Capim Dourado: Diálogos em Extensão https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado <p><strong>[PT]</strong> A Revista<strong> Capim Dourado: Diálogos em Extensão (ISSN nº 2595-7341)</strong> é uma publicação de periodicidade quadrimestral, considerando chamadas extraordinárias, associada às políticas de promoção das diretrizes da extensão universitária brasileira, em especial às suas vivências e aplicabilidade no contexto amazônico.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>[EN]</strong> The <strong>Capim Dourado: Dialogues in Extension (ISSN nº 2595-7341)</strong>&nbsp;is a quarterly periodical publication, considering extraordinary calls, associated to the policies to promote the guidelines of the Brazilian university extension, especially to its experiences and applicability in the Amazonian context.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>[ES]&nbsp;</strong>La <strong>Revista Capim Dorado: Diálogos en Extensión (ISSN nº 2595-7341)</strong> es una publicación de periodicidad cuatrimestral, considerando llamadas extraordinarias, asociada a las políticas de promoción de las directrices de la extensión universitaria brasileña, en especial a sus vivencias y aplicabilidad en el contexto amazónico.</p> pt-BR gilsonporto@uft.edu.br (Francisco Gilson Rebouças Porto Junior) joanes@uft.edu.br (JOANES MAGALHAES LIMA) Dom, 01 Set 2019 00:00:00 -0300 OJS 3.1.2.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Expediente https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8377 <p>Expediente</p> Francisco Gilson Rebouças Porto Junior Copyright (c) 2019 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8377 Dom, 01 Set 2019 00:00:00 -0300 EXPERIÊNCIAS EM EXTENSÃO NA UFT https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8378 <p>A Revista Capim Dourado: Diálogos em Extensão apresenta seu terceiro número de 2019. Os textos que compõem esse número nos ajudam a começar a caminhada e o olhar sobre a extensão na Universidade Federal do Tocantins. Nesse número, o foco serão os relatos de experiência. Esses estão em espaços e momentos diferentes, demonstrando a riqueza do que a Extensão vem desenvolvendo dentro da UFT.</p> Francisco Gilson Rebouças Porto Junior Copyright (c) 2019 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8378 Dom, 01 Set 2019 00:00:00 -0300 FORMAÇÃO COMPARTILHADA DE PROFESSORES NA PRISÃO: atrelando formação inicial e continuada https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8379 <p>O presente trabalho apresenta e analisa a experiência de execução do projeto de extensão intitulado “<em>Apoio às aulas regulares na cadeia pública de Tocantinópolis</em>”. Tal projeto foi realizado mediante a parceria realizada entre a Universidade Federal do Tocantins e a Cadeia Pública de Tocantinópolis, tendo por objetivo oferecer aos professores que atuam nesta unidade prisional suporte na realização de suas aulas. Para o desenvolvimento do projeto a Universidade se colocou à disposição dos professores a fim de que estes apresentassem suas demandas. A partir das demandas apresentadas, o projeto estruturou e promoveu oficinas de apoio às aulas regulares com o objetivo de auxiliar os professores no processo de inserção no espaço prisional e na aproximação com as especificidades deste contexto. O projeto foi realizado semanalmente e contou com a participação de quatro graduandas, responsáveis pela execução das oficinas. A experiência foi considerada satisfatória, pois os alunos participaram, questionaram e se envolveram na realização das oficinas.&nbsp; Além disso, foi propiciada uma formação compartilhada entre professores e as graduandas do projeto, atrelando-se, assim, formação inicial e continuada.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE:</strong> Espaço de privação de liberdade. Educação de Jovens e Adultos. Educação Escolar.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>This paper presents and analyzes the experience of executing the extension project entitled “Support for regular classes in the public chain of Tocantinópolis”. This project was carried out through a partnership between the Federal University of Tocantins and the Public Prison of Tocantinópolis, with the objective of offering teachers who work in this prison unit support in the realization of their classes. For the development of the project, the University made itself available to teachers in order for them to present their demands. Based on the demands presented, the project structured and promoted workshops to support regular classes in order to assist teachers in the process of insertion in the prison space and in approaching the specificities of this context. The project was carried out weekly and had the participation of four undergraduate students, responsible for the execution of the workshops. The experience was considered satisfactory, as the students participated, questioned and were involved in conducting the workshops. In addition, training was provided between teachers and the project's undergraduate students, thus linking up with initial and continuing training.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> Space of deprivation of liberty. Youth and Adult Education. Schooling.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>Este artículo presenta y analiza la experiencia de ejecutar el proyecto de extensión titulado "Apoyo a clases regulares en la cadena pública de Tocantinópolis". Este proyecto se llevó a cabo a través de una asociación entre la Universidad Federal de Tocantins y la Prisión Pública de Tocantinópolis, con el objetivo de ofrecer a los maestros que trabajan en esta unidad penitenciaria apoyo en la realización de sus clases. Para el desarrollo del proyecto, la Universidad se puso a disposición de los docentes para que pudieran presentar sus demandas. En base a las demandas presentadas, el proyecto estructuró y promovió talleres para apoyar las clases regulares con el fin de ayudar a los maestros en el proceso de inserción en el espacio de la prisión y en abordar las especificidades de este contexto. El proyecto se realizó semanalmente y contó con la participación de cuatro estudiantes de pregrado, responsables de la ejecución de los talleres. La experiencia se consideró satisfactoria, ya que los estudiantes participaron, cuestionaron y participaron en la realización de los talleres. Además, la capacitación se compartió entre los maestros y los estudiantes de pregrado del proyecto, vinculando así con la capacitación inicial y continua.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALABRAS CLAVE:</strong> Espacio de privación de libertad. Educación de jóvenes y adultos. Educación escolar</p> Darlene Ribeiro da Silva, Luciana Conceição da Silva, Taila Silva Alves, Aline Campos Copyright (c) 2019 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8379 Dom, 01 Set 2019 00:00:00 -0300 EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SENSIBILIZAÇÃO PARA SERPENTES https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8380 <p>A educação ambiental tem o intuito de desmitificar a imagem negativa acerca dos animais peçonhentos, enfatizando a importância desses animais e também promovendo ações que podem minimizar os riscos dos acidentes e promover a interação socioambiental mais harmônica.&nbsp; Nesse contexto, o presente trabalho se deu através de oficinas promovidas para o público infantil, com o objetivo de sensibilizá-los quanto a relação ser humano-serpentes. O estudo foi realizado em três escolas do município de Porto Nacional, Tocantins, sendo o público alvo alunos do 5º ano do ensino fundamental. Durante as oficinas foram expostos materiais didáticos e exemplares fixados dos animais peçonhentos, após a explicação os alunos apresentaram um miniteatro com o fornecimento de cenário e fantoches de palito, mas com roteiro próprio. Como forma de avaliação foi elaborado um questionário pós-oficina e seu resultado analisado em conjunto com a contação de histórias do miniteatro. Os resultados mostraram-se satisfatórios, validando assim o método utilizado.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE:</strong> Contação de histórias. Educação socioambiental. Ofidismo.