PROJETO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA LABORATÓRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO (PIP LEPECSE):

Autores

  • Aline Fagner de Carvalho Costa Universidade Federal do Tocantins (UFT) https://orcid.org/0000-0002-6576-7486
  • Hugo Junio de Sousa Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Aline Ribeiro Silva Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Anádyla Lhoraine Ribeiro Franco Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Ângela Silva Almeida Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Daniel Ribeiro Cardoso da Silva Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Marlene Soares de Jesus Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Emanuele Siqueira Reges Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14174

Palavras-chave:

Projeto de Inovação Pedagógica, Educação Superior, Ciências Sociais, Iniciação à Pesquisa, Extensão, Ensino

Resumo

O Projeto de Inovação Pedagógica Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Ciências Sociais e Educação (PIP LEPECSE) apresenta-se como locus, metodologia e experiência acadêmica com abordagem socioantropológica, desenvolvido no curso de Pedagogia da UFT – Arraias, tendo como contexto de abrangência a região ecótona entre Amazônia Legal e Cerrado e comunidades urbanas e rurais, especialmente quilombolas, do entorno de Arraias-TO e nordeste goiano. As atividades aqui relatadas se deram no ano de 2021 por meio da elaboração e aplicação de projetos e instrumentos de pesquisa, em pequenos Grupos de Trabalho (GT) formados por estudantes das disciplinas de Sociologia da Educação; Antropologia e Educação; Diversidade Cultural e Educação em Direitos Humanos.

Biografia do Autor

Aline Fagner de Carvalho Costa, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

line Fagner de Carvalho e Costa é cientista social, mestre e doutora em educação, pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e especialista em docência universitária pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professora efetiva com dedicação exclusiva na Universidade Federal do Tocantins, onde coordena o Projeto de Inovação Pedagógica - Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Ciências Socias e Educaão (PIP - LEPECSE). Atua, há mais de 15 anos, como docente em graduação e pós-graduação lato sensu, além de orientar de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Atua por mais de 10 na gestão acadêmica, coordenando e dirigindo projetos de extensão e de desenvolvimento, capacitação de multiplicadores e avaliação institucional. Possui experiência na condução de Comissão Própria de Avaliação (CPA) e lidou diretamente com processos de autorização e reconhecimento de cursos de graduação e (re) credenciamento de Instituições de Educação Superior (SINAES). Além das atividades na educação superior, trabalhou como consultora credenciada do SEBRAE, com diagnósticos socioeconômicos, culturais e ambientais e projetos de desenvolvimento regional. Foi bolsista de extensão no país no CNPq, como orientadora de agentes do Programa de Agentes Locais de Inovação (Programa ALI - SEBRAE/CNPq, 2014-2015) na elaboração de artigos sobre inovação em micro e pequenas empresas de Goiás. Possui habilidade na elaboração de projetos, indicadores, análises e relatórios técnicos. Pesquisa na linha Estado, Políticas e História da Educação, com abordagem no campo da Sociologia da Educação, problematizando principalmente os seguintes temas: políticas públicas, gestão e avaliação da educação superior, relações e condições do trabalho docente, sistema federal de ensino, desenvolvimento científico e tecnológico, produção do conhecimento e inovação. Faz parte de Diretório de Pesquisa do CNPq em projeto interinstitucional desenvolvido pela UFG e UFRN. Coordenou em 2019 e 2020 o Programa de Educação Ambiental de Trabalhadores (PEAT), como condicionante de licenciamento ambiental, em grande empresa de mineração no contexto da Floresta Nacional de Saracá-Taquera (Flona Amazônica) no estado do Pará. 

Referências

ANDRÉ, Isabel; ABREU, Alexandre. Dimensões e espaços da inovação social. Finisterra, v. 41, n. 81, 2006.
BRASIL. Parecer CNE/CES n.º 15, de 2 de fevereiro de 2005. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_pces001505.pdf?query=M%C3%89DIO. Acesso em: 12 mar. 2022.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/CP. Parecer 02/2015. Aprovado em 09 de junho de 2015. BRASIL. Conselho Nacional de Educação/CP. Resolução 02/2015. Aprovado em 02 de julho de 2015.
CALVO, Luciana Cabrini Simões; FREITAS, Maria Adelaide. Prática como componente curricular e sua implementação em sala de aula na visão de formadores de um curso de Letras. Acta Scientiarum. Language and Culture, Maringá, v. 33, n. 2, p. 315-327, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 16ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano e O Movimento Negro Unificado: Um novo estágio na mobilização política negra. In: ______. Por um feminismo afrolatinoamericano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
GARFINKEL, Harold. Estudos de etnometodologia. Editora Vozes: Limitada, 2018.

Downloads

Publicado

2022-04-25

Como Citar

Costa, A. F. de C., Junio de Sousa, H., Ribeiro Silva, A. ., Lhoraine Ribeiro Franco, A. ., Silva Almeida, Ângela, Ribeiro Cardoso da Silva, D., … Siqueira Reges , E. . (2022). PROJETO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA LABORATÓRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO (PIP LEPECSE):. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 5(1), 217–233. https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14174