USO DO FRAZIONE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRAÇÃO MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/FRAZIONEPalavras-chave:
Equivalência fracionária, aprendizagem, ensino, aplicativoResumo
O tratamento e a conversão de frações equivalentes constituem barreiras no estudo de frações. A fim de auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem de frações equivalentes, foi construído o aplicativo Frazione, o qual consiste em um produto de Mestrado em Educação Profissional, que se baseia na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval para oferecer diversas atividades, proporcionando a racionalização de problemas envolvendo equivalência fracionária. A fim de coletar experiências de uso do Frazione em ambiente escolar, foram realizados experimentos com turmas do quarto e quinto anos da Escola Municipal José Ribeiro Torres, em junho de 2024, no município de Paraíso do Tocantins. Os resultados mostraram que os estudantes tiveram mais dificuldade quando precisaram realizar tratamentos ou transformações específicos nas frações, seguindo, preferencialmente, a representação mais intuitiva para cada atividade, e que o Frazione teve boa aceitação por conta de seu aspecto lúdico e metodológico, revelando-se um potencial instrumento pedagógico ou de autoinstrução.
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