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>Environmental education aims to demystify the negative image about venomous animals, emphasizing the importance of these animals and also promoting actions that can minimize the risks of accidents and promote more harmonious socio-environmental interaction. In this context, the present work took place through workshops promoted for children, with the objective of sensitizing them about the human-snake relationship. The study was carried out in three schools in the municipality of Porto Nacional, Tocantins, with the target audience being students in the 5th year of elementary school. During the workshops, didactic materials and fixed specimens of the venomous animals were exposed, after the explanation the students presented a mini theater with the provision of scenery and stick puppets, but with their own script. As a form of evaluation, a post-workshop questionnaire was elaborated and its result was analyzed together with the storytelling of the mini theater. The results were satisfactory, thus validating the method used.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>KEYWORDS: </strong>Storytelling. Socio-environmental education. Ofidism.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>La educación ambiental tiene como objetivo desmitificar la imagen negativa de los animales venenosos, enfatizando la importancia de estos animales y también promoviendo acciones que puedan minimizar los riesgos de accidentes y promover una interacción socioambiental más armoniosa. En este contexto, el presente trabajo se llevó a cabo a través de talleres promovidos para niños, con el objetivo de sensibilizarlos sobre la relación humano-serpiente. El estudio se llevó a cabo en tres escuelas en el municipio de Porto Nacional, Tocantins, con el público objetivo como estudiantes en el quinto año de la escuela primaria. Durante los talleres, se expusieron materiales didácticos y especímenes fijos de los animales venenosos, después de la explicación, los estudiantes presentaron un mini teatro con la provisión de escenarios y títeres, pero con su propio guión. Como una forma de evaluación, se preparó un cuestionario posterior al taller y su resultado se analizó junto con la narración del mini teatro. Los resultados fueron satisfactorios, validando así el método utilizado.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>PALABRAS CLAVE: </strong>Cuentacuentos. Educación socioambiental. Ofidismo.</p> Taluany Silva Nascimento, Antônio Ítalo dos Santos Nunes, Yara Gomes Corrêa, Carla Simone Seibert Copyright (c) 2019 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8380 Dom, 01 Set 2019 00:00:00 -0300 EDIS FEMINISTAS - GUIA ORIENTADOR ONLINE SOBRE FEMINISMOS E ESTUDOS QUEER https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8381 <p>A construção de um guia online acerca das relações de gênero e de sexualidade, sustentadas teóricas e metodologicamente nas discussões feministas foram materializadas no subprojeto 'EDIS Feministas - Encontro de Diálogos Interdisciplinares sobre Feminismos e Estudos Queer' que está vinculado ao Programa de Extensão 'Assessoria em Gênero e Diversidade'. A ação de extensão associa-se as iniciativas do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Sexualidade, Corporalidades e Direitos da Universidade Federal do Tocantins. A elaboração de um guia online objetivou democratizar e proporcionar um subsidio teórico e crítico para pesquisadoras/es do tema e leitores com pouca aproximação com a temática, bem como de grupos de militância aos movimentos sociais e profissionais para garantia de direitos. A primeira etapa foi a listagem de termos centrais e fundamentais que compõem os estudos de gênero e sexualidade. O levantamento desses termos foi realizado em um viés teórico a partir da leitura sistemática de publicações já existentes e posteriormente a partir das inquietações percebidas em participantes de outras propostas de extensão já experienciadas. Objetivamos ainda, a sistematização de material audiovisual para oportunizar maior aproximação com as temáticas elucidadas.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE:</strong> Feminismo. Gênero. Sexualidade. Masculinidades. Racialidades.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>The construction of an online guide about gender and sexuality relations, supported theoretically and methodologically in feminist discussions, was materialized in the subproject 'EDIS Feminists - Meeting of Interdisciplinary Dialogues on Feminisms and Queer Studies' that is linked to the Extension Program' Advising on Gender and Diversity '. The extension action is associated with the initiatives of the Center for Studies, Research and Extension in Sexuality, Corporalities and Rights of the Federal University of Tocantins. The elaboration of an online guide aimed to democratize and provide a theoretical and critical support for researchers / readers of the theme and readers with little approximation to the theme, as well as militancy groups to social and professional movements to guarantee rights. The first stage was the listing of central and fundamental terms that make up gender and sexuality studies. The survey of these terms was carried out on a theoretical basis from the systematic reading of existing publications and later on from the concerns perceived in participants of other extension proposals already experienced. We also aim at the systematization of audiovisual material in order to provide a greater approximation with the elucidated themes.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> Feminism. Genre. Sexuality. Masculinities. Racialities.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>La construcción de una guía en línea sobre las relaciones de género y sexualidad, apoyada teórica y metodológicamente en discusiones feministas, se materializó en el subproyecto 'EDIS Feministas - Reunión de Diálogos Interdisciplinarios sobre Feminismos y Estudios Queer' que está vinculada al Programa de Extensión 'Asesoramiento sobre Género y Diversidad '. La acción de extensión está asociada con las iniciativas del Centro de Estudios, Investigación y Extensión en Sexualidad, Corporaciones y Derechos de la Universidad Federal de Tocantins. La elaboración de una guía en línea tenía como objetivo democratizar y proporcionar un apoyo teórico y crítico para investigadores / lectores del tema y lectores con poca aproximación al tema, así como grupos militantes a movimientos sociales y profesionales para garantizar los derechos. La primera etapa fue la lista de términos centrales y fundamentales que componen los estudios de género y sexualidad. La encuesta de estos términos se realizó sobre una base teórica a partir de la lectura sistemática de publicaciones existentes y más tarde de las preocupaciones percibidas en los participantes de otras propuestas de extensión ya experimentadas. También apuntamos a la sistematización del material audiovisual para proporcionar una mayor aproximación a los temas aclarados.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALABRAS CLAVE:</strong> feminismo. Género Sexualidad Masculinidades Racialidades</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> Artur B. Mota Sousa Bezerra, Bruna Andrade Irineu, Milena Lacerda, Cristina V. Moreira dos Santos Vianna Copyright (c) 2019 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8381 Dom, 01 Set 2019 00:00:00 -0300 DIAGNÓSTICO E INSTRUÇÃO DE PAIS E PROFESSORES SOBRE A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS EM PRÉ-ESCOLARES https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8382 <p>Quando se trata das oportunidades de tempo e espaço para crianças pequenas se movimentarem, observa-se que isto está associado aos ambientes e as pessoas envolvidas com as crianças. A desvalorização do movimento por parte dos pais e dos professores e falta de oferta de prática de atividades físicas para seus filhos/alunos tendo sido discutida entre os cientistas como um fator de risco para a manutenção de comportamentos sedentários na infância. Desta forma, o objetivo do projeto de extensão foi instruir profissionais, cuidadores e pais sobre a necessidade da prática de atividade física para crianças pequenas em especial as pré-escolares. Foram realizadas visitas as secretárias dos munícipios de Miracema do Tocantins, Lajeado-TO e Palmas oferecendo a devolutiva de uma pesquisa realizada nos municípios tocantinenses, palestras informando os adultos sobre a necessidade do movimento na infância, além disso, foram realizadas intervenções <em>in loco</em> em uma escola de Miracema do Tocantins e oficinas por meio de um evento que envolveu a Secretária de Educação do município de Lajeado. Os resultados apontam para um interesse dos pais e professores em saber como trabalhar o movimento com seus filhos/alunos, associado as atividades o contato com os secretários de educação foi positivo em relação ao projeto, seus resultados e desdobramentos. O projeto atingiu os objetivos previstos, ao apresentar dados concretos sobre a falta de movimento entre pré-escolares, instruir pais e professores durante as visitas e intervenções e oferecer formação continuada de modo a subsidiar pais e professores em relação ao desenvolvimento infantil e a necessidade de se movimentar.