A DEFECTOLOGIA E A INF NCIA ATÍPICA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E CULTURAL APPRO

Autores

  • Márcia Cristina Barreto Fernandes de Abreu

Palavras-chave:

educação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral refletir o conceito de infância atípica ancorada nos estudos sobre a Defectologia produzidos no bojo da abordagem histórica e cultural da psicologia. E como objetivos específicos: apresentar o conceito de Defectologia; abordar características da infância atípica.  Defectologia é um termo russo utilizado para designar uma disciplina que estuda a desvantagem de pessoas que apresentam defeito/deficit. A atipicidade a que se refere a Defectologia, não desconsidera a maturação orgânica; a secundariza, ao se apoiar na determinação social como referenciadora dos processos mentais superiores do sujeito.

Referências

ABREU, M.C.B.F. Desenvolvimento de conceitos científicos em crianças com deficiência mental. Dissertação de Mestrado. Universidade Católica de Brasília. Mestrado em Psicologia. Brasília, 2006.

ANACHE, A.A. (1997). Diagnóstico ou inquisição? Estudo sobre o uso do diagnóstico psicológico na escola. Tese de Doutorado. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo. Brasil.

BORGES, E.T. (2002). As concepções de professores acerca da deficiência mental. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia. Universidade Católica de Brasília. Brasília. Brasil.

BRUNER, J.S. (1966). Uma nova teoria de aprendizagem. (Ribeiro, N.L., Trad.). Rio de Janeiro: Editora Bloch..

COLE, M. (2003). O desenvolvimento da criança e do adolescente. (Lopes, M., Trad.). Porto Alegre: Artmed.

LURIA, A.R. & Yudovich, F.I. (1985). Linguagem e desenvolvimento intelectual na criança. (Abreu, J.C.A., Trad.). Porto Alegre: Artmed.

PAPALIA, D. (2000). Desenvolvimento Humano. 7ª edição.(Bueno, D., Trad.) Porto Alegre: Artmed.

VYGOTSKY, L. S. (1991a). A formação social da mente. (Stanley, J.C. & Campbell, D.T., Trad.). São Paulo: Martins Fontes.

VYGOTSKY, L. S. (1991b). Pensamento e linguagem. (Camargo, J.L., Trad.). São Paulo: Martins Fontes.

VYGOTSKY, L. S. (1995). Tratado de Defectologia. Obras completas. Vol. 05. Havana: Editorial Pueblo y Educación.

VYGOTSKY, L. S. (2001). A construção do pensamento e da linguagem. (Bezerra, P., Trad.). São Paulo: Martins Fontes.

Downloads

Publicado

2024-09-22

Como Citar

BARRETO FERNANDES DE ABREU, Márcia Cristina. A DEFECTOLOGIA E A INF NCIA ATÍPICA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E CULTURAL APPRO. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/19653. Acesso em: 23 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.