Capim Dourado: Diálogos em Extensão https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado <p><strong>[PT]</strong> A Revista<strong> Capim Dourado: Diálogos em Extensão (ISSN nº 2595-7341)</strong> é uma publicação de periodicidade quadrimestral, considerando chamadas extraordinárias, associada às políticas de promoção das diretrizes da extensão universitária brasileira, em especial às suas vivências e aplicabilidade no contexto amazônico.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>[EN]</strong> The <strong>Capim Dourado: Dialogues in Extension (ISSN nº 2595-7341)</strong>&nbsp;is a quarterly periodical publication, considering extraordinary calls, associated to the policies to promote the guidelines of the Brazilian university extension, especially to its experiences and applicability in the Amazonian context.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>[ES]&nbsp;</strong>La <strong>Revista Capim Dorado: Diálogos en Extensión (ISSN nº 2595-7341)</strong> es una publicación de periodicidad cuatrimestral, considerando llamadas extraordinarias, asociada a las políticas de promoción de las directrices de la extensión universitaria brasileña, en especial a sus vivencias y aplicabilidad en el contexto amazónico.</p> pt-BR jsoaresdaschagas@mail.uft.edu.br (José Soares das Chagas) msfsantos@uft.edu.br (Maria Santana Ferreira dos Santos) Seg, 25 Abr 2022 00:00:00 -0300 OJS 3.1.2.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 REVISTA CAPIM DOURADO Diálogos de Extensão https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14298 Micauane Oliveira Sousa Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14298 Seg, 25 Abr 2022 13:34:56 -0300 DOSSIÊ: Projetos de Inovação Pedagógica https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14306 <p><span style="font-weight: 400;">A Revista Capim Dourado: Diálogos em Extensão apresenta seu primeiro número de 2022. Os textos que compõem esta publicação dizem respeito ao Dossiê Projetos de Inovação Pedagógica e versam sobre as experiências inovadoras dos núcleos de inovação pedagógica da Universidade Federal do Tocantins (UFT), os quais desenvolveram as mais variadas práticas no campo da educação numa perspectiva pedagógica, digital e colaborativa. Assim, este número é histórico para a UFT, pois marca o final bem sucedido da primeira edição do Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP) criado para integrar Ensino, Pesquisa e Extensão a partir da promoção de práticas inovadoras no campo da Educação.</span></p> Micauane Oliveira Sousa Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14306 Seg, 25 Abr 2022 13:41:08 -0300 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: FORTALECIMENTO DA GESTÃO INTEGRADA https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14224 <p>O presente trabalho objetiva-se apresentar os fundamentos teóricos, os caminhos trilhados e parte dos resultados alcançados na primeira edição do Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP) da Universidade Federal do Tocantins. O PIIP é parte da política de fortalecimento da graduação da UFT. O Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP) tem como objetivo geral selecionar, apoiar, monitorar e avaliar Projetos de Inovação Pedagógica (PIP) que tenham propostas inovadoras e que tragam transformações no processo de ensino-aprendizagem para os cursos de graduação da Universidade Federal do Tocantins a partir de métodos, ferramentas e tecnologias educacionais pedagógicas inovadoras. Os projetos do PIIP da primeira edição apresentaram como produtos e serviços relacionados ao ensino com atividades de monitoria e produção de objetos virtuais de natureza diversa como blogs, canais de conteúdo para o YouTube, materiais didáticos, métodos e ferramentas pedagógicas. Na interface com a extensão, os projetos realizaram eventos, cursos, tecnologias sociais aplicadas à comunidade e rodas de conversa. Na dimensão da pesquisa os produtos dos projetos foram apresetados em eventos e registrados em relatos de experiência que em grande medida compõe este dossiê, além de artigos, relatórios técnicos, materiais paradidáticos, e atividades de propriedade intelectual.</p> Carolina Machado Rocha Busch Pereira, Eduardo José Cezari, Ary Henrique Morais de Oliveira, Werley Teixeira Reinaldo Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14224 Seg, 25 Abr 2022 17:04:59 -0300 PROJETO DE INOVAÇÃO E APOIO PEDAGÓGICO AO ENSINO DE JORNALISMO: UNIÃO ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14223 <p>Este artigo tem como objetivo principal descrever de forma analítica o&nbsp; Projeto de Inovação e Apoio Pedagógico ao Ensino de Jornalismo (Piapejor), desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP), da Universidade Federal do Tocantins. O projeto foi uma uma proposta formativa realizada ao longo de seis meses, que articulou o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e as práticas das metodologias ativas de ensino. Metodologicamente, este artigo se fundamenta em uma análise descritiva a partir de uma investigação documental.