INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO E COMUNIDADE: FORTALECENDO A FORMAÇÃO MÉDICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/INTEGRAMEDPalavras-chave:
Atenção Primária a saúde, Estudos Interdisciplinares, Formação MédicaResumo
O curso de medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT) surgiu como estratégia para formar médicos com uma sólida base teórica e compromisso com a comunidade. Para isso, os discentes são expostos, desde os primeiros períodos da graduação, ao referencial teórico-prático dos serviços de atenção a saúde oferecidos pelo SUS. O contato dos acadêmicos com os serviços da Atenção Primária a Saúde (APS) é relevante para a integração entre ensino, serviço e comunidade na formação médica. Assim, iniciativas governamentais na saúde e mudanças no modelo pedagógico das escolas de medicina tornan-se essenciais para atender às necessidades do SUS. Este artigo tem como objetivo apresentar as atividades realizadas pelos acadêmicos na Atenção Básica (AB) no município de Palmas, TO, a partir da compreensão teórica sobre o funcionamento do SUS. Conclui-se que a interação precoce do acadêmico com esta temática é indispensável para a formação de médicos qualificados tecnicamente, mas que ao mesmo tempo estejam comprometidos com as demandas sociais.
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