PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO DA ADESÃO DE PROJETOS AS POLÍTICAS EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/PROPEXTENSAOPalavras-chave:
Plano Nacional de Extensão Universitária, Tecnologia Social, Objetivos do Desenvolvimento SustentávelResumo
Esse estudo teve o objetivo de desenvolver e aplicar uma ferramenta para avaliação da adesão às políticas nacionais de extensão nos projetos de extensão universitária da Universidade Federal do Tocantins. A ferramenta foi construída de forma intersecional, com foco na extensão universitária a partir do Plano Nacional de Extensão Universitária (PNEU) juntamente com o conceito de Tecnologia Social (TS) e com os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS). A aplicação da ferramenta proposta deu-se por meio da análise de projetos de extensão cadastrados na plataforma de Gestão de Projetos Universitários (GPU) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com enfoque em comunidades quilombolas durante o ano de 2023. Como resultado foi encontrado ausência de informações alinhadas com as políticas de extensão, TS e ODS. Dessa forma, essa ferramenta além de permitir a avaliação pode ser utilizada como instrumento de ensino para os proponentes de projetos de extensão universitária, uma vez que contempla as diretrizes de recomendadas nas práticas extensionistas, pode ser utilizada também como um guia de elaboração de intervenções locais, para instituições de ensino do Brasil e América Latina.
Referências
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
ETZKOWITZ, Henry; LEYDESDORFF, Loet. The dynamics of innovation: from National Systems and “Mode 2” to a Triple Helix of university–industry–government relations. Research Policy, v. 29, n. 2, p. 109-123, 2000. DOI: https://doi.org/10.1016/S0048-7333(99)00055-4.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX, 2012.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Extensão universitária: organização e sistematização. Organização de Edison José Corrêa. Coordenação Nacional do FORPROEX. Belo Horizonte: Coopmed, 2007. 112 p.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
LEWIN, Kurt. Action research and minority problems. Journal of Social Issues, v. 2, n. 4, p. 34-46, 1946. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-4560.1946.tb02295.x.
NEDER, Ricardo T. Tecnologia social como pluralismo tecnológico. In: DAVYT, Amilcar; THOMA, Hernan (Org.). Tecnologia social: contribuições conceituais e metodológicas. v. 2. Florianópolis; Campina Grande: Editora Insular; Editora da Universidade Estadual da Paraíba, [s.d.]. p. 1-21.
OLIVEIRA, Rosisca Darcy de (Trad.). Extensão ou comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. 93 p. (O Mundo Hoje, v. 24). Prefácio de Jacques Chonchol.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no Século XXI: Para uma Reforma Democrática e Emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2010.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Capim Dourado: Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.