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE:</strong> Instrução. Atividade física. Educação Infantil.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>When it comes to opportunities for time and space for young children to move around, it is observed that this is associated with the environments and people involved with the children. The devaluation of movement by parents and teachers and the lack of physical activity for their children / students has been discussed among scientists as a risk factor for maintaining sedentary behavior in childhood. Thus, the purpose of the extension project was to instruct professionals, caregivers and parents about the need for physical activity for young children, especially preschoolers. Visits were made to the secretaries of the municipalities of Miracema do Tocantins, Lajeado-TO and Palmas offering feedback from a survey conducted in the municipalities of Tocantins, lectures informing adults about the need for movement in childhood, in addition, interventions were carried out on the spot in a Miracema do Tocantins school and workshops through an event that involved the Secretary of Education of the municipality of Lajeado. The results point to an interest of parents and teachers in knowing how to work the movement with their children / students, associated with the activities, the contact with the education secretaries was positive in relation to the project, its results and developments. The project achieved its intended objectives, by presenting concrete data on the lack of movement among preschoolers, instructing parents and teachers during visits and interventions and offering continued training in order to subsidize parents and teachers in relation to child development and the need for move around.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> Instruction. Physical activity. Child education.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>Cuando se trata de oportunidades de tiempo y espacio para que los niños pequeños se muevan, se observa que esto está asociado con los entornos y las personas involucradas con los niños. La devaluación del movimiento por parte de padres y maestros y la falta de actividad física para sus hijos / estudiantes ha sido discutida entre los científicos como un factor de riesgo para mantener el comportamiento sedentario en la infancia. Por lo tanto, el propósito del proyecto de extensión era instruir a los profesionales, cuidadores y padres sobre la necesidad de actividad física para los niños pequeños, especialmente los preescolares. Se hicieron visitas a las secretarias de los municipios de Miracema do Tocantins, Lajeado-TO y Palmas, ofreciendo comentarios de una encuesta realizada en los municipios de Tocantins, conferencias que informan a los adultos sobre la necesidad de movimiento en la infancia, además, se realizaron intervenciones en el lugar en un Miracema do Tocantins escuela y talleres a través de un evento que involucró a la Secretaría de Educación del municipio de Lajeado. Los resultados apuntan a un interés de padres y maestros en saber cómo trabajar el movimiento con sus hijos / estudiantes, asociado con las actividades, el contacto con las secretarias de educación fue positivo en relación con el proyecto, sus resultados y desarrollos. El proyecto logró sus objetivos previstos, presentando datos concretos sobre la falta de movimiento entre los preescolares, instruyendo a los padres y maestros durante las visitas e intervenciones y ofreciendo capacitación continua para subsidiar a los padres y maestros en relación con el desarrollo infantil y la necesidad de moverse</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALABRAS CLAVE:</strong> Instrucción. Actividad física. Educación Infantil.</p> <p>&nbsp;</p> Luan Pereira Lima, Vitor Antonio Cerignoni Coelho Copyright (c) 2019 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8382 Dom, 01 Set 2019 00:00:00 -0300 DECOLONIZANDO NOSSAS ÁREAS VERDES: uma proposta de transformação do espaço educativo pela inclusão etnoecológica de plantas das culturas indígenas e quilombolas https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8383 <p>Este trabalho tem o objetivo de demostrar as transformações atuais que foram e podem ser geradas dentro da universidade em relação ao pensamento colonizador e confrontar através de uma nova pedagogia decolonial fundamentada nos saberes Indígenas e Quilombolas, seus efeitos diante de um projeto de extensão e cultura na UFT/Campus de Gurupi o qual traz a oportunidade desses alunos reviver sua cultura no espaço acadêmico. O projeto intitulado “Decolonizando Nossas Áreas Verdes” teve início no segundo semestre de 2017 com a finalidade de criar um espaço mais acolhedor e com mais representatividade dentro do campus universitário. Propõe transformar o espaço educativo pela inclusão etnoecológica de plantas das culturas Indígenas e Quilombolas e dar mais visibilidade a esses povos oriundos de comunidades locais e regionais.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE:</strong> Etnoecologia. Ações Afirmativas. Extensão Universitário. Cultura indígena. Pedagogia decolonial.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>This work aims to demonstrate the current transformations that were and can be generated within the university in relation to colonizing thinking and to confront, through a new decolonial pedagogy based on Indigenous and Quilombola knowledge, its effects before an extension and culture project in UFT / Campus de Gurupi which brings the opportunity of these students to relive their culture in the academic space. The project entitled “Decolonizing Our Green Areas” started in the second half of 2017 with the purpose of creating a more welcoming and more representative space within the university campus. It proposes to transform the educational space by the ethno-ecological inclusion of plants from Indigenous and Quilombola cultures and to give more visibility to these peoples from local and regional communities.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> Ethnoecology. Affirmative Actions. University Extension. Indigenous culture. Decolonial pedagogy.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>Este trabajo tiene como objetivo demostrar las transformaciones actuales que se generaron y pueden generarse dentro de la universidad en relación con el pensamiento colonizador y confrontar, a través de una nueva pedagogía descolonial basada en el conocimiento indígena y quilombola, sus efectos antes de un proyecto de extensión y cultura en UFT / Campus de Gurupi que brinda la oportunidad de estos estudiantes de revivir su cultura en el espacio académico. El proyecto titulado "Descolonizar nuestras áreas verdes" comenzó en la segunda mitad de 2017 con el propósito de crear un espacio más acogedor y representativo dentro del campus universitario. Propone transformar el espacio educativo mediante la inclusión etnoecológica de plantas de culturas indígenas y quilombolas y dar mayor visibilidad a estos pueblos de las comunidades locales y regionales.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALABRAS CLAVE:</strong> Etnoecología. Acciones afirmativas. Extensión Universitaria. Cultura indígena Pedagogía descolonial.