</p> Marluce Evangelista Carvalho Zacariotti, Valquíria Guimarães da Silva, Ingrid Pereira de Assis, Sarah Melisa Barros de Souza, Júlia Carvalho Maia dos Anjos, Paulo Victor Gualberto, Kaio Pinheiro Valadão, Thays Gabriela Santos Martins, Lizânia Nascimento Castro Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14223 Seg, 25 Abr 2022 13:50:54 -0300 A ÁRVORE DO CONHECIMENTO: DEMOCRATIZANDO O ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14246 <p>Com base nos debates sobre os usos das tecnologias e mídias digitais, assim como suas relações com processos educativos, em especial, no contexto de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, esse Projeto de Inovação Pedagógica ampliará o debate e a aplicação das TDIC ao longo do ano de 2021. Sendo assim, propomos desenvolver diversas atividades e ações que possam contribuir de forma significativa na minoração dos prejuízos formativos provocados pelo distanciamento social e, consecutivamente, na adoção de modalidades assíncronas e síncronas nos Cursos de Graduação e Pós-graduação. Nosso objetivo foi o desenvolvimento de suportes tecnológicos digitais para contribuir no processo ensino-aprendizagem da comunidade acadêmica do Curso de História de Porto Nacional.</p> George leonardo seabra coelho coelho, Andréa Siqueira de Melo, Anny Karoline Ribeiro da Silva Santos, Geovanna Rodrigues dos Santos, Lucas Nogueira Cancian, Marcella Porto Sousa, Mikaelly Ester Ribeiro Souza, Nilsion Giuvannucci Rosa Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14246 Seg, 25 Abr 2022 13:51:47 -0300 PROJETO ACOLHER https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14253 <p>O projeto acolher é uma rede de acompanhamento para os acadêmicos dos três primeiros períodos, indígenas e quilombolas do curso de Engenharia Civil, onde busca-se para os ingressantes a promoção e o nivelamento a partir da oferta inicial de um curso de matemática básica a fim de preencher as lacunas de aprendizagem através de aulas presenciais e atividades extra classe para que o discente possa revisar os principais conteúdos expostos no ensino médio com uma visão mais rigorosa e técnica preparando-o para um melhor aproveitamento do curso de engenharia, e o acompanhamento continuado além dos períodos iniciais para os indígenas e quilombolas.</p> Maria Dilma Lima, Marcelo Leineker Costa, Salmo Moreira Sidel, Gilmar Pires Novaes, Nathália Barros Costa , José Ricardo Guimarães Corrêa Junior, Leonardo Lira da Silva Lima, Alinne Pereira do Nascimento, Pablo Rangel Neiva Martins, Juliete Valadares Ribeiro, Samuel Frazão dos Santos Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14253 Seg, 25 Abr 2022 13:54:26 -0300 #PROJETO INOVAJOR: O JORNALISMO AFIRMANDO A ACESSIBILIDADE E A DIVERSIDADE ÉTNICA NA UFT https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14208 <p><span style="font-weight: 400;">O projeto Inovajor teve o objetivo promover o protagonismo dos acadêmicos e estimular o monitoramento de acesso aos conteúdos educativos, teóricos e habilidades técnicas para alunos com deficiência física, indígenas e quilombolas do curso de jornalismo da UFT. Promover canais de comunicação midiáticos que permitissem o protagonismo desses alunos, estimulando a troca de saberes e experiências de acessibilidade nas universidades, as inovações propostas por startups e empresas que promovem aplicativos e instrumentos para oferecer melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência. A metodologia participativa permitiu a inserção de novos atores que foram decisivos para acrescentar experiências, principalmente para os alunos com baixa visão ou cegos. O resultado das ações dá mostras de que se obteve um resultado satisfatório tanto para os monitores e tutora, uma vez que aprofundaram as técnicas de produção jornalística, bem como para os alunos público-alvo do projeto, que participaram exitosamente da experiência com o Inovajor.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;"><strong>PALAVRAS-CHAVE</strong>: Inovação; Acessibilidade; Inclusão; Jornalismo.