MATERIAL EDUCATIVO PARA GESTANTES DO POVO INDIGENA AKWẼ-XERENTE
DOI:
https://doi.org/10.20873/AKWEXERENTEPalavras-chave:
Saúde Indígena, Pré-natal, GravidezResumo
Objetivou-se elaborar um material educativo relacionado a gravidez, parto e puerpério destinado às mulheres indígenas da etnia Xerente, por meio de estudo metodológico, realizado em Tocantínia/TO. Participaram da validação 11 especialistas, aplicando-se instrumento subdividido em Conteúdo, Linguagem e Ilustrações. Foram aceitos como concordantes valores de Content Validity Ratio (CRV) acima de 0,63. O material educativo apresenta-se em formato de cartilha, para a sistematização do conteúdo foram identificados os temas considerados mais relevantes a partir de revisão de literatura e de demandas elencadas pelos profissionais que atuam nas povos indígenas. A cartilha é válida, foi traduzida para a língua Akwẽ e auxiliará os profissionais na interação com gestantes da etnia Akwẽ-Xerente.
Referências
ALVES, L. M. et al. Luto na maternidade: validação de uma cartilha sobre cuidados em situação de óbito perinatal. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem) - Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, 2020. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/. Acesso em: 10 ago. 2023.
BARRETO, C. T. G. et al. Baixo peso ao nascer, prematuridade e restrição de crescimento intra-uterino: resultados dos dados de base da primeira coorte de nascimentos indígenas no Brasil (coorte de nascimentos Guarani). BMC Pregnancy Childbirth, London, v. 20, n. 748, p. 748, 2020. DOI 10.1186/s12884-020-03396-8.
BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.
BRASIL. Ministério da Saúde. Unidades da Saúde Indígena contam com nova classificação para subtipos de estabelecimentos no CNES. Brasília: Ministério da Saúde, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2017/agosto/unidades-da-saude-indigena-contam-com-nova-classificacao-para-subtipos-de-estabelecimentos-no-cnes. Acesso em: 15 jan. 2023.
ECHER, I. C. The development of handbooks of health care guidelines. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 13, n. 5, p. 754-757, 2005. DOI 10.1590/s0104-11692005000500022.
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA. Manual de assistência pré-natal. 2. ed. São Paulo: FEBRASGO, 2014. Disponível em: https://www.abenforj.com.br/site/arquivos/manuais/304_Manual_Pre_natal_25SET.pdf. Acesso em: 1 mar. 2023. Corrigi autoria, verificar e alterar no texto.
FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE. Política Nacional de Atenção à Saúde dos povos indígenas. 2. ed. Brasília: FUNASA, 2002. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_saude_indigena.pdf. Acesso em: 5 jun. 2023.
GARNELO, L. et al. Assessment of prenatal care for indigenous women in brazil: findings from the first national survey of indigenous people’s health and nutrition. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 35, p. e00181318, 2019. Suppl. 3. DOI 10.1590/0102-311x00181318.
GIBERTI, A. C. Nascendo, encantando e cuidando: uma etnografia do processo de nascimento nos Pankararu de Pernambuco. 2013. 196 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, 2013. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-10102013-011036/publico/MESTRADOACGIBERTI2013.pdf. Acesso em: 8 jan. 2024.
GOLICKI, D.; KRZYSIAK, M.; STRZELCZYK, P. Translation and cultural adaptation of the polish version of “Disabilities of the Arm, Shoulder and Hand” (DASH) and quickdash questionnaires. Value Health, Malden, v. 16, n. 7, p. A323-636, 2013. DOI 10.1016/j.jval.2013.08.1706.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Os indígenas no censo demográfico 2010: primeiras considerações com base no quesito cor ou raça. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/indigenas/indigena_censo2010.pdf. Acesso em: 16 jan. 2023.
IVENICKI, A. Lifelong learning in multicultural Brazil: challenges for higher education. In: SLOWEY, M.; SCHUETZE, H. G.; ZUBRZYCKI, T. (ed.). Inequality, innovation and reform in higher education. Berlin: Springer, 2020. p. 145-157.
