https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/issue/feedCapim Dourado: Diálogos em Extensão2022-05-09T17:45:23-03:00José Soares das Chagasjsoaresdaschagas@mail.uft.edu.brOpen Journal Systems<p><strong>[PT]</strong> A Revista<strong> Capim Dourado: Diálogos em Extensão (ISSN nº 2595-7341)</strong> é uma publicação de periodicidade quadrimestral, considerando chamadas extraordinárias, associada às políticas de promoção das diretrizes da extensão universitária brasileira, em especial às suas vivências e aplicabilidade no contexto amazônico.</p> <p> </p> <p><strong>[EN]</strong> The <strong>Capim Dourado: Dialogues in Extension (ISSN nº 2595-7341)</strong> is a quarterly periodical publication, considering extraordinary calls, associated to the policies to promote the guidelines of the Brazilian university extension, especially to its experiences and applicability in the Amazonian context.</p> <p> </p> <p><strong>[ES] </strong>La <strong>Revista Capim Dorado: Diálogos en Extensión (ISSN nº 2595-7341)</strong> es una publicación de periodicidad cuatrimestral, considerando llamadas extraordinarias, asociada a las políticas de promoción de las directrices de la extensión universitaria brasileña, en especial a sus vivencias y aplicabilidad en el contexto amazónico.</p>https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14298REVISTA CAPIM DOURADO Diálogos de Extensão2022-05-09T17:24:30-03:00Micauane Oliveira Sousamicauaneoliveira@gmail.com2022-04-25T13:34:56-03:00Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensãohttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14306 DOSSIÊ: Projetos de Inovação Pedagógica2022-04-25T17:13:16-03:00Micauane Oliveira Sousamicauaneoliveira@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">A Revista Capim Dourado: Diálogos em Extensão apresenta seu primeiro número de 2022. Os textos que compõem esta publicação dizem respeito ao Dossiê Projetos de Inovação Pedagógica e versam sobre as experiências inovadoras dos núcleos de inovação pedagógica da Universidade Federal do Tocantins (UFT), os quais desenvolveram as mais variadas práticas no campo da educação numa perspectiva pedagógica, digital e colaborativa. Assim, este número é histórico para a UFT, pois marca o final bem sucedido da primeira edição do Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP) criado para integrar Ensino, Pesquisa e Extensão a partir da promoção de práticas inovadoras no campo da Educação.</span></p>2022-04-25T13:41:08-03:00Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensãohttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14224PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: FORTALECIMENTO DA GESTÃO INTEGRADA2022-04-25T17:13:18-03:00Carolina Machado Rocha Busch Pereiracarolinamachado@uft.edu.brEduardo José Cezarieduardo@uft.edu.brAry Henrique Morais de Oliveiraaryhenrique@uft.edu.brWerley Teixeira Reinaldoreinaldotx@mail.uft.edu.br<p>O presente trabalho objetiva-se apresentar os fundamentos teóricos, os caminhos trilhados e parte dos resultados alcançados na primeira edição do Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP) da Universidade Federal do Tocantins. O PIIP é parte da política de fortalecimento da graduação da UFT. O Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP) tem como objetivo geral selecionar, apoiar, monitorar e avaliar Projetos de Inovação Pedagógica (PIP) que tenham propostas inovadoras e que tragam transformações no processo de ensino-aprendizagem para os cursos de graduação da Universidade Federal do Tocantins a partir de métodos, ferramentas e tecnologias educacionais pedagógicas inovadoras. Os projetos do PIIP da primeira edição apresentaram como produtos e serviços relacionados ao ensino com atividades de monitoria e produção de objetos virtuais de natureza diversa como blogs, canais de conteúdo para o YouTube, materiais didáticos, métodos e ferramentas pedagógicas. Na interface com a extensão, os projetos realizaram eventos, cursos, tecnologias sociais aplicadas à comunidade e rodas de conversa. Na dimensão da pesquisa os produtos dos projetos foram apresetados em eventos e registrados em relatos de experiência que em grande medida compõe este dossiê, além de artigos, relatórios técnicos, materiais paradidáticos, e atividades de propriedade intelectual.</p>2022-04-25T17:04:59-03:00Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensãohttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14223PROJETO DE INOVAÇÃO E APOIO PEDAGÓGICO AO ENSINO DE JORNALISMO: UNIÃO ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO2022-04-25T17:13:19-03:00Marluce Evangelista Carvalho Zacariottimarluce@uft.edu.brValquíria Guimarães da Silvavguimaraes@uft.edu.brIngrid Pereira de Assisingrid.assis@mail.uft.edu.brSarah Melisa Barros de Souzashmelisa.barros@gmail.comJúlia Carvalho Maia dos Anjosjuliacmanjos@gmail.comPaulo Victor Gualbertopaulo.gualberto@uft.edu.brKaio Pinheiro Valadãokaiovaladao@uft.edu.brThays Gabriela Santos Martinsthays.gabriela@uft.edu.brLizânia Nascimento Castrolizaniamendes98@gmail.com<p>Este artigo tem como objetivo principal descrever de forma analítica o Projeto de Inovação e Apoio Pedagógico ao Ensino de Jornalismo (Piapejor), desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP), da Universidade Federal do Tocantins. O projeto foi uma uma proposta formativa realizada ao longo de seis meses, que articulou o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e as práticas das metodologias ativas de ensino. Metodologicamente, este artigo se fundamenta em uma análise descritiva a partir de uma investigação documental.