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> Marília Põkwýj Ribeiro de Sousa Khahô, Wathila Carvalho Xavier, Thelma Mendes Pontes, Gabriel Vargas Zanatta Copyright (c) 2019 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8383 Dom, 01 Set 2019 00:00:00 -0300 CONHECENDO A ENGENHARIA DE ALIMENTOS NA AGROTINS 2018 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8384 <p>O PET desenvolve projetos que integra os eixos ensino, pesquisa e extensão, proporcionando aos discentes uma maior compreensão a respeito de diversos temas, assim como engajamento em atividades extracurriculares, de cunho acadêmico e social. As atividades extracurriculares contribuem significativamente para o desenvolvimento pessoal e profissional&nbsp; dos estudantes de graduação, aumentando as chances de alcançar seus objetivos profissionais. O projeto “Conhecendo a Engenharia de Alimentos” surgiu da necessidade de divulgar o curso e aproximar a sociedade de problemas práticos e tecnologias de processamento de alimentos. O objetivo do projeto foi realizar uma exposição de produtos alimentícios, divulgar o curso, bem como proporcionar uma interação dinâmica entre os alunos e os visitantes da Feira Agropecuária do Tocantins. Ao final dos processos, foram obtidos 45 potes de bananas chips, 75 potes de geleias e 55 doces de banana, que foram expostos para degustação e comercialização no estande da Feira Agropecuária do Tocantins. Esse projeto foi de grande importância para o desenvolvimento do grupo, pois o planejamento e o processamento dos produtos estimularam o trabalho coletivo entre os alunos, que trabalharam em conjunto para realizar o processamento dos alimentos que foram expostos ao público. Os produtos expostos receberam boa aceitabilidade do público, que demonstrou interesse pelos métodos envolvidos na produção de cada alimento, possibilitando aos visitantes uma interação direta com as áreas abordadas no curso de Engenharia de alimentos.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE:</strong> Agrotins. Doce. Geleia. PET.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>PET develops projects that integrate teaching, research and extension, providing students with a greater understanding of various topics, as well as engaging in extracurricular activities, of an academic and social nature. Extracurricular activities contribute significantly to the personal and professional development of undergraduate students, increasing the chances of achieving their professional goals. The project “Knowing Food Engineering” arose from the need to publicize the course and bring society closer to practical problems and food processing technologies. The objective of the project was to hold an exhibition of food products, publicize the course, as well as provide a dynamic interaction between students and visitors at the Agricultural Fair of Tocantins. At the end of the processes, 45 pots of banana chips, 75 pots of jams and 55 banana sweets were obtained, which were displayed for tasting and sale at the stand of the Feira Agropecuária do Tocantins. This project was of great importance for the development of the group, since the planning and processing of the products stimulated the collective work among the students, who worked together to carry out the processing of the foods that were exposed to the public. The products exhibited received good acceptance from the public, who showed interest in the methods involved in the production of each food, allowing visitors to have a direct interaction with the areas covered in the Food Engineering course.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>KEYWORDS: </strong>Agrotins. Sweet. Jelly. PET.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>PET desarrolla proyectos que integran la enseñanza, la investigación y la extensión, proporcionando a los estudiantes una mayor comprensión de diversos temas, así como participar en actividades extracurriculares, de naturaleza académica y social. Las actividades extracurriculares contribuyen significativamente al desarrollo personal y profesional de los estudiantes de pregrado, aumentando las posibilidades de alcanzar sus objetivos profesionales. El proyecto "Conocer la ingeniería alimentaria" surgió de la necesidad de publicitar el curso y acercar a la sociedad a los problemas prácticos y las tecnologías de procesamiento de alimentos. El objetivo del proyecto era realizar una exposición de productos alimenticios, publicitar el curso y proporcionar una interacción dinámica entre estudiantes y visitantes en la Feira Agropecuária do Tocantins. Al final de los procesos, se obtuvieron 45 macetas de chips de plátano, 75 macetas de mermeladas y 55 dulces de plátano, que se exhibieron para su degustación y venta en el stand de Feira Agropecuária do Tocantins. Este proyecto fue de gran importancia para el desarrollo del grupo, ya que la planificación y el procesamiento de los productos estimularon el trabajo colectivo entre los estudiantes, quienes trabajaron juntos para llevar a cabo el procesamiento de los alimentos que fueron expuestos al público. Los productos exhibidos recibieron una buena aceptación del público, que mostró interés en los métodos involucrados en la producción de cada alimento, permitiendo a los visitantes tener una interacción directa con las áreas cubiertas en el curso de Ingeniería de Alimentos.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>PALABRAS CLAVE: </strong>agrotinas. Dulce Jalea PET.</p> Amanda Mellissa Bezerra Oliveira, Nayra Pontes Madalena, Abraham Damian Giraldo Zuniga Copyright (c) 2019 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8384 Dom, 01 Set 2019 00:00:00 -0300 AUTOCUIDADO PARA O CONTROLE DAS DOENÇAS CRÔNICAS EM IDOSOS: relato de experiência com enfoque no consumo de medicamentos https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8385 <p>Com a elevada prevalência de doenças crônicas na população idosa, ressalta-se a importância de trabalhar atividades educativas voltadas a este público, discutindo o autocuidado para o controle destes agravos. Apresentar uma atividade educativa sobre autocuidado para controle das doenças crônicas de pessoas idosas. Trata-se de um relato de experiência de uma intervenção educativa realizada na Universidade da Maturidade, Palmas, TO. A atividade foi realizada com 40 idosos, em junho de 2018, e consistiu-se nas seguintes etapas: acolhimento dos idosos, levantamento dos conhecimentos dos idosos sobre o autocuidado nas doenças crônicas, teorização dos temas e avaliação. A maioria dos participantes referiu ter duas ou mais doenças, principalmente doenças articulares, osteoporose e hipertensão; e, mais de um terço relatou o uso de cinco ou mais medicamentos. Quanto ao conhecimento sobre os medicamentos, os idosos descreveram os cuidados como o uso adequado dos medicamentos e as consequências da automedicação. Notou-se o empoderamento dos alunos frente as suas experiências e sobre as orientações sobre autocuidado e medicações e, que buscam maneiras criativas de se cuidar.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE:</strong> Idoso. Polifarmácia. Autocuidado. Educação em Saúde.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>With the high prevalence of chronic diseases in the elderly population, the importance of working with educational activities aimed at this audience is emphasized, discussing self-care to control these diseases. Present an educational activity on self-care for the control of chronic diseases in the elderly. This is an experience report of an educational intervention carried out at the University of Maturity, Palmas, TO. The activity was carried out with 40 elderly people, in June 2018, and consisted of the following steps: welcoming the elderly, surveying the knowledge of the elderly about self-care in chronic diseases, theorizing the themes and evaluation. Most participants reported having two or more diseases, mainly joint diseases, osteoporosis and hypertension; and, more than a third reported using five or more medications. As for knowledge about medicines, the elderly described care as the proper use of medicines and the consequences of self-medication. It was noted the students' empowerment in the face of their experiences and on the guidelines on self-care and medications and, who seek creative ways to take care of themselves.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> Elderly. Polypharmacy. Self-care. Health education.