</span></p> Jardeane Reis de Araújo, Ana Luisa Duarte de Miranda, Aristóteles de Almeida Aires Júnior, Carlos Fernando Franco, Jardeane de Araújo, Kaio Alexandre da Silva Carvalho, Kauê Barbosa N. de S. Guerra , Kleidiane Araújo da Silva , Mayla Dias Karajá Amorim, Maria de Fátima de Albuquerque Caracristi Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14208 Seg, 25 Abr 2022 00:00:00 -0300 EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS, FORMATIVAS E DIALÓGICAS DO PIP FILO https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14179 <p>O presente texto é um relato da experiência do Projeto de Inovação Pedagógica do curso de Filosofia (PIP FILO) da Universidade Federal do Tocantins. O projeto teve início em junho de 2021 e sua finalização em dezembro do mesmo ano. O intuito do projeto foi proporcionar a utilização de novas ferramentas digitais para as práticas pedagógicas de ensino. O conteúdo aqui descrito faz parte de um curso de formação digital promovido pelo PIP FILO e que contou com a colaboração do curso de Teatro e do Residência Pedagógica. O projeto se desenvolveu junto com um Tutor&nbsp; e com Monitores de Inovação Pedagógica (MIPs) por dois caminhos; (1) a utilização de ferramentas digitais como prática pedagógica por meio de cursos, oficinas, <em>lives</em> e palestras, (2) a realização de uma chuva de ideias que foi organizada no <em>mindmeister</em>, no qual restringindo-nos à pesquisa sobre <em>fakes news</em> atribuídas a Paulo Freire e que acrescentamos a essa pesquisa uma dose de humor dos cínicos gregos.</p> José Soares das Chagas, Gustavo Henrique Lima Ferreira, Paulo Sérgio Gomes Soares, Maria José de Pinho, Oderlani Vieira da Silva, Letícia Neves T. dos Santos, Ígor Santos Lopes, Adriano Luiz Maropo, Bruno Marcelo de Paula Pires, Weslley Pereira de Souza, João Vitor W. M. M. dos Santos, Ana Luísa W. M. M. dos Santos Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14179 Seg, 25 Abr 2022 00:00:00 -0300 ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA DIGITAL https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14177 <p><strong>Resumo</strong><strong>:</strong> A partir da constatação de que os elementos vida, conhecimento e cultura vem sofrendo marcantes alterações cabendo ao elemento “escola” buscar uma ressignificação de seus currículos, sob pena de não mais se comunicar eficientemente com a sociedade. O professor que se reconhece como o protagonista de sua prática e utiliza as tecnologias educacionais de modo crítico e criativo, coloca-se em sintonia com as linguagens e símbolos que fazem parte deste novo mundo do aluno, além de conferir a este maior autonomia e reponsabilidade sob seu processo de aprendizagem. O objetivo geral deste projeto foi de estruturar um conjunto de ações que despertassem e capacitassem professores e alunos a atuarem mediados por tecnologias educacionais de modo crítico e criativo, colocando-os em sintonia com as linguagens e símbolos que fazem parte deste novo mundo digital e interconectado.</p> Guilherme Benko de Siqueira, Aynaran Oliveira de Aguiar , Beatriz Pereira Bispo , Fellyphe Augustho G. C. Rodrigues , Gabriel dos Santos de Sousa, Gabriela Apolinário Leal , Maria Gabriela Barros Freire , Renata Brasil Soares Ferreira , Tamires Dourado Oliveira , Wanderson Bruno Fernandes Rodrigues Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14177 Seg, 25 Abr 2022 00:00:00 -0300 LABORATÓRIO VIRTUAL REESCRIT@: METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ACADÊMICA https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14213 <p>O Laboratório Virtual Reescrit@ surgiu com o propósito de colaborar para a superação das dificuldades e necessidades que os alunos do curso de Educação do Campo apresentam nas atividades de leitura e escrita, buscando proporcionar, aos discentes, propostas formativas acerca de alguns gêneros textuais, em especial, atividades focadas no letramento acadêmico com o uso de tecnologias digitais de aprendizagem como, por exemplo, ferramentas do <em>Google Classrrom</em>, <em>Google Docs</em>. A proposta do projeto nasceu também em decorrência do momento pandêmico da Covid-19, em que ficaram mais latentes as dificuldades dos acadêmicos nas práticas de leitura e escrita, manifestadas anteriormente nas atividades presenciais em sala de aula. Ao finalizar as ações é possível apreender os impactos positivos desse projeto no contexto do ensino superior, despertando ainda mais o interesse pela promoção de práticas de letramento acadêmico e emancipação dos participantes envolvidos. Nas ações realizadas, foi perceptível analisar a importância do acompanhamento dos discentes nas atividades propostas nos cursos de graduação e pós-graduação, principalmente no acolhimento e escuta sensível.