PROJETO DE INOVAÇÃO E APOIO PEDAGÓGICO AO ENSINO DE JORNALISMO: UNIÃO ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

  • Marluce Evangelista Carvalho Zacariotti Universidade Federal do Tocantins
  • Valquíria Guimarães da Silva Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Ingrid Pereira de Assis Universidade Federal do Tocantins (UFT) https://orcid.org/0000-0002-1568-0788
  • Sarah Melisa Barros de Souza Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Júlia Carvalho Maia dos Anjos Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Paulo Victor Gualberto Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Kaio Pinheiro Valadão Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Thays Gabriela Santos Martins Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Lizânia Nascimento Castro Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Palavras-chave: Piapejor; PIIP; Tecnologias da Informação e Comunicação; metodologias ativas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal descrever de forma analítica o  Projeto de Inovação e Apoio Pedagógico ao Ensino de Jornalismo (Piapejor), desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP), da Universidade Federal do Tocantins. O projeto foi uma uma proposta formativa realizada ao longo de seis meses, que articulou o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e as práticas das metodologias ativas de ensino. Metodologicamente, este artigo se fundamenta em uma análise descritiva a partir de uma investigação documental.

Biografia do Autor

Marluce Evangelista Carvalho Zacariotti, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (1990), especialização em Gestão de Processos Comunicacionais pela Universidade de São Paulo e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004). Doutora em Educação - PUC-Goiás (2015). É professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins. Foi Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da mesma instituição.É diretora de Comunicação da UFT e Diretora da Rádio UFT FM. Tem experiência na área de jornalismo, comunicação organizacional e pesquisadora da área da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Jornalismo; Educomunicação; Comunicação Organizacional; Recepção; Televisão; Telenovela e ficção; Juventudes e Novas tecnologias

Referências

BARBOSA, A. F. TIC educação 2011: pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras. São Paulo: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2012.
EDITAL Nº 191/2021 - SELEÇÃO DE PROJETOS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. Documentos Prograd: Universidade Federal do Tocantins, Palmas (TO). Disponível em: https://docs.uft.edu.br/share/s/IH0fsdCETBW0H6DkCpp8Qg. Acesso em 5 de fevereiro de 2022.
GARCIA, Maria Alice Amorim. Saber, agir e educar: o ensino-aprendizagem em serviços de Saúde. In: Artigos e Relatos • Interface: Botucatu, 2001. Dospinivel em: https://www.scielo.br/j/icse/a/QxXkW3C7DFsRMnYnJ5j4cZg/?lang=pt&format=html. Acesso em 11 de março de 2022.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
KOULOPOULOS, Thomas M. Inovação com resultado: o olhar além do óbvio. São Paulo: Editora Gente/Editora Senac, 2011.
LOPES, Fernanda Lima. Ser jornalista no Brasil: identidade profissional e formação acadêmica. São Paulo: Editora Paulus, 2013.
BRASIL; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Relatório da Comissão de Especialistas instituída pelo Ministério da Educação Nº 203/2009. Disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/documento_final_cursos_jornalismo.pdf.
BRASIL; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução Conselho Nacional de Educação nº 1/2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_ docman&view=download&alias=14242-rces001-13&category_slug=setembro- 2013-pdf&Itemid=30192.
MEDITSCH, Eduardo. Pedagogia e Pesquisa para o Jornalismo que está por vir: a função social da Universidade e os obstáculos para a sua realização. Florianópolis: Insular, 2012.
TEIXEIRA, Tattiana. Projetos pedagógicos em tempos de mudanças no Jornalismo: desafios e alternativas. In: MACHADO, Elias (org.). O ensino de Jornalismo na era da convergência: conceitos, metodologias e estudos de caso no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2011.
SILBERMAN, M. Active learning: 101 strategies do teach any subject. Massachusetts: Ed. Allyn and Bacon, 1996.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Projeto pedagógico do curso (ppc) de bacharelado em Jornalismo. Palmas: UFT, 2015.
Publicado
2022-04-25
Como Citar
Zacariotti, M. E. C., Guimarães da Silva, V., Pereira de Assis, I., Melisa Barros de Souza, S., Carvalho Maia dos Anjos, J., Victor Gualberto, P., Pinheiro Valadão, K., Gabriela Santos Martins, T., & Nascimento Castro, L. (2022). PROJETO DE INOVAÇÃO E APOIO PEDAGÓGICO AO ENSINO DE JORNALISMO: UNIÃO ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 5(1), 32-49. https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14223