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>Con la alta prevalencia de enfermedades crónicas en la población de edad avanzada, se enfatiza la importancia de trabajar con actividades educativas dirigidas a esta audiencia, discutiendo el autocuidado para controlar estas enfermedades. Presentar una actividad educativa sobre autocuidado para el control de enfermedades crónicas en ancianos. Este es un informe de experiencia de una intervención educativa realizada en la Universidad de Madurez, Palmas, TO. La actividad se llevó a cabo con 40 personas mayores, en junio de 2018, y consistió en los siguientes pasos: dar la bienvenida a los ancianos, encuestar el conocimiento de los ancianos sobre el autocuidado en enfermedades crónicas, teorizar los temas y evaluarlos. La mayoría de los participantes informaron tener dos o más enfermedades, principalmente enfermedades articulares, osteoporosis e hipertensión; y, más de un tercio informó haber usado cinco o más medicamentos. En cuanto al conocimiento sobre medicamentos, los ancianos describieron la atención como el uso adecuado de los medicamentos y las consecuencias de la automedicación. Se observó el empoderamiento de los estudiantes frente a sus experiencias y en las pautas sobre autocuidado y medicamentos y que buscan formas creativas para cuidarse a sí mismos.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALABRAS CLAVE:</strong> Ancianos. Polifarmacia Autocuidado Educación en salud.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> Giuliane Moreira Duarte, Fabiane Aparecida Canaan Rezende, Luiz Sinésio Silva Neto , Daniella Pires Nunes Copyright (c) 2019 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8385 Dom, 01 Set 2019 00:00:00 -0300 A PROMOÇÃO A SAÚDE COMO PRÁTICA EDUCACIONAL https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8386 <p>A população de pessoas idosas vem crescendo em número absoluto e em número relativo, representando uma parcela expressiva da sociedade. O objetivo geral dessa pesquisa foi o de compreender os impactos da promoção à Saúde do idoso desenvolvidos na UMA do campus de Palmas, além de identificar qual é o papel social e educacional da Universidade da Maturidade, bem como conhecer as práticas educacionais voltadas para a promoção da qualidade de vida do idoso. Os participantes da pesquisa foram acadêmicos que tinham entre 45 e 80 anos. .&nbsp;Essa pesquisa utiliza-se da abordagem qualitativa, que tem como objetivo fazer um levantamento de dados, buscando compreender determinado comportamento de uma população frente ao problema pesquisado. Além disso, utilizou-se da pesquisa de campo. Pode-se então afirmar que a proposta educacional ofertada pela UMA é de extrema importância para formação de uma visão diferenciada do envelhecimento e que essa mudança de paradigma vivenciada pelos velhos tem impacto diretamente na sua saúde física e emocional.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE: </strong>Promoção. Saúde. Envelhecimento. Educação.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>The population of elderly people has been growing in absolute numbers and in relative numbers, representing a significant portion of society. The general objective of this research was to understand the impacts of health promotion for the elderly developed at the UMA on the Palmas campus, in addition to identifying the social and educational role of the University of Maturity, as well as knowing the educational practices aimed at promoting the quality of life of the elderly. The research participants were academics who were between 45 and 80 years old. . This research uses the qualitative approach, which aims to conduct a survey of data, seeking to understand certain behavior of a population in the face of the problem studied. In addition, field research was used. It can then be said that the educational proposal offered by UMA is extremely important to form a different view of aging and that this paradigm shift experienced by the elderly has a direct impact on their physical and emotional health.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> Promotion. Health. Aging. Education.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>La población de personas mayores ha crecido en números absolutos y en números relativos, lo que representa una parte importante de la sociedad. El objetivo general de esta investigación fue comprender los impactos de la promoción de la salud para las personas mayores desarrolladas en la UMA en el campus de Palmas, además de identificar el papel social y educativo de la Universidad de la Madurez, así como conocer las prácticas educativas destinadas a promover La calidad de vida de los ancianos. Los participantes de la investigación eran académicos que tenían entre 45 y 80 años. . Esta investigación utiliza el enfoque cualitativo, que tiene como objetivo realizar una encuesta de datos, buscando comprender cierto comportamiento de una población frente al problema investigado. Además, se utilizó la investigación de campo. Entonces se puede decir que la propuesta educativa ofrecida por UMA es extremadamente importante para formar una visión diferente del envejecimiento y que este cambio de paradigma experimentado por los ancianos tiene un impacto directo en su salud física y emocional.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALABRAS CLAVE:</strong> Promoción. Salud, Envejecimiento. Educación.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> Marcelo Aguiar de Assunção, Neila Barbosa Osório, Luiz Sinésio Silva Neto Copyright (c) 2019 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8386 Dom, 01 Set 2019 00:00:00 -0300 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: experiências pedagógicas na Escola de Tempo Integral Olga Benário https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8387 <p>Este trabalho apresenta as experiências obtidas por meio das atividades e práticas de estágio supervisionado, cujo objetivo é a aproximação entre a teoria, vista em sala de aula e a prática do profissional pedagogo, seus desafios, dificuldades e realidades ocorridas no âmbito da Escola de Tempo Integral Olga Benário. O contato com a escola, professores, corpo diretivo, é de fundamental importância nesta formação, especialmente se levado em conta que é também o campo de atuação futuro dos estagiários.&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;</p> <p>&nbsp;&nbsp;</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE</strong>: Estágio, Docência, Educação, Formação.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>This work presents the experiences obtained through the activities and practices of supervised internship, whose objective is the approximation between the theory, seen in the classroom and the practice of the pedagogical professional, its challenges, difficulties and realities that occurred within the scope of the Escola de Tempo Integral Olga Benário. Contact with the school, teachers, the governing body, is of fundamental importance in this training, especially if it is taken into account that it is also the field of future performance of the interns.</p> <p>&nbsp;&nbsp;&nbsp;</p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> Internship, Teaching, Education, Training.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>Este trabajo presenta las experiencias obtenidas a través de las actividades y prácticas de pasantías supervisadas, cuyo objetivo es la aproximación entre la teoría, vista en el aula y la práctica del profesional pedagógico, sus desafíos, dificultades y realidades que ocurrieron dentro del alcance de la Escola de Tempo Integral Olga Benário. El contacto con la escuela, los maestros, el cuerpo directivo, es de fundamental importancia en esta capacitación, especialmente si se tiene en cuenta que también es el campo del desempeño futuro de los pasantes.</p> <p>&nbsp;&nbsp;&nbsp;</p> <p><strong>PALABRAS CLAVE:</strong> Prácticas, Enseñanza, Educación, Capacitación.</p> <p>&nbsp;</p> Naylanne Rodrigues de Castro, Francisco Gilson Rebouças Porto Junior Copyright (c) 2019 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8387 Dom, 01 Set 2019 00:00:00 -0300 DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA A REVISTA OBSERVATÓRIO: uma experiência de desenvolvimento https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8388 <h2>O presente estudo tem como objetivo demonstrar o desenvolvimento da proposta de aplicação para dispositivos móveis denominada “Revista Observatório”, aplicativo este que possa facilitar o acesso de conteúdos da revista por seus usuários. O estudo foi realizado com base nas pesquisas bibliográficas e documentais sobre aplicações para dispositivos móveis, com posterior criação de um protótipo feito com o programa Phone Gap. Durante o desenvolvimento do estudo, foi verificado que, para atender a demanda de diversos sistemas operacionais presentes nos telefones celulares dos usuários, era necessária a utilização de uma tecnologia híbrida, o que levou a escolha da plataforma Phone Gap para o desenvolvimento do aplicativo.