</p> Sebastião Silva Soares, Dayane Aparecida dos Santos Marra, Débora Santana dos Santos, Katyany Rodrigues de Oliveira Almeida, Leiliane de Moura Araújo, Monyk Stephany de Oliveira Fernandes, Sérgio André Ricardo, Silvânia Curcino dos Santos Almeida, Welison Portugal de Souza Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14213 Seg, 25 Abr 2022 14:20:53 -0300 PRÁTICAS DE INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14185 <p>A aderência ao PIIP da UFT através de PIP próprio foi motivado por uma dificuldade do processo de ensino: uma pretensa contradição entre a teorização e a prática do economista. O PIP do Curso aparece como ferramenta de aproximação destas dimensões, importante à motivação dos alunos. Estrutura-se em três ambientes: um para oferta de grupos de estudos, mini-cursos, oficinas, seminários, palestras, etc., outro para ofertas de monitoria aos estudantes; e um terceiro, para convívio entre estudantes por meio de projetos recreativos e culturais. Os espaços para ações no âmbito destas atividades foram estruturados neste exercício, e importantes ações foram ofertadas. Mas o projeto, pela novidade que representa, precisa ainda de importantes aprimoramentos.</p> Aline de Oliveira Nasche, Fernando Jorge Fonseca Neves, Gisele Barbosa de Paiva, Leonardo Augusto Carneiro, Ana Luiza Cde Campos Ribeiro , Jessica Oliveira Marques, Juliana de Oliveira Pontes, Larissa Cristina Silva Lima, Nathalia Pereira da Silva, Vanessa Lopes Queroiz Lima, Vinícius Lopes Soares Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14185 Seg, 25 Abr 2022 14:23:09 -0300 O SIMULARI COMO INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO E EXTENSÃO ATRAVÉS DAS SIMULAÇÕES DE ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14184 <p>As transformações sociais e tecnológicas têm impactado na interação docente-discente e no processo de ensino-aprendizagem, que demandam novas formas de reter a atenção dos discentes e de fixar o conhecimento apreendido. Neste relato, apresentamos o Projeto de Inovação Pedagógica SimulaRI, que criou um modelo de simulação de reuniões de Organizações Internacionais, que resultou no estabelecimento dessa ferramenta de ensino ativo no Bacharelado de Relações Internacionais da Universidade Federal do Tocantins. O projeto, além de gerar diversos produtos, como manuais, guias e conteúdo digital, propiciou a integração entre docentes, suas agendas de pesquisas e disciplinas, dentro de uma atividade de extensão e potencialmente diminuiu a evasão.&nbsp;</p> Jan Marcel de Almeida Freitas Lacerda Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14184 Seg, 25 Abr 2022 14:27:54 -0300 PROJETO CECLLA IPEL: experiências de formação docente e ensino de línguas em contexto não presencial https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14189 <p>O CECLLA – IPEL nasceu da necessidade de implementação do ensino mediado pelas inovações tecnológicas. As atividades implementadas no CECLLA IPEL já eram desenvolvidas no Programa CECLLA e foram adaptadas para atender à demanda do ensino não presencial. Entre as mudanças está a formação docente, a formação para o uso de tecnologias, o ensino de língua inglesa e o ensino de produção de texto em língua portuguesa, desenvolvidas por intermédio do Google Meet (aulas síncronas) e do Edmodo (salas de aula, organização de materiais, etc). Este trabalho discute os resultados do projeto, os desafios encontrados e seus alcances, tanto no que diz respeito ao ensino de línguas, quanto na formação docente e tecnológica de qualidade.</p> Daniella Corcioli Azevedo Rocha, Adriana Carvalho Capuchinho, Silvana Fernandes de Andrade, Cassiane Oliveira de Souza Gomes, Micaella Fernandes, Wellengton Campos Araújo, Igor Fernando Cirqueira Reis, Francisca Mayra Lima Silva, Ana Carolina Bitella Adriano Dantas, Gabriela Moreira Silva, Carolina Pereira de Paula Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14189 Seg, 25 Abr 2022 14:31:13 -0300 INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO DE ENFERMAGEM: ESTUDO, REFLEXÃO E COLABORAÇÃO PARA UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUALIDADE https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14175 <p>Objetivou-se relatar a experiência de estudantes e professores em um projeto de inovação pedagógica desenvolvido no curso de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins. As vivências e ações foram voltadas à promoção do protagonismo do estudante na sua formação, bem como à integração do ensino, pesquisa e extensão no ambiente universitário. Com base na experiência sugere-se uma avaliação conjunta com os demais projetos contemplados em outras áreas do conhecimento, no intuito de aprimorar o programa de inovação pedagógica institucional.</p> Juliana Bastoni da Silva, Domingos de Oliveira, Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma, Mirian Cristina dos Santos Almeida, Tatiana Vieira Ferreira, Alice de Castro Carvalho de Oliveira, Ana Caroline Costa da Silva, Ana Thereza Farias da Silva , Bruna Yasmin Santos Martins, Débora Leão Alves, João Lourenço Dias Filho, Thamara Moreira Lima Pedrosa, Vinnicius Dias Alves de Medeiros, Vitória Fernandes Machado Nascimento Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14175 Seg, 25 Abr 2022 14:33:17 -0300 APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO CURSO DE LETRAS-LIBRAS DA UFT https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14232 <p>A Diretoria de Programas Especiais em Educação da Pró-Reitoria de Graduação da UFT, em 2021, lançou o Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP), com o objetivo de contribuir para transformações no processo de ensino-aprendizagem da Universidade. Foi então aberto um edital para submissão de propostas de projetos para todos os cursos de graduação da UFT.