</p>2022-04-25T13:50:54-03:00Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensãohttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14246A ÁRVORE DO CONHECIMENTO: DEMOCRATIZANDO O ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS2022-04-27T15:16:57-03:00George leonardo seabra coelho coelhogeorge.coelho@hotmail.comAndréa Siqueira de Melodrea.siqueira@gmail.comAnny Karoline Ribeiro da Silva Santosanny.karoline@mail.uft.edu.brGeovanna Rodrigues dos Santosgeovanna.santos@mail.uft.edu.brLucas Nogueira Cancianlucas.cancian@mail.uft.edu.brMarcella Porto Sousamarcella.porto381@gmail.comMikaelly Ester Ribeiro Souzamikaelly.ester@mail.uft.edu.brNilsion Giuvannucci Rosan2.giuvannucci@gmail.com<p>Com base nos debates sobre os usos das tecnologias e mídias digitais, assim como suas relações com processos educativos, em especial, no contexto de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, esse Projeto de Inovação Pedagógica ampliará o debate e a aplicação das TDIC ao longo do ano de 2021. Sendo assim, propomos desenvolver diversas atividades e ações que possam contribuir de forma significativa na minoração dos prejuízos formativos provocados pelo distanciamento social e, consecutivamente, na adoção de modalidades assíncronas e síncronas nos Cursos de Graduação e Pós-graduação. Nosso objetivo foi o desenvolvimento de suportes tecnológicos digitais para contribuir no processo ensino-aprendizagem da comunidade acadêmica do Curso de História de Porto Nacional.</p>2022-04-25T13:51:47-03:00Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensãohttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14253PROJETO ACOLHER2022-04-25T17:13:21-03:00Maria Dilma Limamariadilma@uft.edu.brMarcelo Leineker Costaleineker@mail.uft.edu.brSalmo Moreira Sidelsidel@mail.uft.edu.brGilmar Pires Novaesnovaes@mail.uft.edu.brNathália Barros Costa nathaliabrros@mail.uft.edu.brJosé Ricardo Guimarães Corrêa Juniorricardo.junior@mail.uft.edu.brLeonardo Lira da Silva Limaleonardo.lira@mail.uft.edu.brAlinne Pereira do Nascimentoalinne.pereira@mail.uft.edu.brPablo Rangel Neiva Martinsrangel.neiva@mail.uft.edu.brJuliete Valadares Ribeirojulietevaladares@mail.uft.edu.brSamuel Frazão dos Santossamuel.frazao@mail.uft.edu.br<p>O projeto acolher é uma rede de acompanhamento para os acadêmicos dos três primeiros períodos, indígenas e quilombolas do curso de Engenharia Civil, onde busca-se para os ingressantes a promoção e o nivelamento a partir da oferta inicial de um curso de matemática básica a fim de preencher as lacunas de aprendizagem através de aulas presenciais e atividades extra classe para que o discente possa revisar os principais conteúdos expostos no ensino médio com uma visão mais rigorosa e técnica preparando-o para um melhor aproveitamento do curso de engenharia, e o acompanhamento continuado além dos períodos iniciais para os indígenas e quilombolas.</p>2022-04-25T13:54:26-03:00Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensãohttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14208#PROJETO INOVAJOR: O JORNALISMO AFIRMANDO A ACESSIBILIDADE E A DIVERSIDADE ÉTNICA NA UFT2022-04-25T17:13:22-03:00Jardeane Reis de Araújojardeane.araujo@outlook.comAna Luisa Duarte de Mirandaduarte.miranda@mail.uft.edu.brAristóteles de Almeida Aires Júnioraristocrates.aires@mail.uft.edu.brCarlos Fernando Francomariaf@mail.uft.edu.brJardeane de Araújojardeane.araujo@mail.uft.edu.brKaio Alexandre da Silva Carvalhokaio.alexandre@mail.uft.edu.brKauê Barbosa N. de S. Guerra kaue.nogueira@mail.uft.edu.brKleidiane Araújo da Silva araujo.kleidiane@mail.uft.edu.brMayla Dias Karajá Amorimmaylakaraja@gmail.comMaria de Fátima de Albuquerque Caracristimariaf@mail.uft.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">O projeto Inovajor teve o objetivo promover o protagonismo dos acadêmicos e estimular o monitoramento de acesso aos conteúdos educativos, teóricos e habilidades técnicas para alunos com deficiência física, indígenas e quilombolas do curso de jornalismo da UFT. Promover canais de comunicação midiáticos que permitissem o protagonismo desses alunos, estimulando a troca de saberes e experiências de acessibilidade nas universidades, as inovações propostas por startups e empresas que promovem aplicativos e instrumentos para oferecer melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência. A metodologia participativa permitiu a inserção de novos atores que foram decisivos para acrescentar experiências, principalmente para os alunos com baixa visão ou cegos. O resultado das ações dá mostras de que se obteve um resultado satisfatório tanto para os monitores e tutora, uma vez que aprofundaram as técnicas de produção jornalística, bem como para os alunos público-alvo do projeto, que participaram exitosamente da experiência com o Inovajor.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;"><strong>PALAVRAS-CHAVE</strong>: Inovação; Acessibilidade; Inclusão; Jornalismo.