</h2> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE: </strong><em>Aplicações para dispositivos móveis; Aplicações híbridas; Phone Gap; Revista Observatório.</em></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>The present study aims to demonstrate the development of the application proposal for mobile devices called “Revista Observatório”, an application that can facilitate the access of the magazine's contents by its users. The study was conducted based on bibliographic and documentary research on applications for mobile devices, with the subsequent creation of a prototype made with the Phone Gap program. During the development of the study, it was found that, to meet the demand for various operating systems present in users' cell phones, it was necessary to use a hybrid technology, which led to the choice of the Phone Gap platform for the development of the application.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>KEYWORDS: </strong>Applications for mobile devices; Hybrid applications; Phone Gap; Observatory Journal.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>El presente estudio tiene como objetivo demostrar el desarrollo de la propuesta de aplicación para dispositivos móviles llamada "Revista Observatório", una aplicación que puede facilitar el acceso de los usuarios a los contenidos de la revista. El estudio se realizó en base a investigaciones bibliográficas y documentales sobre aplicaciones para dispositivos móviles, con la posterior creación de un prototipo realizado con el programa Phone Gap. Durante el desarrollo del estudio, se descubrió que, para satisfacer la demanda de varios sistemas operativos presentes en los teléfonos celulares de los usuarios, era necesario utilizar una tecnología híbrida, lo que condujo a la elección de la plataforma Phone Gap para el desarrollo de la aplicación.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>PALABRAS CLAVE: </strong>Aplicaciones para dispositivos móviles; Aplicaciones híbridas; Brecha telefónica; Revista Observatorio.</p> Kécia Garcia Ferreira , Francisco Gilson Rebouças Porto Junior Copyright (c) 2019 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8388 Dom, 01 Set 2019 00:00:00 -0300 HORTA AGROECOLÓGICA, SEGURANÇA ALIMENTAR E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO LAR BATISTA https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8389 <p>O objetivo deste trabalho é descrever as experiências com o projeto Oficinas de Horta Agroecológica realizadas no período de abril a agosto de 2018, em parceria entre os membros do NEADS/UFT, moradores do Lar Batista e Instituto Ecocentro Sabiá. Durante a realização do projeto adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa em três etapas, que vão desde a coleta de dados por meio de levantamento bibliográfico, planejamento das ações até observações participativas em grupos de discussão, rodas de conversa, e oficinas pedagógicas. O projeto permitiu desenvolver várias práticas que envolvem a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo a política de apoio e promoção da segurança alimentar e nutricional, com práticas agroecológicas e educação ambiental.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE:</strong> Práticas agroecológicas. Experiências. Segurança alimentar.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>The objective of this work is to describe the experiences with the project Oficinas de Horta Agroecológica carried out from April to August 2018, in partnership between NEADS / UFT members, residents of Lar Batista and Instituto Ecocentro Sabiá. During the realization of the project, a qualitative methodological approach was adopted in three stages, ranging from data collection through bibliographic survey, action planning to participatory observations in discussion groups, conversation circles, and pedagogical workshops. The project allowed the development of several practices that involve the inseparability between teaching, research and extension, strengthening the policy of support and promotion of food and nutritional security, with agroecological practices and environmental education.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>KEYWORDS: </strong>Agroecological practices. Experiences. Food security.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>El objetivo de este trabajo es describir las experiencias con el proyecto Oficinas de Horta Agroecológica llevado a cabo de abril a agosto de 2018, en colaboración entre los miembros de NEADS / UFT, residentes de Lar Batista e Instituto Ecocentro Sabiá. Durante la realización del proyecto, se adoptó un enfoque metodológico cualitativo en tres etapas, que van desde la recopilación de datos hasta la encuesta bibliográfica, la planificación de acciones y las observaciones participativas en grupos de discusión, círculos de conversación y talleres pedagógicos. El proyecto permitió el desarrollo de varias prácticas que implican la inseparabilidad entre la enseñanza, la investigación y la extensión, fortaleciendo la política de apoyo y promoción de la seguridad alimentaria y nutricional, con prácticas agroecológicas y educación ambiental.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>PALABRAS CLAVE: </strong>Prácticas agroecológicas. Experiencias Seguridad alimentaria.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> Marcelo Henrique Toscano Silva, José Pedro Gomes Galvão, Valéria Sousa Pereira, Rayele Moraes Silva, Keile Aparecida Beraldo Copyright (c) 2019 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8389 Dom, 01 Set 2019 00:00:00 -0300 NÓS PROPOMOS: interação e comunicação https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8390 <p>O projeto Nós Propomos desenvolvido no Brasil desde 2015, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Curso de Direito, Palmas, teve a sua origem portuguesa, onde foi implantado em 2011 pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/UL). A sua atividade consiste essencialmente em identificar problemas urbanos locais e propor resoluções possíveis e inovadoras, com um olhar na educação e na cidadania. O projeto é desenvolvido com jovens do ensino médio da rede pública estadual. Este trabalho objetivou analisar as atividades de comunicação sobre as ações do Nós Propomos em 2018, com a finalidade de observar e medir a possível interação entre os integrantes da sua equipe de execução no Tocantins e a sociedade em geral. Está métrica foi estabelecida a partir da alimentação de um Blog do projeto com as notícias sobre as atividades realizadas nas escolas, observando a frequência média de postagens semanais. A metodologia aplicada no desenvolvimento deste trabalho consistiu em acompanhar as atividades e ações do projeto, classificá-las e noticiá-las por resumos estruturados postados no Blog no endereço eletrônico: &lt;http://nospropomos.blogspot.com/&gt;. Para entender o retorno qualitativo e quantitativo pretendido por este trabalho foi realizada entrevistas com os participantes do Projeto e estabelecido uma métrica quantitativa de acessos ao referido Blog. Como resultado deste trabalho se pode afirmar que os Blogs consistem em ferramenta pedagógica importante de comunicação e interação em razão da constatação da significativa elevação no número de acesso de pessoas ao material postado durante o acompanhamento deste estudo.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE:</strong> Comunicação. Interação. Nós Propomos.