SUPERVISÃO DE CAMPO: REFLEXÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/SUPERCAMPPalavras-chave:
Estágio Supervisionado, Formação Profissional, Espaço Sócio-ocupacional, Supervisão de CampoResumo
Este relato de experiência reflexivo, desvenda as fragilidades e pontencialidades sobre a atuação profissional enquanto supervisora de campo no estágio na Secretaria da Cidadania e Justiça do Estado do Tocantins, bem como estimular uma reflexão crítica acerca das condições que se estabelecem nas relações do processo de formação profissional pela via da supervisão e descreve sobre as relações desse processo em Serviço Social, visando superar a fragmentação das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. Desse modo e com vistas a tornar o (a) Assistente Social um (a) profissional propositivo (a) e não só executivo (a), propõe-se que haja mais investimentos para os (as) supervisores (as) quanto a sua qualificação do processo de supervisão, que haja mais capacitação e vivência compartilhada entre os (as) supervisores (as) acadêmicos (as) e de campo.
Referências
ABEPSS; CFESS (Orgs). Direitos Sociais e Competências Profissionais, Brasília, 2009. p. 531-552.
ALVES, Eunice Maria. Verbete: Supervisão de campo. In: MESQUITA, P. de M.; GUERRA, Y.; GONÇAVES, A. de M. (Org.). Dicionário Crítico: Estágio Supervisionado em Serviço Social. Fortaleza: Socialis, 2019.
AMORIM, D. Supervisão de estágio em Serviço Social: Reflexões à luz do supervisor de campo. In: Formação e Exercício Profissional em Serviço Social: desafios presentes na realidade tocantinense. ALBIERO, C. M. G.; LIMA, G. de A. T.; A., G. F. da S.; AIZZA, L. E. (organizadoras). 1ª ed. Curitiba, PR: CRV, 2017.
BRASIL. CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS), RESOLUÇÃO Nº 533, de 29 de setembro de 2008 que regulamenta a supervisão direta de estágio no Serviço Social. Brasília, 2008.
Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro - CRESS/7ª Região – RJ. http://www.cressrj.org.br/site/servico-social/, acesso em 10 de março de 2020.
FERREIRA, P. R.; ARAÚJO, R. M. As atribuições profissionais no espaço sócio ocupacional do Serviço Social. In: Mercado de trabalho do serviço social: fiscalização e exercício profissional/ Rosa Prédes (Org.). – Maceió: EDUFAL, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIAQUETO, A. O Lugar do estágio supervisionado em serviço social na formação profissional: Aportes legais, desafios atuais. 2013. Disponível em: <https://ojs.franca.unesp.br/index.php/SSR/article/view/2458> Acesso em: 19 jan. 2020.
GUERRA, Y. Ensino da prática profissional no Serviço Social: subsídios para uma reflexão. In: Temporalis. Revista da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. V.1. n.2. Brasília, ABEPSS, Valci, 2000. p.153-161.
GUERRA, Y. A. D.; BRAGA, M. E. Supervisão em Serviço Social. In: CFESS. ABEPSS. (Org.). Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília, DF: 2009.
IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 10 Ed. São Paulo: Cortez, 2007.
LEWGOY, A. M. B.; ABREU, M. H. E. O Estágio Supervisionado em Serviço Social: Desafios e Estratégias para a Articulação entre Formação e Exercício Profissional, Brasília (DF), ano 13, n. 25, p. 63-90, jan./jun. 2013.
LEWGOY, Alzira Maria Baptista. Supervisão de estágio em serviço social: desafios para a formação e exercício profissional. São Paulo: Cortez, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Capim Dourado: Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.