PROJETO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA LABORATÓRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO (PIP LEPECSE):
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14174Palavras-chave:
Projeto de Inovação Pedagógica, Educação Superior, Ciências Sociais, Iniciação à Pesquisa, Extensão, EnsinoResumo
O Projeto de Inovação Pedagógica Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Ciências Sociais e Educação (PIP LEPECSE) apresenta-se como locus, metodologia e experiência acadêmica com abordagem socioantropológica, desenvolvido no curso de Pedagogia da UFT – Arraias, tendo como contexto de abrangência a região ecótona entre Amazônia Legal e Cerrado e comunidades urbanas e rurais, especialmente quilombolas, do entorno de Arraias-TO e nordeste goiano. As atividades aqui relatadas se deram no ano de 2021 por meio da elaboração e aplicação de projetos e instrumentos de pesquisa, em pequenos Grupos de Trabalho (GT) formados por estudantes das disciplinas de Sociologia da Educação; Antropologia e Educação; Diversidade Cultural e Educação em Direitos Humanos.
Referências
BRASIL. Parecer CNE/CES n.º 15, de 2 de fevereiro de 2005. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_pces001505.pdf?query=M%C3%89DIO. Acesso em: 12 mar. 2022.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/CP. Parecer 02/2015. Aprovado em 09 de junho de 2015. BRASIL. Conselho Nacional de Educação/CP. Resolução 02/2015. Aprovado em 02 de julho de 2015.
CALVO, Luciana Cabrini Simões; FREITAS, Maria Adelaide. Prática como componente curricular e sua implementação em sala de aula na visão de formadores de um curso de Letras. Acta Scientiarum. Language and Culture, Maringá, v. 33, n. 2, p. 315-327, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 16ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano e O Movimento Negro Unificado: Um novo estágio na mobilização política negra. In: ______. Por um feminismo afrolatinoamericano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
GARFINKEL, Harold. Estudos de etnometodologia. Editora Vozes: Limitada, 2018.