Araguaia, no Coração do Brasil: Educação Popular, Cultura Indígena e a Igreja dos Pobres

Autores

  • Danilo Macruz Inácio Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

educação indígena; movimentos sociais; Teologia da Libertação; Araguaia.

Resumo

Este artigo traz uma reflexão das ações dos movimentos sociais na região do Araguaia (MT). Puxado pela Teologia da Libertação, Pedro Casaldáliga, se une aos povos originários e outras entidades para lutar pela emancipação social e política, através, principalmente, da educação popular. As cercas do latifúndio domina a região, extensa territorialmente, e constrói leis e regras próprias, que desmontam os poderes públicos ou se aliam a eles. As ações violentas contra as populações indígenas que já habitavam a região foram e são constantes, além da matança de posseiras1 oriundas, principalmente, do nordeste brasileiro. Vozes de pessoas que vivenciaram esta experiência ao lado de Pedro se encontram neste artigo, que dialoga diretamente com as perspectivas da educação popular, ao esperançar a conscientização destas populações historicamente minorizadas pelo colonialismo. Com relatos destas experiências vivenciadas no Araguaia, trago uma parte da história do país, que foi silenciada pelo poder do capital.

Biografia do Autor

Danilo Macruz Inácio, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação pela ProPEd - UERJ, Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Iniciado em 2021. Moro em Belo Horizonte/MG, Brasil, meus contatos são: dmi8487@gmail.com

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Publicado

2022-08-27

Como Citar

INÁCIO, Danilo Macruz. Araguaia, no Coração do Brasil: Educação Popular, Cultura Indígena e a Igreja dos Pobres. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 210–225, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14798. Acesso em: 22 jul. 2024.