&nbsp; Este trabalho pretende discutir as implicações da aprendizagem de língua de professores em formação do curso de Letras-Libras, a partir dos trabalhos desenvolvidos, de maneira remota, pelo Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) denominado +Libras. Implicações essas que envolvem crenças e construção da identidade docente (BARCELOS, 2007; LEFFA, 2012). O trabalho teve como foco a análise e discussão de duas ações do +Libras: o Clube da Libras e o Clube da Língua Portuguesa L2. Percebeu-se que essas atividades puderam contribuir diretamente para reflexões que envolveram identidades e crenças de professores de Libras em formação à medida em que a língua era ensinada.</p> Felipe de Almeida Coura, Carlos Roberto Ludwig, Amoriana Borges de Araújo, Thamara Cristina Santos, José Ribamar Cordeiro Coelho, Iully Carvalho de Sousa, Lucas Fagundes, Eliete Martins Barbosa, Gleiciene Oliveira da Silva, Kelly Cristina Lopes Botelho, José Vitor Resende Araujo Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14232 Seg, 25 Abr 2022 14:34:17 -0300 EXPERIÊNCIAS DURANTE A RECEPÇÃO DOS INGRESSANTES DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UFT https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14256 <p>Nos últimos anos devido à observada heterogeneidade no perfil do ingressante, analisadas sob os pontos de vista socioeconômico e capital intelectual, percebeu-se a necessidade de acolhimento deste estudante a fim de integrá-lo de forma mais receptiva à comunidade acadêmica além de suprir algumas lacunas resultantes de sua construção acadêmica. Assim, tornando esta etapa menos traumática, objetiva-se uma menor taxa de evasão e de retenção nas disciplinas iniciais do curso. Para isso, é realizada na primeira semana de aula uma recepção direcionada e um curso de nivelamento em matemática para que assim, sintam-se mais confiantes na realização das disciplinas iniciais e melhor integrados à comunidade acadêmica com observada melhora em seus estudos.</p> Gisele Souza Parmezzani Marinho, Felipe Calixta Oliveira, Cindy Pereira Cardoso, Juliana do Nascimento Carneiro, Rafael Fontenele Moraes Cutrim, Regina Victoria de Lucena Peronico, Suellen Christina Brandão Vieira, Suellen Christina Brandão Vieira, Thais do Nascimento Carneiro, Raquel Ribeiro das Virgens Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14256 Seg, 25 Abr 2022 14:36:57 -0300 PROJETO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA LABORATÓRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO (PIP LEPECSE): https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14174 <p>O Projeto de Inovação Pedagógica Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Ciências Sociais e Educação (PIP LEPECSE) apresenta-se como <em>locus</em>, metodologia e experiência acadêmica com abordagem socioantropológica, desenvolvido no curso de Pedagogia da UFT – Arraias, tendo como contexto de abrangência a região ecótona entre Amazônia Legal e Cerrado e comunidades urbanas e rurais, especialmente quilombolas, do entorno de Arraias-TO e nordeste goiano. As atividades aqui relatadas se deram no ano de 2021 por meio da elaboração e aplicação de projetos e instrumentos de pesquisa, em pequenos Grupos de Trabalho (GT) formados por estudantes das disciplinas de Sociologia da Educação; Antropologia e Educação; Diversidade Cultural e Educação em Direitos Humanos.</p> Aline Fagner de Carvalho Costa, Hugo Junio de Sousa, Aline Ribeiro Silva, Anádyla Lhoraine Ribeiro Franco, Ângela Silva Almeida, Daniel Ribeiro Cardoso da Silva, Marlene Soares de Jesus, Emanuele Siqueira Reges Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14174 Seg, 25 Abr 2022 14:55:40 -0300 APRENDIZAGEM COLETIVA: O LABORATÓRIO DE MUDANÇA COMO UMA FERRAMENTA DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14178 <p>Este artigo trata da experiência realizada no projeto de Inovação pedagógica – Aprendizagem Coletiva: o laboratório de mudança como uma ferramenta de Inovação Pedagógica. O objetivo foi compreender as mudanças que ocorrem na atividade educativa que podem impulsionar aprendizagens dos estudantes em diferentes ambientes de ensino-aprendizagem. É fundamentado na Teoria da Atividade Histórico-Cultural, operando principalmente com o conceito de Aprendizagem Expansiva. A pesquisa é qualitativa, com descrição detalhada dos procedimentos adotados. Os participantes foram estudantes atendidos ao longo do projeto bem como, as pesquisadoras envolvidas. Os resultados revelaram a importância do projeto para a comunidade acadêmica, no que tange a formação de leitores, inclusão dos recursos digitais, participação social e comprometimento com as atividades de ensino. Evidenciaram também a necessidade de políticas públicas para garantir o acesso a internet de qualidade para os estudantes que residem nesta região, tal qual, o acesso à educação tendo em vista que nesse momento ocorre em formato mediado por tecnologias e ampliação implementação de projetos visando potencializar a leitura e o acesso a pesquisa e extensão.