EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS, FORMATIVAS E DIALÓGICAS DO PIP FILO

Autores

  • José Soares das Chagas UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT https://orcid.org/0000-0002-0149-5274
  • Gustavo Henrique Lima Ferreira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Paulo Sérgio Gomes Soares Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Oderlani Vieira da Silva Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Letícia Neves T. dos Santos Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Ígor Santos Lopes Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Adriano Luiz Maropo Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Bruno Marcelo de Paula Pires Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Weslley Pereira de Souza Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • João Vitor W. M. M. dos Santos Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Ana Luísa W. M. M. dos Santos Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14179

Palavras-chave:

Inovação Pedagógica, Ferramentas Pedagógicas, Paulo Freire

Resumo

O presente texto é um relato da experiência do Projeto de Inovação Pedagógica do curso de Filosofia (PIP FILO) da Universidade Federal do Tocantins. O projeto teve início em junho de 2021 e sua finalização em dezembro do mesmo ano. O intuito do projeto foi proporcionar a utilização de novas ferramentas digitais para as práticas pedagógicas de ensino. O conteúdo aqui descrito faz parte de um curso de formação digital promovido pelo PIP FILO e que contou com a colaboração do curso de Teatro e do Residência Pedagógica. O projeto se desenvolveu junto com um Tutor  e com Monitores de Inovação Pedagógica (MIPs) por dois caminhos; (1) a utilização de ferramentas digitais como prática pedagógica por meio de cursos, oficinas, lives e palestras, (2) a realização de uma chuva de ideias que foi organizada no mindmeister, no qual restringindo-nos à pesquisa sobre fakes news atribuídas a Paulo Freire e que acrescentamos a essa pesquisa uma dose de humor dos cínicos gregos.

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Publicado

2022-04-25

Como Citar

Soares das Chagas, J., Henrique Lima Ferreira, G. ., Sérgio Gomes Soares, P. ., José de Pinho, M. ., Vieira da Silva, O., Neves T. dos Santos, L. ., … Ana Luísa W. M. M. dos Santos. (2022). EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS, FORMATIVAS E DIALÓGICAS DO PIP FILO. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 5(1), 93–105. https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14179

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