paraíso do Tocantins.

    Dossiê Residência Pedagógica e crise sanitária da Covid-19: experiências sobre a prática docente
    v. 5 n. 2 (2022)

    O dossiê temático “Residência Pedagógica e crise sanitária da Covid-19” dá continuidade às discussões em torno das experiências de ensino, assim como fez a edição anterior, que publicou artigos do Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP) com os resultados alcançados pelos projetos desenvolvidos na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Nesta edição, por sua vez, a discussão aborda a formação de professores durante a crise sanitária da Covid-19, apresentando os resultados dos trabalhos desenvolvidos nas escolas públicas do Estado do Tocantins, por meio do Programa Residência Pedagógica (PRP), subsidiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

  • Projetos de Inovação Pedagógica Janeiro - Abril 2022
    v. 5 n. 1 (2022)

    A Revista Capim Dourado: Diálogos em Extensão apresenta seu primeiro número de 2022. Os textos que compõem esta publicação dizem respeito ao Dossiê Projetos de Inovação Pedagógica e versam sobre as experiências inovadoras dos núcleos de inovação pedagógica da Universidade Federal do Tocantins (UFT), os quais desenvolveram as mais variadas práticas no campo da educação numa perspectiva pedagógica, digital e colaborativa. Assim, este número é histórico para a UFT, pois marca o final bem sucedido da primeira edição do Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP) criado para integrar Ensino, Pesquisa e Extensão a partir da promoção de práticas inovadoras no campo da Educação.

  • Extensão em saúde no contexto da Pandemia da Covid-19 Setembro- Dezembro (2021)
    v. 4 n. 3 (2021)

    A Revista Capim Dourado: Diálogos em Extensão apresenta seu terceiro
    e último número de 2021. Os textos que compõem esse número estão
    relacionados às práticas de extensão em saúde no contexto da pandemia da
    Covid-19. De maneira que temos 2 seções: relatos de experiência de extensão
    e artigos científicos.

  • Tecnologia, Educação E Extensão Maio - Agosto (2021)
    v. 4 n. 2 (2021)

    A Revista Capim Dourado: Diálogos em Extensão apresenta seu segundo número de 2021. Os textos que compõem as seções de relatos de experiência de extensão e artigos universitários estão entrelaçados pela temática da tecnologia e da educação como componentes prioritários das experiências de extensão universitária reunidas nesse número.

  • A Extensão Universitária no contexto da Pandemia Janeiro - Abril (2021)
    v. 4 n. 1 (2021)

    A Revista Capim Dourado: Diálogos em Extensão apresenta seu primeiro número de 2021. Estamos no segundo ano pandemia da Covid-19 e as atividades de formação, dentre elas, a de extensão universitária não pararam nesse período. Os textos que compõem esse número revelam a riqueza da extensão realizada pelas universidades públicas e seus sujeitos. As contribuições vão em sentidos diversos: abordam temas de educação e promoção da saúde; o trabalho de extensão com famílias da agricultura familiar; os desafios e dificuldades da educação em tempos de pandemia; o papel dos cursinhos pré-vestibulares populares na promoção da inserção de populações pobres à universidade pública; a importância do estágio supervisionado na relação teoria e prática na formação de professores; por fim, os desafios colocados à saúde da mulher de meia-idade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no contexto da pandemia.   

  • Relatos de experiências de Extensão em tempos de pandemia da Covid-19 II Setembro-Dezembro (2020)
    v. 3 n. 3 (2020)

    A Revista Capim Dourado: Diálogos em Extensão apresenta seu terceiro e último número de 2020. Trata-se do segundo dossiê temático que compõe relatos de experiências de extensão em tempos de pandemia da covid-19 decorrentes da chamada temática que tem por objetivo divulgar artigos científicos, resultados de estudos, pesquisas e relatos de experiência em extensão universitária sobre questões teóricas e práticas interventivas suscitadas pelo contexto de pandemia da covid-19, que são de extrema importância para a sociedade.

  • v. 3 n. 2 (2020): Relatos de experiências de Extensão em tempos de pandemia da Covid-19 I Maio-Agosto (2020)
    v. 3 n. 2 (2020)

    A Revista Capim Dourado: Diálogos em Extensão apresenta seu segundo número de 2020. Os textos que compõem esse número focam nas práticas durante a pandemia do COVID-19 e nos ajudam a começar a caminhada e o olhar sobre a extensão em suas diversas facetas. Nesse número e no próximo, o foco serão os relatos de experiência de diversas práticas. Esses estão em espaços e momentos diferentes, demonstrando a riqueza do que a Extensão vem desenvolvendo, mesmo sob as duras situações causadas pela Covid-19 no Brasil e no mundo.

