A AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NUM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO NO SERVIÇO SOCIAL EM EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/AVALIAPROC

Palavras-chave:

Serviço Social, Formação Profissional, Supervisão de estágio, Avaliação

Resumo

Este estudo objetiva refletir sobre a experiência de extensão no que tange ao estágio e supervisão sistemática no cotidiano do estágio e propiciar conhecimentos acerca da avaliação qualitativa e participativa da tríade supervisor (a) de campo, acadêmico (a) e alunos (a). Entende-se que a avaliação é um processo contínuo que ocorre dia após dia, com o intuito de propiciar uma avaliação qualitativa, pautada no diálogo, resultantes do processo de formação profissional (estágio e supervisão). No processo de avaliação surge a possibilidade dos (as) envolvidos (as), dialogarem para definirem de forma conjunta o planejamento e novas formas de estudo para melhor compreensão dos serviços socioassistenciais. A supervisão de estágio exige planejamento, acompanhamento e avaliação de forma contínua e permanente.

Biografia do Autor

Célia Maria Grandini Albiero, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Assistente Social, Graduada em Serviço Social pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru (ITE/SP), 1985; Mestra e Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), 2000 e 2006. Pós-Doutora pela Universidade Federal de Goiás (UFG/GO), 2023-2024. Docente da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFT, desde 2008.

Cristiane Pereira Barbosa Almeida, Unopar

Assistente Social, Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e especialista em Gestão Pública e Gestão do Sistema Único de Assistência Social pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar). Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e docente da Unopar.

Referências

ALBIERO, Célia Maria Grandini. ‘Supervisão Sistemática’ e ‘Avaliação Qualitativa’ no estágio em Serviço Social. In: ALBIERO, Célia Maria Grandini; LIMA, Giselli de Almeida Tamarozzi; ARAÚJO, Gislene Ferreira da Sila; AIZZA, Leila Eliane. Formação e exercício profissional em serviço social: desafios presentes na realidade tocantinense. 1 ed. Curitiba: CRV, 2017.

Conselho Federal de Serviço Social (Cfess). Código de Ética do /a Assistente Social - Lei 8.662/1993 de Regulamentação da Profissão. Aprovado em 13 de março de 1993, com as alterações Introduzidas pelas Resoluções Cfess nº 290/1994, 293/1994, 333/1996 e 594/2011. 10ª Edição Revista e Atualizada - Texto com adequação de linguagem de gênero, conforme deliberação do 39º Encontro Nacional Cfess-Cress.http://www.cfess.org.br/arquivos/2019CfessCEP-Trilingue-Site.pdf. Último acesso: 16/03/2021.

GUERRA, Yolanda; BRAGA, Maria Elisa. Supervisão em Serviço Social. In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Cfess/Abepss, 2009.

LEWGOY, Alzira Maria Baptista. Supervisão de estágio em serviço social: desafios para a formação e exercício profissional. São Paulo: Cortez, 2009.

Downloads

Publicado

2025-10-24

Como Citar

Grandini Albiero, C. M., & Pereira Barbosa Almeida, C. . (2025). A AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NUM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO NO SERVIÇO SOCIAL EM EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(2), 79–90. https://doi.org/10.20873/AVALIAPROC

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)