PROJETO DE INOVAÇÃO E APOIO PEDAGÓGICO AO ENSINO DE JORNALISMO: UNIÃO ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14223Palavras-chave:
Piapejor; PIIP; Tecnologias da Informação e Comunicação; metodologias ativas.Resumo
Este artigo tem como objetivo principal descrever de forma analítica o Projeto de Inovação e Apoio Pedagógico ao Ensino de Jornalismo (Piapejor), desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP), da Universidade Federal do Tocantins. O projeto foi uma uma proposta formativa realizada ao longo de seis meses, que articulou o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e as práticas das metodologias ativas de ensino. Metodologicamente, este artigo se fundamenta em uma análise descritiva a partir de uma investigação documental.
Referências
EDITAL Nº 191/2021 - SELEÇÃO DE PROJETOS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. Documentos Prograd: Universidade Federal do Tocantins, Palmas (TO). Disponível em: https://docs.uft.edu.br/share/s/IH0fsdCETBW0H6DkCpp8Qg. Acesso em 5 de fevereiro de 2022.
GARCIA, Maria Alice Amorim. Saber, agir e educar: o ensino-aprendizagem em serviços de Saúde. In: Artigos e Relatos • Interface: Botucatu, 2001. Dospinivel em: https://www.scielo.br/j/icse/a/QxXkW3C7DFsRMnYnJ5j4cZg/?lang=pt&format=html. Acesso em 11 de março de 2022.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
KOULOPOULOS, Thomas M. Inovação com resultado: o olhar além do óbvio. São Paulo: Editora Gente/Editora Senac, 2011.
LOPES, Fernanda Lima. Ser jornalista no Brasil: identidade profissional e formação acadêmica. São Paulo: Editora Paulus, 2013.
BRASIL; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Relatório da Comissão de Especialistas instituída pelo Ministério da Educação Nº 203/2009. Disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/documento_final_cursos_jornalismo.pdf.
BRASIL; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução Conselho Nacional de Educação nº 1/2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_ docman&view=download&alias=14242-rces001-13&category_slug=setembro- 2013-pdf&Itemid=30192.
MEDITSCH, Eduardo. Pedagogia e Pesquisa para o Jornalismo que está por vir: a função social da Universidade e os obstáculos para a sua realização. Florianópolis: Insular, 2012.
TEIXEIRA, Tattiana. Projetos pedagógicos em tempos de mudanças no Jornalismo: desafios e alternativas. In: MACHADO, Elias (org.). O ensino de Jornalismo na era da convergência: conceitos, metodologias e estudos de caso no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2011.
SILBERMAN, M. Active learning: 101 strategies do teach any subject. Massachusetts: Ed. Allyn and Bacon, 1996.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Projeto pedagógico do curso (ppc) de bacharelado em Jornalismo. Palmas: UFT, 2015.