APRENDIZAGEM COLETIVA: O LABORATÓRIO DE MUDANÇA COMO UMA FERRAMENTA DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Luciana Pereira Sousa Universidade Federal do Tocantins (UFT) https://orcid.org/0000-0002-4498-9047
  • Camila de Almeida Marques Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Vitória de Sousa Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Claudia Regina Pereira Ramos de Castro Universidade Federal do Tocantins (UFT) https://orcid.org/0000-0003-0953-9232

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14178

Palavras-chave:

Inovação pedagógica, Atividade de aprendizagem; Ambientes de aprendizagem

Resumo

Este artigo trata da experiência realizada no projeto de Inovação pedagógica – Aprendizagem Coletiva: o laboratório de mudança como uma ferramenta de Inovação Pedagógica. O objetivo foi compreender as mudanças que ocorrem na atividade educativa que podem impulsionar aprendizagens dos estudantes em diferentes ambientes de ensino-aprendizagem. É fundamentado na Teoria da Atividade Histórico-Cultural, operando principalmente com o conceito de Aprendizagem Expansiva. A pesquisa é qualitativa, com descrição detalhada dos procedimentos adotados. Os participantes foram estudantes atendidos ao longo do projeto bem como, as pesquisadoras envolvidas. Os resultados revelaram a importância do projeto para a comunidade acadêmica, no que tange a formação de leitores, inclusão dos recursos digitais, participação social e comprometimento com as atividades de ensino. Evidenciaram também a necessidade de políticas públicas para garantir o acesso a internet de qualidade para os estudantes que residem nesta região, tal qual, o acesso à educação tendo em vista que nesse momento ocorre em formato mediado por tecnologias e ampliação implementação de projetos visando potencializar a leitura e o acesso a pesquisa e extensão.     Este artigo trata da experiência realizada no projeto de Inovação pedagógica – Aprendizagem Coletiva: o laboratório de mudança como uma ferramenta de Inovação Pedagógica. O objetivo foi compreender as mudanças que ocorrem na atividade educativa que podem impulsionar aprendizagens dos estudantes em diferentes ambientes de ensino-aprendizagem. É fundamentado na Teoria da Atividade Histórico-Cultural, operando principalmente com o conceito de Aprendizagem Expansiva. A pesquisa é qualitativa, com descrição detalhada dos procedimentos adotados. Os participantes foram estudantes atendidos ao longo do projeto bem como, as pesquisadoras envolvidas. Os resultados revelaram a importância do projeto para a comunidade acadêmica, no que tange a formação de leitores, inclusão dos recursos digitais, participação social e comprometimento com as atividades de ensino. Evidenciaram também a necessidade de políticas públicas para garantir o acesso a internet de qualidade para os estudantes que residem nesta região, tal qual, o acesso à educação tendo em vista que nesse momento ocorre em formato mediado por tecnologias e ampliação implementação de projetos visando potencializar a leitura e o acesso a pesquisa e extensão.     

Referências

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Publicado

2022-04-25

Como Citar

Sousa, L. P., de Almeida Marques, C., de Sousa , V., & Pereira Ramos de Castro , C. R. . (2022). APRENDIZAGEM COLETIVA: O LABORATÓRIO DE MUDANÇA COMO UMA FERRAMENTA DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 5(1), 234–246. https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14178