O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL E O PROJETO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM BASE PARA O ESTÁGIO, SUPERVISÃO E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/ETICOSOCIAL2025Palavras-chave:
Projeto Ético-Político, Formação profissional, Supervisão em Serviço Social, ExtensãoResumo
Este relato é o produto da exposição do Módulo V, do curso de Aperfeiçoamento em Serviço Social: “A Supervisão em Serviço Social: reflexões atuais”, ofertado aos assistentes sociais supervisores de estágio por meio das IES em parceria com Cress/TO. Nele, contextualiza-se a conjuntura sócio-histórica e a política da formação em Serviço Social para problematizar os desafios presentes no estágio supervisionado. Deste modo, objetiva-se refletir sobre os aspectos que balizam o estágio supervisionado em Serviço Social e a indissociabilidade entre a formação e o exercício profissional, cimentado pelo Projeto Ético-Político (PEP) do Serviço Social.
Referências
ANDRADE, M. A. R. A. Pensar e repensar a formação profissional: a experiência do curso de Serviço Social da Faculdade de História, Direito e Serviço Social – Unesp – Franca. 2007. 197f. Tese (Livre-docência) - Faculdade de História, Direito e Serviço Social, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2007.
CFESS - Conselho Federal de Serviço Social. Resolução CFESS nº 533, de 29 de setembro de 2008. Dispõe sobre a regulamentação da supervisão direta de estágio em Serviço Social. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/resolucao533.pdf . Acesso em: 01 de fevereiro de 2023.
GUERRA, Y. O projeto profissional crítico: estratégias de enfrentamento das condições contemporâneas da prática profissional. Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez, n.91, p.53, especial 2007.
PAULO NETTO, José. A construção do Projeto Ético Político do Serviço Social frente a crise contemporânea: Capacitação em Serviço Social e Política Social: módulo 1: Crise contemporânea. Brasília: CEAD, 1999.
PINTO, R. M. F. Estágio e supervisão: um desafio teórico-prático do Serviço Social. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica, 1997.
SIQUEIRA, M. M. N. T. A formação do assistente social: a afetividade na supervisão de estágio. 2006. 196f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica, Campinas, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Capim Dourado: Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.