DA DIDÁTICA À AÇÃO CLIMÁTICA: A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO COMO CAMINHO NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/CURRILOEXT

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Didática, Mudanças Climáticas, Formação de Professores

Resumo

 Este artigo explora a integração da extensão universitária e a didática na formação inicial de professores com foco no enfrentamento das mudanças climáticas. A atividade de extensão-pesquisa descrita foi realizada na Unidade Curricular (UC) Didática, do curso de Ciências Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), envolvendo 103 estudantes. O objetivo foi promover uma abordagem interdisciplinar que incluísse os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 13, no currículo escolar. A experiência mostrou que os futuros professores estão aptos a desenvolver planos de aula que abordem questões climáticas, promovendo a conscientização e a ação sustentável.

Biografia do Autor

Everton Viesba-Garcia, Universidade Federal de São Paulo

Professor-Formador. Mestre em Ciências e Doutorando em Educação (PPGE-UNICID). Coordenador do ObES-UNIFESP e Líder da Rede Movimentos Docentes.

Lara Santana Correia Costa, Universidade Federal de São Paulo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Marilena Rosalen, Universidade Federal de São Paulo

Professora Adjunto no PECMA-UNIFESP. Doutora em Educação. Líder da Rede Movimentos Docentes.

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Publicado

2025-10-24

Como Citar

Viesba-Garcia, E., Santana Correia Costa, L., & Rosalen, M. (2025). DA DIDÁTICA À AÇÃO CLIMÁTICA: A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO COMO CAMINHO NA FORMAÇÃO DOCENTE. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(2), 286–317. https://doi.org/10.20873/CURRILOEXT