PROJETO DE INOVAÇÃO E APOIO PEDAGÓGICO AO ENSINO DE JORNALISMO: UNIÃO ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores

  • Marluce Evangelista Carvalho Zacariotti Universidade Federal do Tocantins
  • Valquíria Guimarães da Silva Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Ingrid Pereira de Assis Universidade Federal do Tocantins (UFT) https://orcid.org/0000-0002-1568-0788
  • Sarah Melisa Barros de Souza Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Júlia Carvalho Maia dos Anjos Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Paulo Victor Gualberto Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Kaio Pinheiro Valadão Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Thays Gabriela Santos Martins Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Lizânia Nascimento Castro Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Gabriela Cardoso Carneiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14223

Palavras-chave:

Piapejor; PIIP; Tecnologias da Informação e Comunicação; metodologias ativas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal descrever de forma analítica o  Projeto de Inovação e Apoio Pedagógico ao Ensino de Jornalismo (Piapejor), desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP), da Universidade Federal do Tocantins. O projeto foi uma uma proposta formativa realizada ao longo de seis meses, que articulou o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e as práticas das metodologias ativas de ensino. Metodologicamente, este artigo se fundamenta em uma análise descritiva a partir de uma investigação documental.

Biografia do Autor

Marluce Evangelista Carvalho Zacariotti, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (1990), especialização em Gestão de Processos Comunicacionais pela Universidade de São Paulo e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004). Doutora em Educação - PUC-Goiás (2015). É professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins. Foi Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da mesma instituição.É diretora de Comunicação da UFT e Diretora da Rádio UFT FM. Tem experiência na área de jornalismo, comunicação organizacional e pesquisadora da área da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Jornalismo; Educomunicação; Comunicação Organizacional; Recepção; Televisão; Telenovela e ficção; Juventudes e Novas tecnologias

Gabriela Cardoso Carneiro , UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)

Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Monitora do Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP), do curso de Jornalismo da UFT em 2021.

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Publicado

2022-04-25

Como Citar

Zacariotti, M. E. C., Guimarães da Silva, V. ., Pereira de Assis, I., Melisa Barros de Souza, S. ., Carvalho Maia dos Anjos, J., Victor Gualberto, P., … Cardoso Carneiro , G. . (2022). PROJETO DE INOVAÇÃO E APOIO PEDAGÓGICO AO ENSINO DE JORNALISMO: UNIÃO ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 5(1), 32–49. https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14223