</span></p>2022-04-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensãohttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14179EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS, FORMATIVAS E DIALÓGICAS DO PIP FILO2022-04-27T15:00:21-03:00José Soares das Chagasjsoaresdaschagas@uft.edu.brGustavo Henrique Lima Ferreiragustavohenrique@uft.edu.brPaulo Sérgio Gomes Soarespsoares@uft.edu.brMaria José de Pinhomjpgon@uft.edu.brOderlani Vieira da Silvaoderlani@hotmail.comLetícia Neves T. dos Santosneves.leticia@uft.edu.brÍgor Santos Lopessantos.igor@uft.edu.brAdriano Luiz Maropoadriano.maropo@uft.edu.brBruno Marcelo de Paula Piresbruno_marcelo@uft.edu.brWeslley Pereira de Souzaweslleyp.souza2000@uft.edu.brJoão Vitor W. M. M. dos Santosvitor.moura@uft.edu.brAna Luísa W. M. M. dos Santosluisa.wohlhaupter@mail.uft.edu.br<p>O presente texto é um relato da experiência do Projeto de Inovação Pedagógica do curso de Filosofia (PIP FILO) da Universidade Federal do Tocantins. O projeto teve início em junho de 2021 e sua finalização em dezembro do mesmo ano. O intuito do projeto foi proporcionar a utilização de novas ferramentas digitais para as práticas pedagógicas de ensino. O conteúdo aqui descrito faz parte de um curso de formação digital promovido pelo PIP FILO e que contou com a colaboração do curso de Teatro e do Residência Pedagógica. O projeto se desenvolveu junto com um Tutor e com Monitores de Inovação Pedagógica (MIPs) por dois caminhos; (1) a utilização de ferramentas digitais como prática pedagógica por meio de cursos, oficinas, <em>lives</em> e palestras, (2) a realização de uma chuva de ideias que foi organizada no <em>mindmeister</em>, no qual restringindo-nos à pesquisa sobre <em>fakes news</em> atribuídas a Paulo Freire e que acrescentamos a essa pesquisa uma dose de humor dos cínicos gregos.</p>2022-04-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensãohttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14177ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA DIGITAL2022-04-29T12:56:27-03:00Guilherme Benko de Siqueiraguibenko@uft.edu.brAynaran Oliveira de Aguiar aynaran@uft.edu.brBeatriz Pereira Bispo bepbispo99@hotmail.comFellyphe Augustho G. C. Rodrigues fellyphe@gmail.comGabriel dos Santos de Sousagabriel.santos56@gmail.comGabriela Apolinário Leal gabriela.apolinario@mail.uft.edu.brMaria Gabriela Barros Freire mariagfreire@mail.uft.edu.brRenata Brasil Soares Ferreira renata.brasil@mail.uft.edu.brTamires Dourado Oliveira tamiresdourado@mail.uft.edu.brWanderson Bruno Fernandes Rodrigueswanderson.bruno@mail.uft.edu.br<p><strong>Resumo</strong><strong>:</strong> A partir da constatação de que os elementos vida, conhecimento e cultura vem sofrendo marcantes alterações cabendo ao elemento “escola” buscar uma ressignificação de seus currículos, sob pena de não mais se comunicar eficientemente com a sociedade. O professor que se reconhece como o protagonista de sua prática e utiliza as tecnologias educacionais de modo crítico e criativo, coloca-se em sintonia com as linguagens e símbolos que fazem parte deste novo mundo do aluno, além de conferir a este maior autonomia e reponsabilidade sob seu processo de aprendizagem. O objetivo geral deste projeto foi de estruturar um conjunto de ações que despertassem e capacitassem professores e alunos a atuarem mediados por tecnologias educacionais de modo crítico e criativo, colocando-os em sintonia com as linguagens e símbolos que fazem parte deste novo mundo digital e interconectado.</p>2022-04-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensãohttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14213LABORATÓRIO VIRTUAL REESCRIT@: METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ACADÊMICA2022-05-02T17:34:58-03:00Sebastião Silva Soaressebastiaosilva@uft.edu.brDayane Aparecida dos Santos Marradayanemarraaraujo@gmail.comDébora Santana dos Santosdeborasnovex19@gmail.comKatyany Rodrigues de Oliveira Almeidakatyany.rodrigues@mail.uft.edu.brLeiliane de Moura Araújoleiliane.moura@mail.uft.edu.brMonyk Stephany de Oliveira Fernandessteermed@gmail.comSérgio André Ricardosergio-3-m@hotmail.comSilvânia Curcino dos Santos Almeidasilvania2015110372@gmail.comWelison Portugal de Souzawportugal@mail.uft.edu.br<p>O Laboratório Virtual Reescrit@ surgiu com o propósito de colaborar para a superação das dificuldades e necessidades que os alunos do curso de Educação do Campo apresentam nas atividades de leitura e escrita, buscando proporcionar, aos discentes, propostas formativas acerca de alguns gêneros textuais, em especial, atividades focadas no letramento acadêmico com o uso de tecnologias digitais de aprendizagem como, por exemplo, ferramentas do <em>Google Classrrom</em>, <em>Google Docs</em>. A proposta do projeto nasceu também em decorrência do momento pandêmico da Covid-19, em que ficaram mais latentes as dificuldades dos acadêmicos nas práticas de leitura e escrita, manifestadas anteriormente nas atividades presenciais em sala de aula. Ao finalizar as ações é possível apreender os impactos positivos desse projeto no contexto do ensino superior, despertando ainda mais o interesse pela promoção de práticas de letramento acadêmico e emancipação dos participantes envolvidos. Nas ações realizadas, foi perceptível analisar a importância do acompanhamento dos discentes nas atividades propostas nos cursos de graduação e pós-graduação, principalmente no acolhimento e escuta sensível.