Araguaia, no Coração do Brasil: Educação Popular, Cultura Indígena e a Igreja dos Pobres
Palavras-chave:
educação indígena; movimentos sociais; Teologia da Libertação; Araguaia.Resumo
Este artigo traz uma reflexão das ações dos movimentos sociais na região do Araguaia (MT). Puxado pela Teologia da Libertação, Pedro Casaldáliga, se une aos povos originários e outras entidades para lutar pela emancipação social e política, através, principalmente, da educação popular. As cercas do latifúndio domina a região, extensa territorialmente, e constrói leis e regras próprias, que desmontam os poderes públicos ou se aliam a eles. As ações violentas contra as populações indígenas que já habitavam a região foram e são constantes, além da matança de posseiras1 oriundas, principalmente, do nordeste brasileiro. Vozes de pessoas que vivenciaram esta experiência ao lado de Pedro se encontram neste artigo, que dialoga diretamente com as perspectivas da educação popular, ao esperançar a conscientização destas populações historicamente minorizadas pelo colonialismo. Com relatos destas experiências vivenciadas no Araguaia, trago uma parte da história do país, que foi silenciada pelo poder do capital.
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