DIAGNÓSTICO DAS AÇÕES INOVATIVAS DAS ICT’S DA CIDADE DE ARAGUAÍNA – TO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/DIAG

Palavras-chave:

Ecossistema de Inovação, Inovação, Governança, Desenvolvimento Regional

Resumo

A discussão sobre a importância e implementação de Ecossistemas de Inovação tem ganhado destaque nas agendas acadêmicas devido à sua abrangência e potencial de longevidade. Este estudo examinou a relevância e aplicação de Ecossistemas de Inovação, ganhando atenção acadêmica. Focado em Araguaína-TO, analisou ações inovadoras e capacidades de instituições de ensino superior sob a perspectiva da hélice tríplice. Identificou que a natureza da inovação varia entre tipos de entidades. Embora inovações radicais fossem limitadas, algumas instituições introduziram melhorias incrementais em produtos e processos, destacando-se as inovações em processo.

Biografia do Autor

Kleber Abreu Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Atual Superintendente de Comunicação da Universidade Federal do Tocantins - UFT, possui pós doutorado em Economia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, doutorado na área de Gestão da Inovação pela Universidade Federal do Amazonas, mestrado em Engenharia de Produção também pela Universidade Federal do Amazonas e graduação em Administração de Empresas. Tem experiência na área de Inovação, Empreendedorismo e Comunicação. Atua também no Programa de Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT e no Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas - GESPOL na UFT.

Referências

ARAÚJO, F. G.; PIMENTA, N. L.; LASMAR, D. J. A emergência de um sistema de inovação no estado do Amazonas: fortalecimento pela governança. Parcerias Estratégicas (Brasília), [s.l.], n. 26, 2008.

OCDE. Manual de Oslo: diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação tecnológica. Publicado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), 3° edição. 2006.

OCDE. OECD Proposed Guidelines for Collecting and Interpreting Technological Innovation Data – Oslo Manual, OECD, Paris, 1997.

SOUSA, KLEBER ABREU. A dinâmica da inovação em bionegócios no estado do amazonas: um estudo dos segmentos de alimentos & bebidas e fitoterápicos & fitocosméticos. Orientador: Prof. Dr. Dimas José Lasmar. Tese (Doutor em Biotecnologia na área de concentração de Gestão da Inovação) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, 2013.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

Pinheiro da Silva, L., & Abreu Sousa, K. (2024). DIAGNÓSTICO DAS AÇÕES INOVATIVAS DAS ICT’S DA CIDADE DE ARAGUAÍNA – TO. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(1), 231–248. https://doi.org/10.20873/DIAG