SUPERVISÃO DE CAMPO: REFLEXÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Célia Pereira da Mata Universidade Estadual do Tocantins - Unitins https://orcid.org/0009-0001-9699-346X
  • Célia Maria Grandini Albiero Universidade Federal do Tocantins – UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/SUPERCAMP

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Formação Profissional, Espaço Sócio-ocupacional, Supervisão de Campo

Resumo

Este relato de experiência reflexivo, desvenda as fragilidades e pontencialidades sobre a atuação profissional enquanto supervisora de campo no  estágio na Secretaria da Cidadania e Justiça do Estado do Tocantins, bem como estimular uma reflexão crítica acerca das condições que se estabelecem nas relações do processo de formação profissional pela via da supervisão e descreve sobre as relações desse processo em Serviço Social, visando superar a fragmentação das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. Desse modo e com vistas a tornar o (a) Assistente Social um (a) profissional propositivo (a) e não só executivo (a), propõe-se que haja mais investimentos para os (as) supervisores (as) quanto a sua qualificação do processo de supervisão, que haja mais capacitação e vivência compartilhada entre os (as) supervisores (as) acadêmicos (as) e de campo.

Biografia do Autor

Célia Pereira da Mata , Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Graduada em Serviço Social pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS, 2011; Graduada em Letras pelo Centro Universitário Luterano de Palmas, 2001; pós-graduada-Graduada em Educação a Distância: Tutoria, Metodologia e Aprendizagem, 2010; Aluna do curso de Aperfeiçoamento - Supervisão em Serviço Social: Reflexões Atuais – IES e CRESS-TO.

Célia Maria Grandini Albiero, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Assistente Social, Graduada em Serviço Social pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru (ITE/SP), 1985; Mestra e Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), 2000 e 2006. Pós-Doutora pela Universidade Federal de Goiás (UFG/GO), 2023-2024. Docente da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFT, desde 2008.

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Publicado

2025-10-24

Como Citar

Pereira da Mata , C., & Grandini Albiero, C. M. (2025). SUPERVISÃO DE CAMPO: REFLEXÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(2), 91–101. https://doi.org/10.20873/SUPERCAMP

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