&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; Este artigo trata da experiência realizada no projeto de Inovação pedagógica – Aprendizagem Coletiva: o laboratório de mudança como uma ferramenta de Inovação Pedagógica. O objetivo foi compreender as mudanças que ocorrem na atividade educativa que podem impulsionar aprendizagens dos estudantes em diferentes ambientes de ensino-aprendizagem. É fundamentado na Teoria da Atividade Histórico-Cultural, operando principalmente com o conceito de Aprendizagem Expansiva. A pesquisa é qualitativa, com descrição detalhada dos procedimentos adotados. Os participantes foram estudantes atendidos ao longo do projeto bem como, as pesquisadoras envolvidas. Os resultados revelaram a importância do projeto para a comunidade acadêmica, no que tange a formação de leitores, inclusão dos recursos digitais, participação social e comprometimento com as atividades de ensino. Evidenciaram também a necessidade de políticas públicas para garantir o acesso a internet de qualidade para os estudantes que residem nesta região, tal qual, o acesso à educação tendo em vista que nesse momento ocorre em formato mediado por tecnologias e ampliação implementação de projetos visando potencializar a leitura e o acesso a pesquisa e extensão.&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;</p> Luciana Pereira Sousa, Camila de Almeida Marques, Vitória de Sousa , Claudia Regina Pereira Ramos de Castro Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14178 Seg, 25 Abr 2022 14:57:57 -0300 O ENSINO DE CONCEITOS DA MATEMÁTICA UTILIZANDO DADOS EXPERIMENTAIS COM A PANC PERESKIA ACULEATA MIIL DE CAMPO EXPERIMENTAL DO PIP. https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14031 <p>: Este artigo refere-se ao relato de experiência didático-pedagógica, vivenciada por docentes e discentes do curso de Agronomia da Universidade Federal do Tocantins- UFT, ação do Projeto vinculado ao Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP). A Matemática foi apontada como a disciplina com maior reprovação no curso, fator que estimulou os acadêmicos a formularem, sob a orientação de docentes da disciplina e de outras correlatas, uma proposta metodológica contemplando conteúdos básicos que podem ser considerados entraves (quando não aprendidos durante a educação básica) à aprendizagem de conteúdos mais complexos, tais como Limites, Derivadas e Integrais, que complementam a ementa da referida disciplina. Prosseguiu-se, então, com sua aplicação na modalidade de Oficina, ministrada pelos acadêmicos de períodos mais avançados. Para avaliação dessa ação, foi aplicado pré e pós-teste a dezoito acadêmicos matriculados na disciplina de Matemática. Os resultados apontam que houve avanços na interação entre estudantes de diferentes estágios acadêmicos, na familiaridade com aplicativos e ferramentas facilitadoras de aprendizagem e na verificação da importância dos temas apresentados em relação às disciplinas específicas do Curso de Agronomia.</p> Carmes Ana da Rosa Batistella , Susana Cristine Siebeneichler, Juliana Paggiaro Paggiaro, Artur Viana Dantas Dantas, Marcos Rodrigues da Costa Aguiar , Marcos Rodrigues da Costa Aguiar , Leticia Bezerra de Almeida, Marcela Cristina Barbosa Garcia, Bianca Ferreira Brito, Bruna Azevedo Barbosa, João Victor de Almeida Oliveira, Lucas Lima dos Santos, Joice Luise Mota Lira, Victor Lima Pereira Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14031 Seg, 25 Abr 2022 15:08:40 -0300 TECNOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14262 <p>Com o advento da pandemia ocasionada pelo vírus SARS-CoV-2 houve a necessidade de mudança do formato de ensino presencial para o remoto. Este Processo de Inovação Institucional Pedagógico (PIIP - Medicina) teve como objetivo minimizar os desafios dos docentes e discentes na adaptação a esse novo formato de ensino. Esse trabalho foi executado a partir de um processo seletivo de projeto e de equipe, consequentemente a implementação de um plano de execução baseado nas necessidades do público alvo. Através desse trabalho foi possível identificar as fragilidades sobre o tema dos docentes e discentes da instituição e promover ações que potencializasse o uso de ferramentas digitais no ensino remoto.