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>The We Propose project developed in Brazil since 2015, by the Federal University of Tocantins (UFT), Law Course, Palmas, had its Portuguese origin, where it was implemented in 2011 by the Institute of Geography and Spatial Planning of the University of Lisbon (IGOT / UL). Its activity essentially consists of identifying local urban problems and proposing possible and innovative resolutions, with a view to education and citizenship. The project is developed with high school youth from the state public school system. This work aimed to analyze the communication activities about the We Propose actions in 2018, in order to observe and measure the possible interaction between the members of its executive team in Tocantins and society in general. This metric was established from the feed of a project Blog with news about the activities carried out in schools, observing the average frequency of weekly posts. The methodology applied in the development of this work consisted of monitoring the activities and actions of the project, classifying them and notifying them by structured summaries posted on the Blog at the electronic address: &lt;http://nospropomos.blogspot.com/&gt;. In order to understand the qualitative and quantitative feedback intended by this work, interviews were carried out with the Project participants and a quantitative metric of access to that Blog was established. As a result of this work, it can be said that Blogs are an important pedagogical tool for communication and interaction due to the fact that there was a significant increase in the number of people accessing the material posted during the follow-up of this study.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> Communication. Interaction. We propose.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>El proyecto We Propose desarrollado en Brasil desde 2015, por la Universidad Federal de Tocantins (UFT), Curso de Derecho, Palmas, tuvo su origen portugués, donde fue implementado en 2011 por el Instituto de Geografía y Planificación Espacial de la Universidad de Lisboa (IGOT / UL). Su actividad consiste esencialmente en identificar problemas urbanos locales y proponer soluciones posibles e innovadoras, con miras a la educación y la ciudadanía. El proyecto se desarrolla con jóvenes de secundaria del sistema de escuelas públicas del estado. Este trabajo tuvo como objetivo analizar las actividades de comunicación sobre las acciones de We Propose en 2018, a fin de observar y medir la posible interacción entre los miembros de su equipo ejecutivo en Tocantins y la sociedad en general. Esta métrica se estableció a partir del feed de un Blog del proyecto con noticias sobre las actividades realizadas en las escuelas, observando la frecuencia promedio de publicaciones semanales. La metodología aplicada en el desarrollo de este trabajo consistió en monitorear las actividades y acciones del proyecto, clasificarlas y notificarlas mediante resúmenes estructurados publicados en el Blog en la dirección electrónica: &lt;http://nospropomos.blogspot.com/&gt;. Con el fin de comprender los comentarios cualitativos y cuantitativos previstos en este trabajo, se llevaron a cabo entrevistas con los participantes del Proyecto y se estableció una métrica cuantitativa de acceso a ese Blog. Como resultado de este trabajo, se puede decir que los blogs son una herramienta pedagógica importante para la comunicación y la interacción debido al hecho de que hubo un aumento significativo en el número de personas que acceden al material publicado durante el seguimiento de este estudio.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p>PALABRAS CLAVE: comunicación. Interacción Nosotros te proponemos.</p> Jordana Coêlho Gonsalves, João Aparecido Bazzoli Copyright (c) 2019 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8390 Dom, 01 Set 2019 00:00:00 -0300 O PROGRAMA DE ACESSO DEMOCRÁTICO À UNIVERSIDADE – PADU: promovendo uma formação docente comprometida com o social https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8391 <p>O Programa de Acesso Democrático a Universidade – PADU – é um programa institucional da UFT criado em 2010 e normatizado em 2015, ele é desenvolvido a partir de vários câmpus da UFT. No ano de 2018 no Câmpus de Porto Nacional, as aulas aconteceram no Colégio de Ensino Médio Félix Camoa e no Colégio Estadual Angélica Ribeiro Aranha. À princípio o PADU realizar-se-ia apenas no CEM Félix Camoa, no entanto, a partir da iniciativa da Coordenação do Colégio Angélica Aranha e de um grupo de acadêmicos do câmpus de Porto Nacional, pensou-se na possibilidade de expandir o PADU também para essa escola periférica, sabendo-se que seria preciso adaptar o Programa à realidade e as condições locais. O trabalho aqui apresentado refere-se ao Programa desenvolvido a partir do Câmpus de Porto Nacional no Colégio Estadual Angélica Ribeiro Aranha. O projeto realizou-se durante todo o ano de 2018, onde os acadêmicos atuaram na divulgação das datas do ENEM, auxiliaram nos pedidos de isenção das taxas para a realização do Exame e nas inscrições ao Exame. Após esse período, de questões burocráticas, começaram as aulas, aos sábados. A cada sábado eram desenvolvidas diferentes áreas, matérias e atividades, conforme o planejado durante a semana. Embora, ressalte-se aqui a importância de programas como esse para uma aproximação da Universidade com a comunidade local, busca-se nesse trabalho, especialmente, demonstrar o incomensurável valor de programas como esse na própria formação dos acadêmicos, para o seu desempenho enquanto futuros docentes, ou seja, para uma formação comprometida com o social.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE</strong>: Padu. Extensão universitária. Papel social. Acesso democrático.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>The Democratic Access to University Program - PADU - is an institutional program of UFT created in 2010 and standardized in 2015, it is developed from several UFT campuses. In 2018 at the Campus of Porto Nacional, classes took place at the Félix Camoa High School and at the Angélica Ribeiro Aranha State School. At first, PADU would take place only at CEM Félix Camoa, however, based on the initiative of the Coordination of Colégio Angélica Aranha and a group of academics from the Porto Nacional campus, the possibility of expanding PADU was also considered. for this peripheral school, knowing that it would be necessary to adapt the Program to local reality and conditions. The work presented here refers to the Program developed from the Campus of Porto Nacional at the Colégio Estadual Angélica Ribeiro Aranha. The project was carried out throughout the year 2018, where academics worked on the disclosure of ENEM dates, assisted in requests for exemption from fees for the exam and enrolled in the exam. After that period, of bureaucratic issues, classes started on Saturdays. Each Saturday different areas, subjects and activities were developed, as planned during the week. Although, it is emphasized here the importance of programs like this to bring the University closer to the local community, this work seeks, in particular, to demonstrate the immeasurable value of programs like this in the training of academics, for their performance as future teachers, that is, for a training committed to the social.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> Padu. University Extension. Social role. Democratic access.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>El Programa de Acceso Democrático a la Universidad - PADU - es un programa institucional de UFT creado en 2010 y estandarizado en 2015, se desarrolla a partir de varios campus de UFT. En 2018, en el Campus de Porto Nacional, las clases tuvieron lugar en la escuela secundaria Félix Camoa y en la escuela estatal Angélica Ribeiro Aranha. Al principio, PADU tendría lugar solo en CEM Félix Camoa, sin embargo, basado en la iniciativa de la Coordinación de Colégio Angélica Aranha y un grupo de académicos del campus de Porto Nacional, también se consideró la posibilidad de expandir PADU. para esta escuela periférica, sabiendo que sería necesario adaptar el Programa a la realidad y las condiciones locales. El trabajo presentado aquí se refiere al Programa desarrollado desde el Campus de Porto Nacional en el Colégio Estadual Angélica Ribeiro Aranha. El proyecto se llevó a cabo durante todo el año 2018, donde los académicos trabajaron en la divulgación de las fechas de ENEM, asistieron en las solicitudes de exención de las tarifas para el examen y se inscribieron en el examen. Después de ese período, de problemas burocráticos, las clases comenzaron los sábados. Cada sábado se desarrollaron diferentes áreas, temas y actividades, según lo previsto durante la semana. Aunque, se enfatiza aquí la importancia de programas como este para acercar a la Universidad a la comunidad local, este trabajo busca, en particular, demostrar el valor inconmensurable de programas como este en la capacitación de académicos, para su desempeño como futuro docentes, es decir, para una formación comprometida con lo social.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALABRAS CLAVE:</strong> Padu. Extensión Universitaria. Rol social. Acceso democrático.