EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL EM LIBRAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Kethlen Leite de Moura-Berto Universidade Federal do Tocantins – UFT https://orcid.org/0000-0002-6226-623X
  • Emilly Sousa Amaral Professora do Quadro Permanente do Magistério do Estado do Tocantins na Escola Estadual José Damasceno Vasconcelos – Extensão Irmã Adelaide
  • Layanna Giordana Bernardo Lima Universidade Federal do Tocantins – UFT https://orcid.org/0000-0003-4170-5755
  • Cleide Diamantino Lopes Professora do Quadro Permanente do Magistério do Município de Palmas.

DOI:

https://doi.org/10.20873/LIBPED

Palavras-chave:

Programa de Residência Pedagógica, Formação Inicial de Professores, Ensino Inclusivo, Psicologia Histórico-Cultural, Planejamento Pedagógico

Resumo

Este artigo é resultado das atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), vinculado ao Núcleo Pedagogia/Alfabetização do câmpus Miracema do curso de Pedagogia. O presente texto tem como objetivo destacar as vivências dos residentes durante o período de imersão na escola-campo, evidenciando os desafios e as contribuições da formação inicial de professores para a construção de práticas pedagógicas inclusivas e fundamentadas teoricamente. A investigação parte da seguinte problemática: de que maneira o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), tanto para o estudante surdo quanto para os alunos ouvintes, pode favorecer o processo de inclusão e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores? Parte-se da hipótese de que a inserção do ensino de Libras no cotidiano escolar contribui significativamente para a inclusão escolar, ao promover a comunicação entre os pares e favorecer o desenvolvimento das funções psicológicas superiores — como atenção voluntária, memória lógica e pensamento conceitual — por meio de práticas pedagógicas mediadas pela linguagem e pela interação social. A metodologia utilizada baseia-se na pesquisa-ação, com o intuito de analisar criticamente as interações pedagógicas vivenciadas pelos residentes e sua relação com os princípios da Psicologia Histórico-Cultural. Como fundamentação teórica, o estudo apoia-se em autores como Vygotsky (1995), Leontiev (1978) e Davidov (1988), que compreendem o desenvolvimento humano como um processo mediado socialmente, no qual a aprendizagem antecede o desenvolvimento e é impulsionada pelas interações com o meio. Os resultados indicam que um planejamento pedagógico estruturado, intencional e fundamentado teoricamente é essencial para promover a inclusão efetiva de todos os alunos, evitando práticas excludentes mascaradas de inclusivas. Conclui-se que o PRP representou uma oportunidade significativa para o aprimoramento da prática docente, permitindo que os residentes vivenciassem situações concretas do cotidiano escolar e refletissem sobre suas implicações para a construção de uma educação mais equitativa, inclusiva e humanizadora.

Biografia do Autor

Kethlen Leite de Moura-Berto, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora Adjunta do Curso de Pedagogia Câmpus Universitário Miracema, Docente Orientadora do Residência Pedagógica. Pesquisadora do Grupo EduRural e Observatório das Artes. 

Emilly Sousa Amaral, Professora do Quadro Permanente do Magistério do Estado do Tocantins na Escola Estadual José Damasceno Vasconcelos – Extensão Irmã Adelaide

Pedagoga pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Câmpus Universitário de Miracema.Ex-bolsista do Programa Residência Pedagógica. Professora do Quadro Permanente do Magistério do Estado do Tocantins na Escola Estadual José Damasceno Vasconcelos – Extensão Irmã Adelaide.

Layanna Giordana Bernardo Lima, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Pedagoga, Mestra em Educação e Doutora em Geografia. Professora Adjunta do Curso de Pedagogia Campus Universitário Miracema. Docente Orientadora do PIBID. Líder e Pesquisadora do Grupo EduRural.

Cleide Diamantino Lopes, Professora do Quadro Permanente do Magistério do Município de Palmas.

Pedagoga pela Universidade Estadual da Bahia. Mestranda em Educação Profissional da UFT. Professora do Quadro Permanente do Magistério do Município de Palmas. Pesquisadora no Nepped.

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

Leite de Moura-Berto, K., Sousa Amaral, E., Bernardo Lima, L. G., & Diamantino Lopes, C. (2025). EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL EM LIBRAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(1), 438–458. https://doi.org/10.20873/LIBPED