</p>2022-04-25T14:20:53-03:00Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensãohttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14185PRÁTICAS DE INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS2022-04-25T17:13:23-03:00Aline de Oliveira Naschealine@uft.edu.brFernando Jorge Fonseca Nevesfejofone@hotmail.comGisele Barbosa de Paivagisele.paiva@uft.edu.brLeonardo Augusto Carneiroleonardo.carneiro@mail.uft.edu.brAna Luiza Cde Campos Ribeiro luiza.campos@mail.uft.edu.brJessica Oliveira Marquesoliveira.jessica@mail.uft.edu.brJuliana de Oliveira Pontesjulianapontes@uft.edu.brLarissa Cristina Silva Limalarissa.cristina@mail.uft.edu.brNathalia Pereira da Silvanathalia.silva@mail.uft.edu.brVanessa Lopes Queroiz Limalopes.queiroz@mail.uft.edu.brVinícius Lopes Soaresvinicius.soares@mail.uft.edu.br<p>A aderência ao PIIP da UFT através de PIP próprio foi motivado por uma dificuldade do processo de ensino: uma pretensa contradição entre a teorização e a prática do economista. O PIP do Curso aparece como ferramenta de aproximação destas dimensões, importante à motivação dos alunos. Estrutura-se em três ambientes: um para oferta de grupos de estudos, mini-cursos, oficinas, seminários, palestras, etc., outro para ofertas de monitoria aos estudantes; e um terceiro, para convívio entre estudantes por meio de projetos recreativos e culturais. Os espaços para ações no âmbito destas atividades foram estruturados neste exercício, e importantes ações foram ofertadas. Mas o projeto, pela novidade que representa, precisa ainda de importantes aprimoramentos.</p>2022-04-25T14:23:09-03:00Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensãohttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14184 O SIMULARI COMO INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO E EXTENSÃO ATRAVÉS DAS SIMULAÇÕES DE ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS2022-04-25T17:13:24-03:00Jan Marcel de Almeida Freitas Lacerdajanmarcellacerda@uft.edu.br<p>As transformações sociais e tecnológicas têm impactado na interação docente-discente e no processo de ensino-aprendizagem, que demandam novas formas de reter a atenção dos discentes e de fixar o conhecimento apreendido. Neste relato, apresentamos o Projeto de Inovação Pedagógica SimulaRI, que criou um modelo de simulação de reuniões de Organizações Internacionais, que resultou no estabelecimento dessa ferramenta de ensino ativo no Bacharelado de Relações Internacionais da Universidade Federal do Tocantins. O projeto, além de gerar diversos produtos, como manuais, guias e conteúdo digital, propiciou a integração entre docentes, suas agendas de pesquisas e disciplinas, dentro de uma atividade de extensão e potencialmente diminuiu a evasão. </p>2022-04-25T14:27:54-03:00Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensãohttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14189PROJETO CECLLA IPEL: experiências de formação docente e ensino de línguas em contexto não presencial2022-04-25T17:13:31-03:00Daniella Corcioli Azevedo Rochadanicorcioli@mail.uft.edu.brAdriana Carvalho Capuchinhodriowlet@uft.edu.brSilvana Fernandes de Andradesilvanandrades@gmail.comCassiane Oliveira de Souza Gomescassianeoliveira@mail.uft.edu.brMicaella Fernandesmicaella.fernandes1@mail.uft.edu.brWellengton Campos Araújowellengton.araujo@mail.uft.edu.brIgor Fernando Cirqueira Reisigor.fernando@mail.uft.edu.brFrancisca Mayra Lima Silvamayra.lima@mail.uft.edu.brAna Carolina Bitella Adriano Dantasana.adriano@mail.uft.edu.brGabriela Moreira Silvagabrielamoreirasilva52@gmail.comCarolina Pereira de Paulacarolpepaula@gmail.com<p>O CECLLA – IPEL nasceu da necessidade de implementação do ensino mediado pelas inovações tecnológicas. As atividades implementadas no CECLLA IPEL já eram desenvolvidas no Programa CECLLA e foram adaptadas para atender à demanda do ensino não presencial. Entre as mudanças está a formação docente, a formação para o uso de tecnologias, o ensino de língua inglesa e o ensino de produção de texto em língua portuguesa, desenvolvidas por intermédio do Google Meet (aulas síncronas) e do Edmodo (salas de aula, organização de materiais, etc). Este trabalho discute os resultados do projeto, os desafios encontrados e seus alcances, tanto no que diz respeito ao ensino de línguas, quanto na formação docente e tecnológica de qualidade.</p>2022-04-25T14:31:13-03:00Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensãohttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14175INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO DE ENFERMAGEM: ESTUDO, REFLEXÃO E COLABORAÇÃO PARA UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUALIDADE2022-04-25T17:13:32-03:00Juliana Bastoni da Silvajuliana.bastoni@uft.edu.brDomingos de Oliveiradomingos.oliveira@uft.edu.brFernando Rodrigues Peixoto Quaresmaquaresma@mail.uft.edu.brMirian Cristina dos Santos Almeidamirian.almeida@uft.edu.brTatiana Vieira Ferreiratatiana_vieira@mail.uft.edu.brAlice de Castro Carvalho de Oliveiraalice.castro@mail.uft.edu.brAna Caroline Costa da Silvacosta.ana@mail.uft.edu.brAna Thereza Farias da Silva anathereza.atf2@gmail.comBruna Yasmin Santos Martinsbruna.yasmin@mail.uft.edu.brDébora Leão Alvesdeboraleao16@gmail.comJoão Lourenço Dias Filhojoaofilhodias@uft.edu.brThamara Moreira Lima Pedrosathamara.pedrosa@mail.uft.edu.brVinnicius Dias Alves de Medeirosvinnicius.dias@mail.uft.edu.brVitória Fernandes Machado Nascimentovitoria.fernandes@mail.uft.edu.br<p>Objetivou-se relatar a experiência de estudantes e professores em um projeto de inovação pedagógica desenvolvido no curso de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins. As vivências e ações foram voltadas à promoção do protagonismo do estudante na sua formação, bem como à integração do ensino, pesquisa e extensão no ambiente universitário. Com base na experiência sugere-se uma avaliação conjunta com os demais projetos contemplados em outras áreas do conhecimento, no intuito de aprimorar o programa de inovação pedagógica institucional.