DEIXA EU TE CONTAR: existe alegria no meu “arraiá”

Autores

  • Débora Cristiana Alves Soares de Albuquerque Universidade Federal do Tocantins
  • Débora Cristiana Alves Soares de Albuquerque Universidade Federal do Tocantins
  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins
  • Fabíola Andrade Pereira Universidade Federal do Tocantins
  • Wellington Mota de Sousa Universidade Federal do Tocantins
  • Marina Carla da Cruz da Cruz Queiroz Secretaria Municipal de Palmas- TO

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n2p190

Palavras-chave:

Terceira Idade;, Atividade F´sica, Complexidade

Resumo

Este texto tem como objetivo relatar a vivência de uma senhora em tempos de pandemia. Essa experiência ocorreu em uma cidade do interior do Tocantins e é fruto de um Projeto de Extensão da Universidade Federal do Tocantins por meio do GATI- Grupo de Apoio a Terceira Idade. O intuito do Projeto é promover ações que elevem a autoestima e também a qualidade de vida dos idosos, demonstrando que mesmo em tempos difíceis a universidade tem conduzido ações de extensão dando visibilidade para o idoso.

Biografia do Autor

Débora Cristiana Alves Soares de Albuquerque, Universidade Federal do Tocantins

Pedagoga, mestranda em Educação pela UFT-TO, especialista em Gestão Escolar, Orientação Educacional e Didática do Ensino Superior. Formadora de professores na Semed - Dianópolis e Prof.ª na Universidade Estadual do Tocantins-Unitins.

Débora Cristiana Alves Soares de Albuquerque, Universidade Federal do Tocantins

Pedagoga, mestranda em Educação pela UFT-TO, especialista em Gestão Escolar, Orientação Educacional e Didática do Ensino Superior. Formadora de professores na Semed - Dianópolis e Prof.ª na Universidade Estadual do Tocantins-Unitins.

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Currículo e Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- SP). Professora do Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura e do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins. Líder do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras- RIEC-TO.  

Fabíola Andrade Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS (2001). É ESPECIALISTA em Administração e Supervisão Escolar, pela Universidade de Amparo em São Paulo. É MESTRE em Educação pela UFPB (2008). É DOUTORA em Educação vinculada à linha de pesquisa Educação Popular do PPGE do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (2016). Atuou como docente do curso de Pedagogia do Campus de Miracema do Tocantins. Atuou ainda como Coordenadora Pedagógica da UMA - Universidade da Maturidade no período de 2009 a 2011 e no ano de 2013, na coordenação pedagógica do curso de Pedagogia/PARFOR no campus de Tocantinópolis no período de julho de 2014 a fevereiro de 2016. Atualmente é professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal do Tocantins no Campus Universitário de Tocantinópolis. Atua desde agosto de 2018 no projeto /subprojeto UFT/ Campus de Tocantinópolis como Coordenadora de Área no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e na Coordenação do GATI - Grupo de Apoio da Terceira Idade. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Alfabetização de Pessoas Jovens e Adultas, Educação de Idosos, Educação e Envelhecimento.

Wellington Mota de Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Licenciado em Educação Física pelo Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão - Unisulma/Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras- RIEC-TO, orientando da professora Doutora Maria José de Pinho.

Marina Carla da Cruz da Cruz Queiroz, Secretaria Municipal de Palmas- TO

Professora da Rede Municipal de Palmas- TO, pedagoga, mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins, membro da Rede Internacional de Escolas Criativas- RIEC-Brasil.

Referências

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018.

Downloads

Publicado

2020-05-30

Como Citar

Alves Soares de Albuquerque, D. C., Alves Soares de Albuquerque, D. C., José de Pinho, M. ., Andrade Pereira, F. ., Mota de Sousa, W. ., & da Cruz Queiroz, M. C. da C. (2020). DEIXA EU TE CONTAR: existe alegria no meu “arraiá”. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 3(2), 190–198. https://doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n2p190

Edição

Seção

Relatos de experiências de Extensão em tempos de pandemia da Covid-19 I

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)