  • v. 3 n. 1 (2020): Extensão Universitária - Temas Livres Janeiro-Abril (2020)
    v. 3 n. 1 (2020)

    A Revista Capim Dourado: Diálogos em Extensão apresenta seu primeiro número de 2020. Os textos que compõem esse número nos ajudam a começar a caminhada e o olhar sobre a extensão na Universidade Federal do Tocantins. Nesse número, o foco serão os relatos de experiência de diversas práticas. Esses estão em espaços e momentos diferentes, demonstrando a riqueza do que a Extensão vem desenvolvendo dentro da UFT.

  • v. 2 n. 3 (2019): Extensão Universitária - Temas Livres Setembro-Dezembro (2019)
    v. 2 n. 3 (2019)

    A Revista Capim Dourado: Diálogos em Extensão apresenta seu terceiro número de 2019. Os textos que compõem esse número nos ajudam a começar a caminhada e o olhar sobre a extensão na Universidade Federal do Tocantins. Nesse número, o foco serão os relatos de experiência. Esses estão em espaços e momentos diferentes, demonstrando a riqueza do que a Extensão vem desenvolvendo dentro da UFT.

  • v. 2 n. 2 (2019): Extensão Universitária - Temas Livres Maio-Agosto (2019)
    v. 2 n. 2 (2019)

    A Revista Capim Dourado: Diálogos em Extensão apresenta seu segundo número de 2019. Entendemos que fazer extensão na universidade pública é fruto de ação e vontade, além do reconhecimento do papel social. Os textos que compõem esse número nos ajudam a entender a extensão na Universidade Federal do Tocantins. Nesse número, temos duas seções: artigos e relatos de experiência.

  • v. 2 n. 1 (2019): Extensão Universitária - Temas Livres Janeiro-Abril (2019)
    v. 2 n. 1 (2019)

    A Revista Capim Dourado: Diálogos em Extensão apresenta seu primeiro número de 2019. Nesse número, temos três seções: artigos, relatos de experiência e ensaio fotográfico.

  • v. 1 n. 3 (2018): Extensão Universitária - Temas Livres Setembro-Dezembro (2018)
    v. 1 n. 3 (2018)

    A Revista Capim Dourado: Diálogos em Extensão apresenta seu terceiro número. Trata-se de uma experiência de muitas mãos. Os textos que compõem esse número nos ajudam a começar a caminhada e o olhar sobre a extensão na Universidade Federal do Tocantins. Nesse número, temos três seções: artigos, relatos de experiência e ensaio fotográfico.

  • v. 1 n. 2 (2018): Extensão Universitária - Temas Livres Maio-Agosto (2018)
    v. 1 n. 2 (2018)

    A Revista Capim Dourado: Diálogos em Extensão apresenta seu segundo número. Trata-se de uma experiência em construção. Como um processo, entendemos que muitas mãos fazem essa experimentação. Trata-se de um caminhar complexo e amplo. Os textos que compõem esse número nos ajudam a começar a caminhada e o olhar sobre a extensão na Universidade Federal do Tocantins. Nesse número, temos duas seções: artigos e relatos de experiência.

  • v. 1 n. 1 (2018): Extensão, das linguagens aos fazeres de novos saberes Jan-Abr (2018)
    v. 1 n. 1 (2018)

    Dossiê: Extensão, das linguagens aos fazeres de novos saberes 


    Editores convidados:

    Prof. Dr. Rumeninng Abrantes dos Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.

    Profa. Dra. Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.



    As demandas sociais das universidades como espaço ainda privilegiado de formação, experimentação e validação de mecanismos reparatórios e compreensivos da realidade brasileira se complexificam na medida em que as fragilidades nacionais e globais se aprofundam. Neste sentido, é estratégico que reavaliem constantemente seu papel e compartilhem possibilidades de interação participativa e respeitosa, que protagonizem respostas autônomas, comunitariamente sólidas. As diretrizes nacionais da Extensão Universitária incorporam essa premente necessidade de comunicação, porque é na consolidação de caminhos, por trocas respeitosas de saberes e reconhecimento das formas distintas de produzí-los, que novos impactos serão produzidos, dinâmicos como se exigem aos desafios do tempo de fluidez e incertezas que vivemos. Focadas no potencial e chamado emancipatório dessas prerrogativas, a edição de abertura desta revista priorizará a transformação social construída coletivamente por métodos acessíveis e possíveis. Estimulará e divulgará as potencialidades de intervenção respeitosa que inspiramos e co-inspiramos: parte da base ética que preceituamos como missão e compromisso legado. Neste sentido, abre-se para adaptar criativamente os formatos de ação às possibilidades que as tecnologias disponíveis, abertas e democráticas, dispõem.