</p>2022-04-25T14:33:17-03:00Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensãohttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14232APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO CURSO DE LETRAS-LIBRAS DA UFT2022-04-25T17:13:32-03:00Felipe de Almeida Courafelipecoura@uft.edu.brCarlos Roberto Ludwigcarlosletras@mail.uft.edu.brAmoriana Borges de Araújoamorianaborges@uft.edu.brThamara Cristina Santosthamara.ufg@gmail.comJosé Ribamar Cordeiro Coelhojoseribamark20@gmail.comIully Carvalho de Sousasousaiully123@gmail.comLucas Fagundeslucasfagundesgm@gmail.comEliete Martins Barbosaeliete.mota@mail.uft.edu.brGleiciene Oliveira da Silvagleich.olive@gmail.comKelly Cristina Lopes Botelhokellybotelho08@gmail.comJosé Vitor Resende Araujojose.resende@mail.uft.edu.br<p>A Diretoria de Programas Especiais em Educação da Pró-Reitoria de Graduação da UFT, em 2021, lançou o Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP), com o objetivo de contribuir para transformações no processo de ensino-aprendizagem da Universidade. Foi então aberto um edital para submissão de propostas de projetos para todos os cursos de graduação da UFT. Este trabalho pretende discutir as implicações da aprendizagem de língua de professores em formação do curso de Letras-Libras, a partir dos trabalhos desenvolvidos, de maneira remota, pelo Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) denominado +Libras. Implicações essas que envolvem crenças e construção da identidade docente (BARCELOS, 2007; LEFFA, 2012). O trabalho teve como foco a análise e discussão de duas ações do +Libras: o Clube da Libras e o Clube da Língua Portuguesa L2. Percebeu-se que essas atividades puderam contribuir diretamente para reflexões que envolveram identidades e crenças de professores de Libras em formação à medida em que a língua era ensinada.</p>2022-04-25T14:34:17-03:00Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensãohttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14256EXPERIÊNCIAS DURANTE A RECEPÇÃO DOS INGRESSANTES DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UFT2022-04-25T17:13:33-03:00Gisele Souza Parmezzani Marinhogiselemarinho@uft.edu.brFelipe Calixta Oliveiragiselemarinho@uft.efu.brCindy Pereira Cardosofelipecalixta321@gmail.comJuliana do Nascimento Carneirojuliana.carneiro@uft.edu.brRafael Fontenele Moraes Cutrimrafael.fontenele@uft.edu.brRegina Victoria de Lucena Peronicoregina.peronico@gmail.comSuellen Christina Brandão Vieirasuellen.brandao@uft.edu.brSuellen Christina Brandão Vieirasuellen.brandao@uft.edu.brThais do Nascimento Carneirothais.carneiro@uft.edu.brRaquel Ribeiro das Virgensraquel.virgens@uft.edu.br<p>Nos últimos anos devido à observada heterogeneidade no perfil do ingressante, analisadas sob os pontos de vista socioeconômico e capital intelectual, percebeu-se a necessidade de acolhimento deste estudante a fim de integrá-lo de forma mais receptiva à comunidade acadêmica além de suprir algumas lacunas resultantes de sua construção acadêmica. Assim, tornando esta etapa menos traumática, objetiva-se uma menor taxa de evasão e de retenção nas disciplinas iniciais do curso. Para isso, é realizada na primeira semana de aula uma recepção direcionada e um curso de nivelamento em matemática para que assim, sintam-se mais confiantes na realização das disciplinas iniciais e melhor integrados à comunidade acadêmica com observada melhora em seus estudos.</p>2022-04-25T14:36:57-03:00Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensãohttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14174PROJETO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA LABORATÓRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO (PIP LEPECSE):2022-04-27T15:44:35-03:00Aline Fagner de Carvalho Costaalinefagner@mail.uft.edu.brHugo Junio de Sousahugosousa@uft.edu.brAline Ribeiro Silvaribeiro.aline@mail.uft.edu.brAnádyla Lhoraine Ribeiro Francoanadyla.ribeiro@mail.uft.edu.brÂngela Silva Almeidaalmeida.angela@mail.uft.edu.brDaniel Ribeiro Cardoso da Silvadaniel.cardoso@mail.uft.edu.brMarlene Soares de Jesusmarlenejesus@uft.edu.brEmanuele Siqueira Reges emanuele.reges@mail.uft.edu.br<p>O Projeto de Inovação Pedagógica Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Ciências Sociais e Educação (PIP LEPECSE) apresenta-se como <em>locus</em>, metodologia e experiência acadêmica com abordagem socioantropológica, desenvolvido no curso de Pedagogia da UFT – Arraias, tendo como contexto de abrangência a região ecótona entre Amazônia Legal e Cerrado e comunidades urbanas e rurais, especialmente quilombolas, do entorno de Arraias-TO e nordeste goiano. As atividades aqui relatadas se deram no ano de 2021 por meio da elaboração e aplicação de projetos e instrumentos de pesquisa, em pequenos Grupos de Trabalho (GT) formados por estudantes das disciplinas de Sociologia da Educação; Antropologia e Educação; Diversidade Cultural e Educação em Direitos Humanos.