O FASCINANTE MUNDO DA PROGRAMAÇÃO: GERAÇÃO DE SUPLEMENTOS ACADÊMICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/FASCMUND

Palavras-chave:

Inovação Pedagógica, O Fascinante Mundo da Programação, Lógica de Programação, Suplementos Acadêmicos

Resumo

O Projeto de Inovação Pedagógica "O Fascinante Mundo da Programação" tem sido uma iniciativa desenvolvida desde o ano de 2021 até 2023, visando abordar as carências identificadas nos componentes curriculares de alta retenção do Curso de Ciência da Computação, da Universidade Federal do Tocantins. Uma das principais deficiências diagnosticadas foi a falta de habilidades em lógica de programação entre os discentes do curso. Este projeto tem como objetivo reduzir a evasão e melhorar o desempenho dos alunos em disciplinas de alta retenção, como lógica de programação, por meio de uma abordagem integrada de ensino e extensão. As iniciativas incluem monitorias personalizadas, um curso de nivelamento em programação, desenvolvimento de materiais didáticos e ações voltadas à inclusão social. Utilizando metodologias ágeis como Scrum e Kanban, o projeto também promoveu atividades de extensão comunitária, como oficinas e minicursos para os alunos durante a Semana Acadêmica do Curso de Ciência da Computação. Os resultados indicam impacto positivo na experiência acadêmica dos alunos e avanços na educação em programação, consolidando o caráter indissociável entre ensino, pesquisa e extensão.

Biografia do Autor

Luana Lorena de Matos Tavares, UFT

Bacharel em Ciência da Computação, atualmente desenvolvedora de software, com experiência no desenvolvimento de soluções tecnológicas e na criação de sistemas e aplicativos.

Tanilson Dias dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação, pesquisador da área de Teoria da Computação. Atualmente atua em projetos extensionistas relacionados ao xadrez e à inovação pedagógica.

Yngrid Guimarães Silva, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Tocantins, com experiência profissional em design.

Luiz Carlos Porto do Carmo, Universidade Federal do Tocantins

Técnico em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), aluno de Ciências da Computação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Emanuel Catão Montenegro, Universidade Federal do Tocantins

Estudante do Bacharelado em Ciência da Computação na UFT, com experiência no desenvolvimento de soluções técnicas envolvendo automação e análise de dados.

Érick Santos Marçal, Universidade Federal do Tocantins

Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Tocantins. Possui experiência em desenvolvimento de sistemas web e análise de dados. É também pesquisador na área de futebol de robôs.

Igor Cerqueira Andrade, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Ciência da Computação (UnirG), mestrando em Biotecnologia (UFT), com foco em Bioinformática, com mais de 5 anos de experiência com desenvolvimento de software.

Referências

BENDER, W.N. Aprendizagem Baseada em Projetos: Educação Diferenciada para o Século XXI. Porto Alegre-RS, Ed. Penso; 2014.

BRUM, L.F. Uso de Ferramentas de Metodologias Ágeis no Processo de Ensino Aprendizagem no Ensino Superior. Atitude, Porto Alegre, p. 37-45, 2008. Disponível em: https://antigo.faculdadedombosco.net/wp-content/uploads/2019/05/Revista-Atitude-28.pdf . Acesso em: 20/07/2023.

CAMARGO, F; DAROS, T. A Sala de Aula Inovadora: Estratégias Pedagógicas para Fomentar o Aprendizado Ativo. Porto Alegre-RS, Ed. Penso; 2018.

CERQUEIRA Andrade, I., Guimarães Silva, Y., Gabriel Alves de Souza, J., Carlos Porto do Carmo, L., Dias dos Santos, T., Catão Montenegro, E., Santos Marçal, Érick. (2024). O FASCINANTE MUNDO DA PROGRAMAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DO GUIA DO ALUNO. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(2). https://doi.org/10.20873/piip_17030

FONTES, M.H.F. Implantação De Metodologia Ágil De Projetos Com Uso Do Scrum E Kanban Na Produção De Conteúdos Educacionais. São Paulo, SP. Dissertação de Mestrado. Universidade Presbiteriana Mackenzie; 2020. Disponível em: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/27937 . Acesso em: 20/07/2023.

