FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PAULO FREIRE: CONCEITO E HISTORICIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft-v5n2/15228

Palavras-chave:

Formação de Professores, Emancipação, Práxis, Dialogicidade, Pedagogia do Oprimido

Resumo

O artigo discute as condições e possibilidades da teoria pedagógica de Paulo Freire informar uma teoria da formação humana e particularmente, da formação de professores. Trata-se de um estudo teórico-conceitual centrado na literatura pedagógica de Paulo Freire. O trabalho ancorou-se na Hermenêutica como metodologia de investigação por considerar que este procedimento racional permite apreender os sentidos e significados do discurso pedagógico freireano elaborados no diálogo crítico e fecundo do autor em sua relação com o mundo. A concepção freireana de educação como emancipação permanente do gênero humano orienta o sentido e o significado da formação de professores como um processo sociocultural que incorpora as dimensões da formação inicial e continuada.

Biografia do Autor

Jose Carlos Silveira Freire, UFT

Professor Curso de Pedagogia -UFT - Miracema - Pedagogo. Mestre em Educação - FE - UFG. Atua na área de Prática de Ensino e Estagio Supervisionado. Doutorando em Educação FE-UFG. 

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, UEPA

Ivanilde Apoluceno de Oliveira realizou pós-doutoramento em educação na Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro em junho de 2010. Concluiu o doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2002. Realizou, em 2001, doutorado sanduiche na UNAM e UAM-Iztapalapa no México, com estudos sobre ética com o filósofo Enrique Dussel. Realizou mestrado em Educação Popular na UFPB. É graduada em Filosofia pela UFPA. Atualmente é Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e professora titular da Universidade do Estado do Pará. Coordena o Procad-Amazônia do PPGED-UEPA-CAPES desde 2018. Coordena o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da UEPA. É editora da Revista Cocar. Coordena a Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Coordena a Rede de Educação Inclusiva da Amazônia. É Pesquisadora do Observatório Nacional de Educação Especial, da Rede Freireana de Pesquisadores, da Rede Luso-brasileira de Alfabetização de Jovens e Adultos, da Rede Interculturalidade e Movimentos Sociais - Rede Mover, da Rede de Investigadoras/es educativos en México - REDIEE e Rede Internacional de Investigadores e Participantes sobre Integração/Inclusão Educativa (RIIE). Exerceu a vice-presidencia Norte da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED de dezembro de 2019 a dezembro de 2021. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA de 2014 a 2021. Exerceu a coordenação do Forpred Norte de 2016 a 2018. Exerceu a vice-coordenação do Forpred Norte de outubro de 2015 a outubro de 2016. Exerceu a coordenação do FEPAE no período de outubro de 2014 a outubro de 2015. Exerceu a coordenação do Fórum de Editores de Periódicos em Educação do Norte e Nordeste no período de 2012 a 2013. Exerceu a vice-coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA de 2010 a março de 2012.. Exerceu a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA (2003-2007), a Vice-coordenação do Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação das Regiões Norte e Nordeste (2005-2007), a direção do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (1996-1998), a vice-direção do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Pará (1990-1991) e a coordenação do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará (1988-1990). Bolsista produtividade do CNPq - PQ2 desde 2017. Atua na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Educação Popular e Educação Inclusiva, envolvendo ações educacionais com infância, crianças e com jovens e adultos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: educação, educação especial, educação de jovens e adultos, inclusão, educação popular, filosofia, Filosofia da Educação e ética.

Neila Barbosa Osório, UFT

Pós-Doutorado em Educação pela UEPA/PA. Doutora em Ciência do Movimento Humano pela UFSM/RS. Mestrado em Educação pela UNESP de Marilia/SP. Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica Dom Bosco/MS1981. Pesquisadora produtividade pela FAPT-TO, foi premiada em 1999, como Pioneira em Educação de Velhos no Estado de Mato Grosso do Sul. Em 2004, ingressa como professora pesquisadora na Universidade Federal do Tocantins no Colegiado de Pedagogia. Docente do Programa Pós-Graduação em Educação-PPGE/UFT na linha de Pesquisa Estado, Sociedade e Práticas Educativas. Membro do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia/PGEDA na linha Saberes, Linguagem e Educação. Autora do Programa Universidade da Maturidade - UMA, que é referência em Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil em 2012. Pesquisa atualmente as Políticas Sociais do Envelhecimento na Amazônia Legal, Direito do Idoso e as Políticas Públicas Intergeracionais. Recebeu título de Atitude Cidadã em 2009. Em 2010 recebeu título de Cidadã Arraiana/TO, em 2013 cidadã Tocantinense e 2012 cidadã Palmense e em 2015 cidadã Araguainense pelos relevantes serviços prestados aos adultos e velhos em 2013 recebe pela segunda vez o prêmio de Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil. Possui livros sobre Educação de velhos na Universidade, Relações Intergeracionais e Instituições de Longa Permanência e Relação Avós e Netos. É coordenadora do grupo de pesquisa Educação Intergeracional e Altas Habilidades.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Cultura rebelde: escritos sobre a educação popular ontem e agora. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.

CURY, Carlos Roberto Jamil. A questão da autonomia universitária. Educação em revista. Belo Horizonte-MG: Faculdade de Educação, 1989

FREIRE, P. Conscientização. São Paulo, Moraes, 1980

FREIRE, Paulo. Educação como Pratica da Liberdade. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a pratica educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE. Ana Maria Araújo. Relato, In: GADOTTI. Moacir. Paulo Freire – uma bibliografia. Cortez Editora. Instituto Paulo Freire, 1996.

FREIRE. Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. Ed. Rio e janeiro. Paz e Terra. 1987.

KOHAAN, Walter. Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio, 2019.

LIBÂNEO, José Carlo. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 28. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

MARX. Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.

MOREIRA, Carlos Eduardo. Criticidade. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKISKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

FREIRE. Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Epistemologia e Educação: bases conceituais e racionalidades cientificas e históricas. Petropolis, RJ: Vozes, 2016.

SANTIAGO, Maria Eliete; BATISTA NETO, José. Formação de professores em Paulo Freire: uma filosofia como jeito de Ser-estar e fazer pedagógicos. Revista e-Curriculum, vol. 7, n°. 3, diciembre, 2011, p. 1-19. PUC-SP.

SCOCUGLIA, Afonso Celso A História das ideias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas. João Pessoa: Ed. Universitária. UFPB, 1999

ZITKISKI, Jaime. Diálogo/Dialogicidade. In: STRECK, Danilo R.: REDIN, Euclides; ZITKISKI, Jaime. José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

Downloads

Publicado

2023-02-02

Como Citar

Silveira Freire, J. C., Apoluceno de Oliveira, I., & Barbosa Osório, N. (2023). FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PAULO FREIRE: CONCEITO E HISTORICIDADE. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 5(2), 17–39. https://doi.org/10.20873/uft-v5n2/15228