</p> Michelle de Jesus Pantoja Filgueira, Carina da Silva Rocha, Fernanda Oliveira Brito dos Reis; Germana Gabriélle Assis Santos; Juliana Gonçalves da Silva, Cláudio Cordeiro Araújo Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14262 Seg, 25 Abr 2022 15:34:47 -0300 TECENDO INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS DE INVENTÁRIO TURÍSTICO E CULTURAL PARA AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DA REGIÃO TURÍSTICA DAS SERRAS GERAIS – TOCANTINS https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14249 <p>O Projeto de Inovação Pedagógica Tecendo Instrumentos Metodológicos de Inventário Turístico e Cultural para as Comunidades Quilombolas da Região Turística das Serras Gerais – Tocantins, possibilitou aos acadêmicos do Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental uma formação teórico-prática que permita, de acordo com as diretrizes do Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC): “Desenvolver pesquisas, inventários, monitoramentos e manejos de atividades turísticas de modo a garantir que o desenvolvimento dessa atividade aconteça de acordo com os princípios da sustentabilidade [...]”, destacando ainda ser uma das competências, atitudes e habilidades básicas de formação do graduando em turismo. Nesse sentido, o projeto se apresentou como uma inovação pedagógica que tece as metodologias de inventário turístico e cultural, enquanto formação teórico-prática do turismólogo, ao articular o ser-fazer profissional, mas também os saberes e fazeres da sua trajetória pessoal, tecida como uma narrativa que tem como foco a articulação do patrimônio cultural e natural das comunidades tradicionais ao desenvolvimento de um turismo inclusivo, participativo e responsável que contribua para o processo de ensino-aprendizagem do graduando em turismo enquanto participante ativo na construção do seu conhecimento e de metodologias participativas que possam contribuir diretamente com o levantamento de informações contextualizadas que possam alimentar as bases de dados dos inventários do Estado do Tocantins.</p> Valdirene Gomes dos Santos de Jesus, Ana Cláudia Macedo Sampaio, Filipe Vieira de Oliveira, Thamyris Carvalho de Andrade, Adelson Barbosa dos Santos, Agda Marques Borges, Gabriela Costa Pereira, Lhorrayne Barbosa Lima, Mayara Cristina Joaquim, Roze Graciela Ribeiro, Willian Soares Cunha Copyright (c) https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14249 Seg, 25 Abr 2022 00:00:00 -0300 PROJETO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA “ANJOS DA QUÍMICA”: INSIGHTS SOBRE EVASÃO, NIVELAMENTO E CURSOS PREPARATÓRIOS PARA O ENEM https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14157 <p>O trabalho desenvolvido pelo projeto de inovação pedagógica “Anjos da Química” objetivou avaliar os principais fatores que levam a evasão do curso de Química Ambiental e atenuar as dificuldades dos alunos durante a graduação, por meio de monitorias e cursos de nivelamento. Também foi ofertado curso pré-vestibular popular para escolas públicas e privadas. Os resultados mostram que aproximadamente 90 discentes foram atendidos pela monitoria e que quando a monitoria é corretamente trabalhada dentro da disciplina há um aumento no número de alunos aprovados. Dois diagnósticos do curso foram realizados, o primeiro entre os alunos regularmente matriculados no curso para saber as principais dificuldades encontradas e os resultados mostraram que as maiores dificuldades dos alunos são nas disciplinas de Física e Cálculo. O segundo diagnóstico do curso foi realizado com os alunos que evadiram o curso de Química Ambiental e é importante destacar que 78,6% dos alunos que desistiram do curso não conhece os programas de permanência estudantil da UFT. O curso pré-vestibular popular foi realizado em duas escolas de forma presencial, com a participação de 28 alunos e ao final 91% dos alunos que participaram afirmaram a necessidade de um curso preparatório para concorrer ao vestibular/ENEM.</p> Ludimilla Coelho dos Santos, Marleilde dos Santos Castro, Felipe Magalhães Marinho, Cristiele Mendes Silva, Bruno Henrique di Napoli Nunes, Jaqueline Tavares de Jesus Oliveira, Sérgio Gabriel Oliveira Duarte Ferrarin, Douglas Azevedo Castro, Grasiele Soares Cavallini, Douglas Henrique Pereira Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14157 Seg, 25 Abr 2022 15:59:30 -0300 PROFESSOR, ONDE VOU USAR ISSO NA MINHA VIDA? https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14190 <p>Este trabalho apresenta a composição e estrutura do relato do projeto Pip desenvolvido nos cursos de Licenciatura em Matemática e Mestrado Profissional em Matemática da UFT- Campus Arraias -TO. Independentemente da área de atuação, professores sempre se deparam com a pergunta título deste trabalho ou com questionamentos de mesmo teor, feitos por seus alunos e até mesmo colegas docentes. Este projeto vem no sentido de diminuir este questionamento e mostrar aos interragadores o motivo de “aquilo” estar sendo apresentado naquele contexto. Foram utilizadas várias técnicas e ferramentas tecnológicas na execução do projeto o que resultou em um evento no campus envolvendo docentes e discentes da UFT, egressos e professores colaboradores, com&nbsp; elaboração e apresentação de trabalhos.