</p>2022-04-25T14:55:40-03:00Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensãohttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14178APRENDIZAGEM COLETIVA: O LABORATÓRIO DE MUDANÇA COMO UMA FERRAMENTA DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA2022-04-25T17:13:34-03:00Luciana Pereira Sousalucianap@uft.edu.brCamila de Almeida Marquesc.s_almeida@hotmail.comVitória de Sousa vicsousaferraz@gmail.comClaudia Regina Pereira Ramos de Castro claudia.ramos@mail.uft.edu.br<p>Este artigo trata da experiência realizada no projeto de Inovação pedagógica – Aprendizagem Coletiva: o laboratório de mudança como uma ferramenta de Inovação Pedagógica. O objetivo foi compreender as mudanças que ocorrem na atividade educativa que podem impulsionar aprendizagens dos estudantes em diferentes ambientes de ensino-aprendizagem. É fundamentado na Teoria da Atividade Histórico-Cultural, operando principalmente com o conceito de Aprendizagem Expansiva. A pesquisa é qualitativa, com descrição detalhada dos procedimentos adotados. Os participantes foram estudantes atendidos ao longo do projeto bem como, as pesquisadoras envolvidas. Os resultados revelaram a importância do projeto para a comunidade acadêmica, no que tange a formação de leitores, inclusão dos recursos digitais, participação social e comprometimento com as atividades de ensino. Evidenciaram também a necessidade de políticas públicas para garantir o acesso a internet de qualidade para os estudantes que residem nesta região, tal qual, o acesso à educação tendo em vista que nesse momento ocorre em formato mediado por tecnologias e ampliação implementação de projetos visando potencializar a leitura e o acesso a pesquisa e extensão. Este artigo trata da experiência realizada no projeto de Inovação pedagógica – Aprendizagem Coletiva: o laboratório de mudança como uma ferramenta de Inovação Pedagógica. O objetivo foi compreender as mudanças que ocorrem na atividade educativa que podem impulsionar aprendizagens dos estudantes em diferentes ambientes de ensino-aprendizagem. É fundamentado na Teoria da Atividade Histórico-Cultural, operando principalmente com o conceito de Aprendizagem Expansiva. A pesquisa é qualitativa, com descrição detalhada dos procedimentos adotados. Os participantes foram estudantes atendidos ao longo do projeto bem como, as pesquisadoras envolvidas. Os resultados revelaram a importância do projeto para a comunidade acadêmica, no que tange a formação de leitores, inclusão dos recursos digitais, participação social e comprometimento com as atividades de ensino. Evidenciaram também a necessidade de políticas públicas para garantir o acesso a internet de qualidade para os estudantes que residem nesta região, tal qual, o acesso à educação tendo em vista que nesse momento ocorre em formato mediado por tecnologias e ampliação implementação de projetos visando potencializar a leitura e o acesso a pesquisa e extensão. </p>2022-04-25T14:57:57-03:00Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensãohttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14031O ENSINO DE CONCEITOS DA MATEMÁTICA UTILIZANDO DADOS EXPERIMENTAIS COM A PANC PERESKIA ACULEATA MIIL DE CAMPO EXPERIMENTAL DO PIP.2022-04-25T17:13:35-03:00Carmes Ana da Rosa Batistella carmes@uft.edu.br Susana Cristine Siebeneichlersusana@uft.edu.brJuliana Paggiaro Paggiarojupaggiaro22@gmail.comArtur Viana Dantas Dantasartur.dantas@mail.uft.edu.brMarcos Rodrigues da Costa Aguiar marcos.rodrigues@mail.uft.edu.brMarcos Rodrigues da Costa Aguiar marcos.rodrigues@mail.uft.edu.brLeticia Bezerra de Almeidaleticia.almeida@mail.uft.edu.brMarcela Cristina Barbosa Garciamarcelacristina@mail.uft.edu.brBianca Ferreira Britobianca.ferreira@mail.uft.edu.brBruna Azevedo Barbosabrunaazevedo97@mail.uft.edu.brJoão Victor de Almeida Oliveiraoliveira.victor@mail.uft.edu.br Lucas Lima dos Santoslucas.lima1@mail.uft.edu.brJoice Luise Mota Lirajoice.luise@mail.uft.edu.brVictor Lima Pereiravictor.lima1@mail.uft.edu.br<p>: Este artigo refere-se ao relato de experiência didático-pedagógica, vivenciada por docentes e discentes do curso de Agronomia da Universidade Federal do Tocantins- UFT, ação do Projeto vinculado ao Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP). A Matemática foi apontada como a disciplina com maior reprovação no curso, fator que estimulou os acadêmicos a formularem, sob a orientação de docentes da disciplina e de outras correlatas, uma proposta metodológica contemplando conteúdos básicos que podem ser considerados entraves (quando não aprendidos durante a educação básica) à aprendizagem de conteúdos mais complexos, tais como Limites, Derivadas e Integrais, que complementam a ementa da referida disciplina. Prosseguiu-se, então, com sua aplicação na modalidade de Oficina, ministrada pelos acadêmicos de períodos mais avançados. Para avaliação dessa ação, foi aplicado pré e pós-teste a dezoito acadêmicos matriculados na disciplina de Matemática. Os resultados apontam que houve avanços na interação entre estudantes de diferentes estágios acadêmicos, na familiaridade com aplicativos e ferramentas facilitadoras de aprendizagem e na verificação da importância dos temas apresentados em relação às disciplinas específicas do Curso de Agronomia.</p>2022-04-25T15:08:40-03:00Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensãohttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14262TECNOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS2022-04-25T17:13:37-03:00Michelle de Jesus Pantoja Filgueiramichellefilgueira@uft.edu.brCarina da Silva Rochacarina.uft@gmail.comFernanda Oliveira Brito dos Reisfernanda.brito@mail.uft.edu.brGermana Gabriélle Assis Santosgermanaassis@gmail.comJuliana Gonçalves da Silvajuliana.goncalves@mail.uft.edu.brCláudio Cordeiro Araújoclaudiopalmas_@hotmail.com<p>Com o advento da pandemia ocasionada pelo vírus SARS-CoV-2 houve a necessidade de mudança do formato de ensino presencial para o remoto. Este Processo de Inovação Institucional Pedagógico (PIIP - Medicina) teve como objetivo minimizar os desafios dos docentes e discentes na adaptação a esse novo formato de ensino. Esse trabalho foi executado a partir de um processo seletivo de projeto e de equipe, consequentemente a implementação de um plano de execução baseado nas necessidades do público alvo. Através desse trabalho foi possível identificar as fragilidades sobre o tema dos docentes e discentes da instituição e promover ações que potencializasse o uso de ferramentas digitais no ensino remoto.