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> Renata Brauner Ferreira, Walkeny Macedo, Maycon Dougllas Santos, Vilmar Ferreira Lima, Lucas Moura Copyright (c) 2019 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8391 Dom, 01 Set 2019 00:00:00 -0300 PADU ARRAIAS: extensão e inclusão na UFT https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8393 <p>O objetivo deste trabalho consiste em mostrar a realização do Padu no Câmpus Arraias. As atividades do Padu Arraias/2018 iniciaram em 02 de abril e finalizou em 30 de novembro de 2018. Quanto a metodologia utilizada nas aulas preparatórias ao ingresso a universidade, os professores realizam o planejamento baseando-se nas competências e habilidades para as grandes áreas propostas pelo ENEM. Para tanto, apoiam em material didático específico, bem como em cadernos de exercícios, simulados e também aulões com profissionais de áreas específicas. &nbsp;É neste contexto, que os estudantes dos diversos cursos do Câmpus de Arraias desenvolvem ações extensionistas de acompanhamento pedagógico aos futuros acadêmicos da universidade. Observa-se que o Padu Arraias funciona como uma via de mão dupla, na medida em que insere os estudantes no espaço universitário e possibilita o exercício de experiências didáticas aos bolsistas.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE</strong>: Padu.&nbsp; Extensão. Inclusão.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>The objective of this work is to show the accomplishment of the Padu in the Campus Arraias. Padu Arraias / 2018 activities started on April 2nd and ended on November 30th, 2018. As for the methodology used in the preparatory classes for university admission, teachers carry out the planning based on the competences and skills for the proposed major areas by ENEM. To this end, they support specific teaching material, as well as exercise books, simulated and also classes with professionals in specific areas. It is in this context, that students of the various courses of the Campus of Arraias develop extension actions of pedagogical accompaniment to the future academics of the university. It is observed that Padu Arraias works as a two-way street, as it inserts students into the university space and allows the exercise of didactic experiences to the scholarship holders.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> Padu. Extension. Inclusion.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>El objetivo de este trabajo es mostrar la realización del Padu en el Campus Arraias. Las actividades de Padu Arraias / 2018 comenzaron el 2 de abril y finalizaron el 30 de noviembre de 2018. En cuanto a la metodología utilizada en las clases preparatorias para la admisión a la universidad, los maestros llevan a cabo la planificación en función de las competencias y habilidades para las áreas principales propuestas. por ENEM. Con este fin, apoyan material didáctico específico, así como libros de ejercicios, simulados y también clases con profesionales en áreas específicas. Es en este contexto, que los alumnos de los distintos cursos del Campus de Arraias desarrollan acciones de extensión de acompañamiento pedagógico a los futuros académicos de la universidad. Se observa que Padu Arraias funciona como una calle de doble sentido, ya que inserta a los estudiantes en el espacio universitario y permite el ejercicio de experiencias didácticas para los becarios.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALABRAS CLAVE:</strong> Padu. Extensión. Inclusión.</p> <p>&nbsp;</p> Mayra de Abreu Teixeira, Joana Vieira de Brito, Noeci Carvalho Messias Copyright (c) 2019 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8393 Dom, 01 Set 2019 00:00:00 -0300 PRÁTICA TEATRAL NA TERCEIRA IDADE: caminhos e perspectivas no trabalho realizado no Projeto de Extensão Uma vez Teatro https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8395 <p>O presente estudo traz uma reflexão acerca do trabalho desenvolvido com os idosos no Projeto de Extensão UMA vez TEATRO, com foco no impacto que a prática teatral pode causar na vida dos idosos, procurando ressaltar a figura do velho e o lugar que ele ocupa na sociedade, bem como o papel que os mediadores assumem dentro do processo. A metodologia utilizada para o estudo se caracteriza como pesquisa-ação, tendo como apoio a pesquisa bibliográfica, com análise qualitativa, realizada através de reflexões a partir das atividades desenvolvidas do decorrer do ano de 2018. O Projeto se consolida através de uma parceria entre o Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins e a Universidade da Maturidade, no qual a equipe executora é formada por acadêmicos e professores do Curso de Teatro. A metodologia utilizada no decorrer do ano uniu práticas voltadas para o teatro memória e teatro colaborativo, utilizando os jogos teatrais como principal recurso didático, processos que se comunicam e contribuem para o reconhecimento do indivíduo como protagonista da sua realidade.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE:</strong> Teatro. Terceira idade. Sociedade. Memórias. Processo Colaborativo.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>The present study brings a reflection about the work developed with the elderly in the Once Upon The Time Extension Project, focusing on the impact that theatrical practice can have on the lives of the elderly, seeking to highlight the figure of the old man and the place he occupies in society , as well as the role that mediators assume within the process. The methodology used for the study is characterized as action research, supported by bibliographic research, with qualitative analysis, carried out through reflections from the activities developed during the year 2018. The Project is consolidated through a partnership between the Degree in Theater at the Federal University of Tocantins and the University of Maturity, in which the executive team is formed by academics and professors of the Theater Course. The methodology used throughout the year brought together practices aimed at memory theater and collaborative theater, using theatrical games as the main didactic resource, processes that communicate and contribute to the recognition of the individual as the protagonist of their reality.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>KEYWORDS:</strong> Theater. Third Age. Society. Memoirs. Collaborative Process.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>RESUMEN</strong></p> <p>El presente estudio trae una reflexión sobre el trabajo desarrollado con los ancianos en el Proyecto de Extensión Once Upon The Time, enfocándose en el impacto que la práctica teatral puede tener en las vidas de los ancianos, buscando resaltar la figura del anciano y el lugar que ocupa en la sociedad. , así como el papel que los mediadores asumen en el proceso. La metodología utilizada para el estudio se caracteriza por la investigación en acción, respaldada por la investigación bibliográfica, con análisis cualitativo, realizada a través de reflexiones de las actividades desarrolladas durante el año 2018. El Proyecto se consolida a través de una asociación entre el Licenciada en Teatro en la Universidad Federal de Tocantins y en la Universidad de la Madurez, en la que el equipo ejecutivo está formado por académicos y profesores del Curso de Teatro. La metodología utilizada durante todo el año reunió prácticas destinadas al teatro de la memoria y al teatro colaborativo, utilizando los juegos teatrales como el principal recurso didáctico, procesos que comunican y contribuyen al reconocimiento del individuo como protagonista de su realidad.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>PALABRAS CLAVE:</strong> teatro. Tercera edad. Sociedad. Recuerdos Proceso de colaboración.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> Patrícia Pereira de Sá, Ronalda Rodrigues Pinto, Maria Alline de Sousa e Silva, Diogo Soares Pereira, Fernanda Moreira Rodrigues Copyright (c) 2019 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8395 Dom, 01 Set 2019 00:00:00 -0300 Diretrizes para Autores https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8396 <p>Diretrizes para Autores</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> Francisco Gilson Rebouças Porto Junior Copyright (c) 2019 Capim Dourado: Diálogos em Extensão http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8396 Dom, 01 Set 2019 00:00:00 -0300