PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: FORTALECIMENTO DA GESTÃO INTEGRADA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14224Resumo
O presente trabalho objetiva-se apresentar os fundamentos teóricos, os caminhos trilhados e parte dos resultados alcançados na primeira edição do Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP) da Universidade Federal do Tocantins. O PIIP é parte da política de fortalecimento da graduação da UFT. O Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP) tem como objetivo geral selecionar, apoiar, monitorar e avaliar Projetos de Inovação Pedagógica (PIP) que tenham propostas inovadoras e que tragam transformações no processo de ensino-aprendizagem para os cursos de graduação da Universidade Federal do Tocantins a partir de métodos, ferramentas e tecnologias educacionais pedagógicas inovadoras. Os projetos do PIIP da primeira edição apresentaram como produtos e serviços relacionados ao ensino com atividades de monitoria e produção de objetos virtuais de natureza diversa como blogs, canais de conteúdo para o YouTube, materiais didáticos, métodos e ferramentas pedagógicas. Na interface com a extensão, os projetos realizaram eventos, cursos, tecnologias sociais aplicadas à comunidade e rodas de conversa. Na dimensão da pesquisa os produtos dos projetos foram apresetados em eventos e registrados em relatos de experiência que em grande medida compõe este dossiê, além de artigos, relatórios técnicos, materiais paradidáticos, e atividades de propriedade intelectual.