</p> Thiago Rodrigues Cavalcante Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14190 Seg, 25 Abr 2022 16:02:43 -0300 PODCAST “ESTUDANTE ACIMA DA MÉDIA” E O APOIO AOS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFT https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14207 <p>O estudo teve o objetivo de proporcionar a recuperação e o fortalecimento acadêmico dos estudantes do curso de Educação Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT) por meio de um <em>Podcast </em>semanal intitulado “Estudante Acima da Média”. A pesquisa realizada configura-se como exploratória, conduzida entre os meses de julho a dezembro de 2021. Inicialmente foi realizada uma pesquisa diagnóstica com a participação de 59 estudantes a fim de coletar informações para a determinação dos temas e ações que seriam desenvolvidos, a partir deste momento os episódios do <em>Podcast</em> foram sendo elaborados semanalmente por meio do aplicativo <em>Anchor</em> e posteriormente incluido em serviços de <em>streaming</em> de áudio de forma gratuita. Foram produzidos 20 episódios. De acordo com as métricas da plataforma, 366 pessoas reproduziram os episódios. O público do <em>Podcast</em> foi composto por 53% de homens, 34% de mulheres e 12% não especificado. A maior parte dos ouvintes (60%) se concentrou na faixa etária entre 23 e 34 anos de idade. Os quatro episódios mais assistidos foram desmistificando a cinesiologia e biomecânica (98 reproduções); Fisiologia (31 reproduções); Organização da vida de estudos (31 reproduções); e Desmistificando a Anatomia (23 reproduções). Os ouvintes e estudantes aprovaram a iniciativa e foram beneficiados com o trabalho desenvolvido.</p> Andressa Feliciano Nunes Ribeiro, Vitor Antonio Cerignoni Coelho, Bruno Ferreira Ribeiro, Gênesis Reis Sobrinho, Melyssa Souza Carvalho, Túlio de Almeida Lopes , Vitor Araújo Chagas, Vitor Antonio Cerignoni Coelho Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14207 Seg, 25 Abr 2022 16:06:08 -0300 RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO TUTORA NO CECLLA IPEL https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14228 <p>Relatar experiências é uma oportunidade que temos de expor os conhecimentos adquiridos e ao mesmo tempo, um meio de abrir discussões que contribuam para o aprimoramento do nosso trabalho. Com esse duplo objetivo, relatamos neste texto os resultados de nossa atuação em tutoria no CECLLA IPEL. Com foco nas “Inovações Pedagógicas no Ensino de Línguas”, auxiliamos as monitoras, no curso de leitura e produção textual de Língua Portuguesa, sendo ministrado de agosto a dezembro de 2021, cujas aulas acontecem em duas turmas, duas vezes por semana com duas horas de duração cada, de forma totalmente <em>online</em> via <em>google meet.</em></p> Cassiane Oliveira de Souza Gomes Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14228 Seg, 25 Abr 2022 16:08:05 -0300 ESTRATÉGIAS DIGITAIS PARA INOVAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NAS MONITORIAS ACADÊMICAS DO CICLO BÁSICO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UFT https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14364 <p>As disciplinas do conteúdo matemático do Ciclo Básico do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Tocantins (UFT) são fundamentais para o desenvolvimento do profissional a ser formado. Apesar da relevância, algumas dessas disciplinas estão entre aquelas que apresentam, estatisticamente, maior dificuldade de aprendizado.Neste sentido, este PIP teve como proposta a manutenção do auxílio de monitores à algumas disciplinas do conhecimento matemático e a criação de conteúdo para o perfil @matematicanaeletrica, no Instagram. O processo ensino-aprendizagem foi incrementado por meio de conteúdos que abordaram: recursos matemáticos aplicados à prática profissional; mapas mentais das disciplinas monitoradas; assuntos da matemática e elétrica, e lives com egressos do curso.</p> Stefani Carolline Leal de Freitas, Marilene Mantovani, Regiani Barbazelli, Paulo Vitoriano Pereira, Danilo Nascimento, Felipe Santos, Larissa Maria Silva, Paulo Ricardo Silva, Victor Alexandre Souza, Vinícius Barros Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14364 Seg, 09 Mai 2022 17:30:52 -0300