</p>2022-04-25T15:34:47-03:00Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensãohttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14249TECENDO INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS DE INVENTÁRIO TURÍSTICO E CULTURAL PARA AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DA REGIÃO TURÍSTICA DAS SERRAS GERAIS – TOCANTINS2022-04-25T17:13:38-03:00Valdirene Gomes dos Santos de Jesusjesuseval@uft.edu.brAna Cláudia Macedo Sampaioanaclaudiamsampaio@uft.edu.brFilipe Vieira de Oliveirafilipeoliveira@uft.edu.brThamyris Carvalho de Andradethamyris.andrade@uft.edu.brAdelson Barbosa dos Santosadelsonhistoria2@gmail.comAgda Marques Borgesagda.marques@mail.uft.edu.brGabriela Costa Pereirapereira.costa@mail.uft.edu.brLhorrayne Barbosa Limalhorraynelimaa@gmail.comMayara Cristina Joaquimmaiara.cristina@uft.edu.brRoze Graciela Ribeiroroze.graciela@mail.uft.edu.brWillian Soares Cunhawillian.soares@mail.uft.edu.br<p>O Projeto de Inovação Pedagógica Tecendo Instrumentos Metodológicos de Inventário Turístico e Cultural para as Comunidades Quilombolas da Região Turística das Serras Gerais – Tocantins, possibilitou aos acadêmicos do Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental uma formação teórico-prática que permita, de acordo com as diretrizes do Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC): “Desenvolver pesquisas, inventários, monitoramentos e manejos de atividades turísticas de modo a garantir que o desenvolvimento dessa atividade aconteça de acordo com os princípios da sustentabilidade [...]”, destacando ainda ser uma das competências, atitudes e habilidades básicas de formação do graduando em turismo. Nesse sentido, o projeto se apresentou como uma inovação pedagógica que tece as metodologias de inventário turístico e cultural, enquanto formação teórico-prática do turismólogo, ao articular o ser-fazer profissional, mas também os saberes e fazeres da sua trajetória pessoal, tecida como uma narrativa que tem como foco a articulação do patrimônio cultural e natural das comunidades tradicionais ao desenvolvimento de um turismo inclusivo, participativo e responsável que contribua para o processo de ensino-aprendizagem do graduando em turismo enquanto participante ativo na construção do seu conhecimento e de metodologias participativas que possam contribuir diretamente com o levantamento de informações contextualizadas que possam alimentar as bases de dados dos inventários do Estado do Tocantins.</p>2022-04-25T00:00:00-03:00Copyright (c) https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14157PROJETO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA “ANJOS DA QUÍMICA”: INSIGHTS SOBRE EVASÃO, NIVELAMENTO E CURSOS PREPARATÓRIOS PARA O ENEM2022-04-25T17:13:38-03:00Ludimilla Coelho dos Santosludimillacoesant@gmail.comMarleilde dos Santos Castromarleilde.castro@mail.uft.edu.brFelipe Magalhães Marinhomagalhaes.marinho@mail.uft.edu.brCristiele Mendes Silvacristielemendes6@gmail.comBruno Henrique di Napoli Nunesbhdinapoli@gmail.comJaqueline Tavares de Jesus Oliveirajaqueline.oliveira@mail.uft.edu.brSérgio Gabriel Oliveira Duarte Ferraringabferrarini@gmail.comDouglas Azevedo Castrodacastro@mail.uft.edu.brGrasiele Soares Cavallinigrasiele@mail.uft.edu.brDouglas Henrique Pereiradoug@uft.edu.br<p>O trabalho desenvolvido pelo projeto de inovação pedagógica “Anjos da Química” objetivou avaliar os principais fatores que levam a evasão do curso de Química Ambiental e atenuar as dificuldades dos alunos durante a graduação, por meio de monitorias e cursos de nivelamento. Também foi ofertado curso pré-vestibular popular para escolas públicas e privadas. Os resultados mostram que aproximadamente 90 discentes foram atendidos pela monitoria e que quando a monitoria é corretamente trabalhada dentro da disciplina há um aumento no número de alunos aprovados. Dois diagnósticos do curso foram realizados, o primeiro entre os alunos regularmente matriculados no curso para saber as principais dificuldades encontradas e os resultados mostraram que as maiores dificuldades dos alunos são nas disciplinas de Física e Cálculo. O segundo diagnóstico do curso foi realizado com os alunos que evadiram o curso de Química Ambiental e é importante destacar que 78,6% dos alunos que desistiram do curso não conhece os programas de permanência estudantil da UFT. O curso pré-vestibular popular foi realizado em duas escolas de forma presencial, com a participação de 28 alunos e ao final 91% dos alunos que participaram afirmaram a necessidade de um curso preparatório para concorrer ao vestibular/ENEM.