QUÍMICA E CULTURA INDÍGENA: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE CREME HIDRATANTE CONTENDO PLANTAS MEDICINAIS.

Autores

  • João Vitor Vivan Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0001-6826-6049
  • Beatriz dos Santos Barbosa Barreto Universidade Federal do Tocantins
  • Bruno Aguiar Araujo Vanderlei Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0009-0005-8457-0071
  • Mathews Moreira Rodrigues Universidade Federal do Tocantins
  • Vitoria Brito Oliveira Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0003-3018-8000
  • Nathanael Ribeiro dos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Michelle Budke Costa Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-5603-9866
  • Melissa Budke Rodrigues Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/HIDRAPLANT

Palavras-chave:

Cultura indígena, Creme hidratante, Plantas medicinais, Ensino de Química Orgânica

Resumo

Recentemente, novos estudos vêm sendo propostos para a inclusão da cultura indígena no Ensino de Química por meio de atividades experimentais, oficinas ou aulas temáticas. Com isso, o presente trabalho objetiva relatar as experiências vivenciadas através do desenvolvimento do projeto de extensão com escolas de Gurupi e região envolvendo temáticas voltadas para a extração de espécies de plantas medicinais indígenas e a produção de creme hidratante. Com o desenvolvimento das atividades, foi possível relacionar os conhecimentos indígenas com a Química Orgânica, promover saúde, bem-estar e estimular a inclusão social, sendo uma proposta válida para uma abordagem nas escolas de forma interdisciplinar.

Biografia do Autor

João Vitor Vivan, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Química Licenciatura pelo Instituto Federal do Tocantins, Câmpus Paraíso. Atualmente é mestrando em Química pelo Programa de Pós-graduação em Química pela Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Gurupi.

Beatriz dos Santos Barbosa Barreto, Universidade Federal do Tocantins

Aluna de Graduação do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Gurupi.

Bruno Aguiar Araujo Vanderlei, Universidade Federal do Tocantins

Aluno de Graduação do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Gurupi.

Mathews Moreira Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Aluno de Graduação do curso de Química Ambiental da Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Gurupi.

Vitoria Brito Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Aluna de Graduação do curso de Química Ambiental da Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Gurupi.

Nathanael Ribeiro dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Aluno de Graduação do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Gurupi.

Michelle Budke Costa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Química pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora no Departamento de Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Medianeira e nos Programas de Pós Graduação em Tecnologias Ambientais e no mestrado profissional em Química PROFQUI.

Melissa Budke Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria – Câmpus de Santa Maria.

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Publicado

2025-10-24

Como Citar

Vitor Vivan, J., dos Santos Barbosa Barreto, B., Aguiar Araujo Vanderlei, B., Moreira Rodrigues, M., Brito Oliveira, V., Ribeiro dos Santos, N., … Budke Rodrigues, M. (2025). QUÍMICA E CULTURA INDÍGENA: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE CREME HIDRATANTE CONTENDO PLANTAS MEDICINAIS. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(2), 216–242. https://doi.org/10.20873/HIDRAPLANT

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