FRANCISCO, Klesley Goncalves. Análise De Dados Educacionais Para Determinação De Perfis De Evasão Universitária. Palmas, TO. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal do Tocantins - UFT; 2021. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/3189 . Acesso em: 20/07/2023.

MARTINS, G. A. de S.; SANTOS, T. D. dos; SILVA, W. G. da; SIQUEIRA, G. B. de; MARINHO, G. S. P. Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável. Editora CRV, 2024. ISBN 978-65-251-5959-1. DOI 10.24824/978652515958.4

ONU, Organização das Nações Unidas. 2015. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf . Acesso em 20/07/2023.

PPC, C. C. 2022. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação (PPC), da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Disponível em: https://docs.uft.edu.br/share/s/BvAiiUlxTsCJskOgzTxKyw. Acesso em: 21/07/2023.

SANTOS, T. D. 2021a. Projeto de Inovação Pedagógica: O Fascinante Mundo da Programação. Disponível em: https://docs.uft.edu.br/share/s/Eq8AwLf5ST245x5biwA5Dw. Acesso em: 21/07/2023.

SANTOS, T. D.; CALIXTO, T. F.; GUIMARÃES, D. J.; SANTOS, J. P.; TAVARES, L. L. M.; FRIZZERA, H. C.; ALVES, W. R.; MIRANDA, E. G. R.; NASCIMENTO, Y. S. Guia do Aluno do Curso de Ciência da Computação. 1 ed., Palmas-TO, EdUFT; 2021b. Disponível em: https://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/3207 . Acesso em 20/07/2023.

SANTOS, T. D. 2022a. Projeto de Inovação Pedagógica: O Fascinante Mundo da Programação. Disponível em: https://docs.uft.edu.br/share/s/69Nnth6cQdKm9D7lPbTsHw. Acesso em: 21/07/2023.

SANTOS, T. D; MARINHO, L. F. S.; MAIA FILHO, N. N.; MONTENEGRO, E. C.; TAVARES, L. L. M.; SILVA, Y. G.; SILVA, A. T. R. Guia do Aluno do Curso de Ciência da Computação. 2 ed., Palmas-TO, SISBIB/UFT; 2022b. Disponível em: https://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/4480 . Acesso em 20/07/2023.

SANTOS, T.D. et all. Anais da Semana Integrada de Computação, Engenharias e Tecnologias Emergentes: Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. Academic Journal on Computing, Engineering and Applied Mathematics. 4, 2 (out. 2023a).

DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2023.v4n2

SANTOS, T.D. dos 2023. Editorial (Português): Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. Academic Journal on Computing, Engineering and Applied Mathematics. 4, 2 (out. 2023b), xi-xviii. DOI:https://doi.org/10.20873/uft.2675-3588.2023.v4n2.pxi-xviii.

SANTOS, T. D. 2023c. Projeto de Inovação Pedagógica: O Fascinante Mundo da Programação. Disponível em: https://docs.uft.edu.br/share/s/6dyBwdy_Q--uXUJk9UZIGw. Acesso em: 21/07/2023.

THOMAS, G; PRING, R. Educação Baseada em Evidências: a utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Porto Alegre-RS, Ed. Artmed; 2007.

PNAEC. Educação Baseada em Evidências: o Programa de Nivelamento e Acompanhamento das Engenharias e Computação. Disponível em: https://ava.uft.edu.br/palmas/course/view.php?id=5651. Acesso em 15/07/2023.

ZORZO, A. F.; NUNES, D.; MATOS, E.; STEINMACHER, I.; de ARAUJO, R. M.; CORREIA, R.; MARTINS, S. Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação. In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO (SBC). 153p, 2017.

Downloads

Publicado

2025-01-17

Como Citar

Luana Lorena de Matos Tavares, Dias dos Santos, T., Guimarães Silva, Y., Porto do Carmo, L. C., Catão Montenegro, E., Santos Marçal, Érick, & Cerqueira Andrade, I. (2025). O FASCINANTE MUNDO DA PROGRAMAÇÃO: GERAÇÃO DE SUPLEMENTOS ACADÊMICOS. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(3), 429–448. https://doi.org/10.20873/FASCMUND