O TRABALHO ANÁLOGO A ESCRAVIDÃO EM TELA:

A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COMO METODOLOGIA PARA ENSINAR A FILOSOFAR

Autores

  • Paulo Sérgio Gomes Soares Universidade Federal do Tocantins/Professor
  • Weslley Pereira de Souza Universidade Federal do Tocantins/Mestrando https://orcid.org/0000-0002-4852-1812
  • Egídio Afonso Webler Centro de Ensino Médio Castro Alves/Professor

DOI:

https://doi.org/10.20873/PRODFILOS

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Programa Residência Pedagógica, Formação de Professores, Ensino Médio, Direitos Humanos

Resumo

O artigo apresenta um estudo sobre questões raciais históricas e sua relação com o trabalho análogo à escravidão, que afeta a vida de milhares de pessoas no Brasil. O projeto desenvolvido durante o Programa Residência Pedagógica manteve o foco na produção audiovisual como metodologia alternativa para ensinar a filosofar, de forma que os professores em formação atuaram com vistas no projeto “Escravo nem pensar”, uma iniciativa da ONG Repórter Brasil, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (SEDUC-TO), a Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo no Tocantins (COENTRAE-TO) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) para abordar o problema do trabalho análogo à escravidão nos dias atuais. Os estudantes do Ensino Médio, por sua vez, foram estimulados a pesquisar e produzir roteiros de vídeos com a temática do trabalho escravo contemporâneo, considerando a categoria trabalho e os principais conceitos a ele relacionados, bem como as formas de exploração e expropriação a que a classe trabalhadora é submetida. A Pesquisa Participante mediou a construção do conhecimento em sala de aula. O trabalho resultou em dois documentários curta-metragem em que se constatou que a utilização de uma metodologia alternativa mediada pelas TDICs, associada a uma metodologia ativa, além de fundamental na formação de professores, pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem ao valorizar a autonomia e a consciência crítica dos estudantes. O artigo apresenta uma análise dialética e expõe as contradições do modo de produção capitalista.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio Gomes Soares, Universidade Federal do Tocantins/Professor

Doutor em Educação. Professor no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UFT) e no Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (PPJDH/UFT/Esmat). Universidade Federal do Tocantins. Bolsista CAPES/PRP. psoares@uft.edu.br

Weslley Pereira de Souza, Universidade Federal do Tocantins/Mestrando

Mestrando em Filosofia no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UFT). Universidade Federal do Tocantins. Bolsista CAPES/PRP. weslleyp.souza2000@gmail.com

Egídio Afonso Webler, Centro de Ensino Médio Castro Alves/Professor

Graduado em Filosofia.  Preceptor do Programa Residência Pedagógica no Centro de Ensino Médio Castro Alves. Bolsista Capes. E-mail: egidiowebler@yahoo.com.br 

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

Soares, P. S. G., Pereira de Souza, W., & Afonso Webler, E. (2025). O TRABALHO ANÁLOGO A ESCRAVIDÃO EM TELA:: A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COMO METODOLOGIA PARA ENSINAR A FILOSOFAR. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(1), 58–86. https://doi.org/10.20873/PRODFILOS

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