</p>2022-04-25T15:59:30-03:00Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensãohttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14190PROFESSOR, ONDE VOU USAR ISSO NA MINHA VIDA?2022-04-25T17:13:39-03:00Thiago Rodrigues Cavalcantethiago.cavalcante@mail.uft.edu.br<p>Este trabalho apresenta a composição e estrutura do relato do projeto Pip desenvolvido nos cursos de Licenciatura em Matemática e Mestrado Profissional em Matemática da UFT- Campus Arraias -TO. Independentemente da área de atuação, professores sempre se deparam com a pergunta título deste trabalho ou com questionamentos de mesmo teor, feitos por seus alunos e até mesmo colegas docentes. Este projeto vem no sentido de diminuir este questionamento e mostrar aos interragadores o motivo de “aquilo” estar sendo apresentado naquele contexto. Foram utilizadas várias técnicas e ferramentas tecnológicas na execução do projeto o que resultou em um evento no campus envolvendo docentes e discentes da UFT, egressos e professores colaboradores, com elaboração e apresentação de trabalhos.</p>2022-04-25T16:02:43-03:00Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensãohttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14207PODCAST “ESTUDANTE ACIMA DA MÉDIA” E O APOIO AOS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFT2022-04-27T15:41:31-03:00Andressa Feliciano Nunes Ribeiroandressa.feliciano@mail.uft.edu.brVitor Antonio Cerignoni Coelhov7coelho@yahoo.com.brBruno Ferreira Ribeirobrunofr325@gmail.comGênesis Reis Sobrinhogenesisreis96@gmail.comMelyssa Souza Carvalhomelyssa.carvalho@mail.uft.edu.brTúlio de Almeida Lopes tulio.lopes@mail.uft.edu.brVitor Araújo Chagasaraujo.vitor@mail.uft.edu.brVitor Antonio Cerignoni Coelhov7coelho@yahoo.com.br<p>O estudo teve o objetivo de proporcionar a recuperação e o fortalecimento acadêmico dos estudantes do curso de Educação Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT) por meio de um <em>Podcast </em>semanal intitulado “Estudante Acima da Média”. A pesquisa realizada configura-se como exploratória, conduzida entre os meses de julho a dezembro de 2021. Inicialmente foi realizada uma pesquisa diagnóstica com a participação de 59 estudantes a fim de coletar informações para a determinação dos temas e ações que seriam desenvolvidos, a partir deste momento os episódios do <em>Podcast</em> foram sendo elaborados semanalmente por meio do aplicativo <em>Anchor</em> e posteriormente incluido em serviços de <em>streaming</em> de áudio de forma gratuita. Foram produzidos 20 episódios. De acordo com as métricas da plataforma, 366 pessoas reproduziram os episódios. O público do <em>Podcast</em> foi composto por 53% de homens, 34% de mulheres e 12% não especificado. A maior parte dos ouvintes (60%) se concentrou na faixa etária entre 23 e 34 anos de idade. Os quatro episódios mais assistidos foram desmistificando a cinesiologia e biomecânica (98 reproduções); Fisiologia (31 reproduções); Organização da vida de estudos (31 reproduções); e Desmistificando a Anatomia (23 reproduções). Os ouvintes e estudantes aprovaram a iniciativa e foram beneficiados com o trabalho desenvolvido.</p>2022-04-25T16:06:08-03:00Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensãohttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14228RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO TUTORA NO CECLLA IPEL 2022-04-25T17:13:41-03:00Cassiane Oliveira de Souza Gomescassianeods@gmail.com<p>Relatar experiências é uma oportunidade que temos de expor os conhecimentos adquiridos e ao mesmo tempo, um meio de abrir discussões que contribuam para o aprimoramento do nosso trabalho. Com esse duplo objetivo, relatamos neste texto os resultados de nossa atuação em tutoria no CECLLA IPEL. Com foco nas “Inovações Pedagógicas no Ensino de Línguas”, auxiliamos as monitoras, no curso de leitura e produção textual de Língua Portuguesa, sendo ministrado de agosto a dezembro de 2021, cujas aulas acontecem em duas turmas, duas vezes por semana com duas horas de duração cada, de forma totalmente <em>online</em> via <em>google meet.</em></p>2022-04-25T16:08:05-03:00Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensãohttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/14364ESTRATÉGIAS DIGITAIS PARA INOVAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NAS MONITORIAS ACADÊMICAS DO CICLO BÁSICO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA UFT 2022-05-09T17:45:23-03:00Stefani Carolline Leal de Freitasstefaniclf@uft.edu.brMarilene Mantovanimarilene.mantovani@uft.edu.brRegiani Barbazelliregiani@uft.edu.brPaulo Vitoriano Pereirapaulovitoriano@uft.edu.brDanilo Nascimentodanilo.nascimento@uft.edu.brFelipe Santossilva9felipe9@gmail.comLarissa Maria Silvalarissa.peres@uft.edu.brPaulo Ricardo Silvapaulo.alexandre@uft.edu.brVictor Alexandre Souzavictoralexandre005@uft.edu.brVinícius Barrosvinicius_caina@live.com<p>As disciplinas do conteúdo matemático do Ciclo Básico do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Tocantins (UFT) são fundamentais para o desenvolvimento do profissional a ser formado. Apesar da relevância, algumas dessas disciplinas estão entre aquelas que apresentam, estatisticamente, maior dificuldade de aprendizado.Neste sentido, este PIP teve como proposta a manutenção do auxílio de monitores à algumas disciplinas do conhecimento matemático e a criação de conteúdo para o perfil @matematicanaeletrica, no Instagram. O processo ensino-aprendizagem foi incrementado por meio de conteúdos que abordaram: recursos matemáticos aplicados à prática profissional; mapas mentais das disciplinas monitoradas; assuntos da matemática e elétrica, e lives com egressos do curso.</p>2022-05-09T17:30:52-03:00Copyright (c) 2022 Capim Dourado: Diálogos em Extensão