ESTRATÉGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS E OFICINAS DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO CERRADO TOCANTINENSE

Autores

  • Victor Lima Pereira Universidade Federal do Tocantins – UFT https://orcid.org/0000-0002-6065-7552
  • Emilly Araújo Holanda Universidade Federal do Tocantins – UFT
  • Loangela Lopes Feitosa Universidade Federal do Tocantins – UFT
  • João Pedro Guimarães Löff Universidade Federal do Tocantins – UFT
  • Susana Cristine Siebeneichler Universidade Federal do Tocantins – UFT
  • Thiago Gledson Rios Terra Universidade Federal do Tocantins – UFT
  • Carmes Ana da Rosa Batistella Universidade Federal do Tocantins – UFT https://orcid.org/0000-0003-0731-1322

DOI:

https://doi.org/10.20873/PIPAGRONOMIA

Palavras-chave:

Inovação Pedagógica, PANC, Tecnologias Digitais

Resumo

O trabalho apresenta os resultados do Projeto de Inovação Pedagógica do curso de Agronomia da Universidade Federal do Tocantins (PIP Agronomia) que envolve o cultivo e disseminação de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) e ervas medicinais atreladas a inovação pedagógica. Foram propostas monitorias individuais e em grupos aos acadêmicos do curso com dificuldades de aprendizagem; pesquisa de algumas PANC. O objetivo de realização desse trabalho é integrar a Universidade com a comunidade local, na extensão universitária, por meio da aplicação de estratégia de ensino envolvendo a horta escolar. As monitorias foram mais eficientes quando realizadas na forma de oficinas e a pesquisa foi restrita a plantas Pereskia aculeata e Portulaca oleracea e na extensão o resultado foi além do esperado.

Biografia do Autor

Victor Lima Pereira, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Agrônomo (UFT). Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Emilly Araújo Holanda, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Pedagoga e Graduanda em Agronomia. Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Loangela Lopes Feitosa , Universidade Federal do Tocantins – UFT

Graduanda em Agronomia. Universidade Federal do Tocantis (UFT).

João Pedro Guimarães Löff, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Graduando em Agronomia. Universidade Federal do Tocantis (UFT).

Susana Cristine Siebeneichler, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Doutora em Produção Vegetal (UENF). Docente do curso de Agronomia na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Thiago Gledson Rios Terra , Universidade Federal do Tocantins – UFT

Doutor em Fitotecnia (UFV). Docente do curso de Agronomia na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Carmes Ana da Rosa Batistella, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Doutora em Educação (PUC-GO). Docente do curso de Agronomia na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado

2025-10-24

Como Citar

Lima Pereira, V., Araújo Holanda, E., Lopes Feitosa , L., Guimarães Löff, J. P., Siebeneichler, S. C., Gledson Rios Terra , T., & da Rosa Batistella, C. A. (2025). ESTRATÉGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS E OFICINAS DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO CERRADO TOCANTINENSE. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(2), 341–370. https://doi.org/10.20873/PIPAGRONOMIA