KAMINSKI, L. S. et al. Práticas de mulheres indígenas mediante seu processo gestacional, pré-natal, parto e puerpério. Research Society and Developtment, Itabira, v. 11, n. 10, p. e541111032200, 2022. DOI 10.33448/rsd-v11i10.32200.
KRIEGER, W. B.; KRIEGER, G. C. (org.). Dicionário escolar xerente-português, português-xerente. In: NÚCLEO DE ESTUDOS E ASSUNTOS INDÍGENAS. Dicionário escolar indígena Akwe-Xerente. Rio de Janeiro: Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira, 1994.
LIMA, A. C. M. A. C. C. et al. Construção e validação de cartilha para prevenção da transmissão vertical do HIV. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 181-189, 2017. DOI 10.1590/1982-0194201700028.
LIMA, C. M. A. et al. Iniciação sexual, gestação, parto e puerpério em povos indígenas do Brasil: uma breve revisão integrativa. Revista de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, v. 1, n. 1, p. 86-101, 2018. Disponível em: https://revista.saude.ms.gov.br/index.php/rspms/article/view/11. Acesso em: 8 jan. 2024.
MENDES, A. P. M. et al. O desafio da atenção primária na saúde indígena no Brasil. Revista Panamericana de Salud Publica, Washington, v. 42, p. 1-6, 2018. DOI 10.26633/rpsp.2018.184.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
MOLITERNO, A. C. M. et al. The pregnancy and delivery process among Kaingang women. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 22, n. 2, p. 293-301, 2013. DOI 10.1590/S0104-07072013000200004.
PAVINATI, G. et al. Tecnologias educacionais para o desenvolvimento de educação em saúde: uma revisão integrativa. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, Umuarama, v. 26, n. 3, p. 328-349, 2022. DOI 10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8844.
POLIT, D. F.; BECK, C. T. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
RODRIGUES, L. N. et al. Construction and validation of an educational booklet on care for children with gastrostomy. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 73, n. 3, p. e20190108, 2020. DOI 10.1590/0034-7167-2019-0108.
SANTOS, L. M. et al. Construção e validação do conteúdo da cartilha para crianças “É hora de pegar minha veia: o que eu faço?”. Revista Mineira de Enfermagem, Belo Horizonte, v. 25, n. 1, p. e-1370, 2021. DOI 10.5935/1415-2762-20210018.
SCALCO, N.; NUNES, J. A.; LOUVISON, M. Controle social no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena: uma estrutura silenciada. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 29, n. 3, p. e200400, 2020. DOI 10.1590/s0104-12902020200400.
SECRETARIA DE SAÚDE INDÍGENA. Relatório situacional do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena Tocantins. Brasília: Secretaria de Saúde Indígena, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/chamamentos-publicos/2023/chamamento-publico-sesai-ms-no-01-2023/anexo-xvi-relatorio-situacional-dsei-tocantins.pdf. Acessp em: 16 jun. 2023.
SEIXAS, G. E. C. et al. Board game on healthy lifestyle for people with coronary artery desease. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 32, p. e20220294, 2023. DOI 10.1590/1980-265X-TCE-2022-0294en.
SENA, J. F. et al. Validation of educational material for the care of people with intestinal stoma. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 28, p. e3269, 2020. DOI 10.1590/1518-8345.3179.3269.
TENANI, F. et al. Povos Indígenas: análise da mortalidade indígena na infância. In: SEMANA DA DIVERSIDADE HUMANA, 4., 2019, Porto Velho (RO). Anais […]. Porto Velho: Centro Universitário São Lucas, 2019. p. 1-2.
WILD, C. F. et al. Validation of educational booklet: an educational technology in dengue prevention. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 72, n. 5, p. 1318-1325, 2019. DOI 10.1590/0034-7167-2018-0771.
WILSON, F. R.; PAN, W.; SCHUMSKY, D. A. Recalculation of the critical values for Lawshe’s content validity ratio. Measurement and Evaluation in Counseling and Development, Alexandria, v. 45, n. 3, p. 197-210, 2012. DOI 10.1177/0748175612440286.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. World health statistics 2023: monitoring health for the SDGs, sustainable development goals. Geneva: WHO, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Capim Dourado: Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.