INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO E COMUNIDADE: FORTALECENDO A FORMAÇÃO MÉDICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/INTEGRAMED

Palavras-chave:

Atenção Primária a saúde, Estudos Interdisciplinares, Formação Médica

Resumo

O curso de medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT) surgiu como estratégia para formar médicos com uma sólida base teórica e compromisso com a comunidade. Para isso, os discentes são expostos, desde os primeiros períodos da graduação, ao referencial teórico-prático dos serviços de atenção a saúde oferecidos pelo SUS. O contato dos acadêmicos com os serviços da Atenção Primária a Saúde (APS) é relevante para a integração entre ensino, serviço e comunidade na formação médica. Assim, iniciativas governamentais na saúde e mudanças no modelo pedagógico das escolas de medicina tornan-se essenciais para atender às necessidades do SUS. Este artigo tem como objetivo apresentar as atividades realizadas pelos acadêmicos na Atenção Básica (AB) no município de Palmas, TO, a partir da compreensão teórica sobre o funcionamento do SUS. Conclui-se que a interação precoce do acadêmico com esta temática é indispensável para a formação de médicos qualificados tecnicamente, mas que ao mesmo tempo estejam comprometidos com as demandas sociais.

Biografia do Autor

Heloi Bruna Ribeiro Melo, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Discente do curso de Medicina, Universidade Federal do Tocantins, Palmas.

Kelly Cristina Gomes Alves, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo / ES (2003), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo / ES (2008) e doutorado em Medicina Tropical e Saúde Pública pela Universidade Federal de Goiás (2019). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação em saúde, atenção primária à saúde, modelo de cuidados crônicos, doenças crônicas não transmissíveis, série histórica, tendência e mortalidade infantil.

Maria Sortênia Alves Guimarães , Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Maringá(1997) , graduação em Direito pela Universidade Paulista (2004), especialização em Saúde da Família pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (2004), especialização em Direito Tributário pela Escola Paulista de Direito - EPD (2006) , aprimoramento em Fonoaudiologia e Saúde Coletiva : Clínica, Instituições e Processos Grupais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC - SP(2005) e Aperfeiçoamento em Processos Educacionais na Saúde - APES com ênfase em aprendizagem significativa pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês/IEP-HSL(2015). Especialista em Processos Educacionais em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês/IEP (2016). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília - UNB (2014). É Doutora em Saúde e Nutrição de Grupos Populacionais do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição (PPGCN) da Universidade Federal de Viçosa. Atuou no Programa de Saúde da Família-PSF- Fundação Zerbini/Incor - no período de Junho de 1998 até 30 de março de 2007 e posteriormente no Programa de Saúde da Famíli - PSF da SPDM - Associação Paulista de Medicina/UNIFESP no período de 1o. de abril de 2007 à 19 de fevereiro de 2008. Atualmente é docente da Universidade Federal do Tocantins-UFT, regime dedicação exclusiva, lotada no Campus de Palmas e vinculada ao Colegiado de Medicina,onde ministra aulas nas disciplinas Práticas de Saúde, Saúde da Família e Vivências em Atenção Básica I e Internato Rural. No período de 2009/2010 foi preceptora da 1a. Residência Multiprofissional em Saúde e Comunidade do Tocantins.Atuou também enquanto Diretora de Assuntos Comunitários(Fev/2010 - Nov/2011) e Diretora de Cultura (Nov/2011-Jun/2012) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Federal do Tocantins- UFT. Atuou como Coordenadora do Núcleo de Estudos da Saúde do Tocantins - NEST/UFT (2015-2017). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Envelhecimento, Envelhecimento e Nutrição, Saúde da Família, Sistema Único de Saúde (SUS), Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS(PNH) e Educação em Saúde.

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Publicado

2025-10-24

Como Citar

Melo, H. B. R., Alves, K. C. G., & Guimarães, M. S. A. (2025). INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO E COMUNIDADE: FORTALECENDO A FORMAÇÃO MÉDICA . Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(2), 203–215. https://doi.org/10.20873/INTEGRAMED

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