O FASCINANTE MUNDO DA PROGRAMAÇÃO: GERAÇÃO DE SUPLEMENTOS ACADÊMICOS
DOI:
https://doi.org/10.20873/FASCMUNDPalavras-chave:
Inovação Pedagógica, O Fascinante Mundo da Programação, Lógica de Programação, Suplementos AcadêmicosResumo
O Projeto de Inovação Pedagógica "O Fascinante Mundo da Programação" tem sido uma iniciativa desenvolvida desde o ano de 2021 até 2023, visando abordar as carências identificadas nos componentes curriculares de alta retenção do Curso de Ciência da Computação, da Universidade Federal do Tocantins. Uma das principais deficiências diagnosticadas foi a falta de habilidades em lógica de programação entre os discentes do curso. Este projeto tem como objetivo reduzir a evasão e melhorar o desempenho dos alunos em disciplinas de alta retenção, como lógica de programação, por meio de uma abordagem integrada de ensino e extensão. As iniciativas incluem monitorias personalizadas, um curso de nivelamento em programação, desenvolvimento de materiais didáticos e ações voltadas à inclusão social. Utilizando metodologias ágeis como Scrum e Kanban, o projeto também promoveu atividades de extensão comunitária, como oficinas e minicursos para os alunos durante a Semana Acadêmica do Curso de Ciência da Computação. Os resultados indicam impacto positivo na experiência acadêmica dos alunos e avanços na educação em programação, consolidando o caráter indissociável entre ensino, pesquisa e extensão.
Referências
BENDER, W.N. Aprendizagem Baseada em Projetos: Educação Diferenciada para o Século XXI. Porto Alegre-RS, Ed. Penso; 2014.
BRUM, L.F. Uso de Ferramentas de Metodologias Ágeis no Processo de Ensino Aprendizagem no Ensino Superior. Atitude, Porto Alegre, p. 37-45, 2008. Disponível em: https://antigo.faculdadedombosco.net/wp-content/uploads/2019/05/Revista-Atitude-28.pdf . Acesso em: 20/07/2023.
CAMARGO, F; DAROS, T. A Sala de Aula Inovadora: Estratégias Pedagógicas para Fomentar o Aprendizado Ativo. Porto Alegre-RS, Ed. Penso; 2018.
CERQUEIRA Andrade, I., Guimarães Silva, Y., Gabriel Alves de Souza, J., Carlos Porto do Carmo, L., Dias dos Santos, T., Catão Montenegro, E., Santos Marçal, Érick. (2024). O FASCINANTE MUNDO DA PROGRAMAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DO GUIA DO ALUNO. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(2). https://doi.org/10.20873/piip_17030
FONTES, M.H.F. Implantação De Metodologia Ágil De Projetos Com Uso Do Scrum E Kanban Na Produção De Conteúdos Educacionais. São Paulo, SP. Dissertação de Mestrado. Universidade Presbiteriana Mackenzie; 2020. Disponível em: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/27937 . Acesso em: 20/07/2023.
FRANCISCO, Klesley Goncalves. Análise De Dados Educacionais Para Determinação De Perfis De Evasão Universitária. Palmas, TO. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal do Tocantins - UFT; 2021. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/3189 . Acesso em: 20/07/2023.
MARTINS, G. A. de S.; SANTOS, T. D. dos; SILVA, W. G. da; SIQUEIRA, G. B. de; MARINHO, G. S. P. Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável. Editora CRV, 2024. ISBN 978-65-251-5959-1. DOI 10.24824/978652515958.4
ONU, Organização das Nações Unidas. 2015. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf . Acesso em 20/07/2023.
PPC, C. C. 2022. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação (PPC), da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Disponível em: https://docs.uft.edu.br/share/s/BvAiiUlxTsCJskOgzTxKyw. Acesso em: 21/07/2023.
SANTOS, T. D. 2021a. Projeto de Inovação Pedagógica: O Fascinante Mundo da Programação. Disponível em: https://docs.uft.edu.br/share/s/Eq8AwLf5ST245x5biwA5Dw. Acesso em: 21/07/2023.
SANTOS, T. D.; CALIXTO, T. F.; GUIMARÃES, D. J.; SANTOS, J. P.; TAVARES, L. L. M.; FRIZZERA, H. C.; ALVES, W. R.; MIRANDA, E. G. R.; NASCIMENTO, Y. S. Guia do Aluno do Curso de Ciência da Computação. 1 ed., Palmas-TO, EdUFT; 2021b. Disponível em: https://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/3207 . Acesso em 20/07/2023.
SANTOS, T. D. 2022a. Projeto de Inovação Pedagógica: O Fascinante Mundo da Programação. Disponível em: https://docs.uft.edu.br/share/s/69Nnth6cQdKm9D7lPbTsHw. Acesso em: 21/07/2023.
SANTOS, T. D; MARINHO, L. F. S.; MAIA FILHO, N. N.; MONTENEGRO, E. C.; TAVARES, L. L. M.; SILVA, Y. G.; SILVA, A. T. R. Guia do Aluno do Curso de Ciência da Computação. 2 ed., Palmas-TO, SISBIB/UFT; 2022b. Disponível em: https://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/4480 . Acesso em 20/07/2023.
SANTOS, T.D. et all. Anais da Semana Integrada de Computação, Engenharias e Tecnologias Emergentes: Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. Academic Journal on Computing, Engineering and Applied Mathematics. 4, 2 (out. 2023a).
DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2023.v4n2
SANTOS, T.D. dos 2023. Editorial (Português): Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. Academic Journal on Computing, Engineering and Applied Mathematics. 4, 2 (out. 2023b), xi-xviii. DOI:https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2023.v4n2.pxi-xviii.
SANTOS, T. D. 2023c. Projeto de Inovação Pedagógica: O Fascinante Mundo da Programação. Disponível em: https://docs.uft.edu.br/share/s/6dyBwdy_Q--uXUJk9UZIGw. Acesso em: 21/07/2023.
THOMAS, G; PRING, R. Educação Baseada em Evidências: a utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Porto Alegre-RS, Ed. Artmed; 2007.
PNAEC. Educação Baseada em Evidências: o Programa de Nivelamento e Acompanhamento das Engenharias e Computação. Disponível em: https://ava.uft.edu.br/palmas/course/view.php?id=5651. Acesso em 15/07/2023.
ZORZO, A. F.; NUNES, D.; MATOS, E.; STEINMACHER, I.; de ARAUJO, R. M.; CORREIA, R.; MARTINS, S. Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação. In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO (SBC). 153p, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Capim Dourado: Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.