EDUCAÇÃO SUPERIOR EM COMUNIDADES TRADICIONAIS: UM PANORAMA SOCIAL, HISTÓRICO E CULTURAL NOS QUILOMBOS: LAGOA DA PEDRA E KALUNGA DO MIMOSO, ARRAIAS/TO

Autores

  • Dandara Francisco Soares Universidade Federal do Tocantins
  • Erasmo Baltazar Valadão Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Educação superior, estudantes quilombolas, transformação social

Resumo

O presente trabalho analisa as dificuldades enfrentadas por jovens quilombolas e descendentes de quilombo em terem acesso à Educação Superior na Universidade Federal do Tocantins, campus de Arraias/TO, bem como mostra o significado que a formação acadêmica tem nas suas vidas. As pesquisas foram realizadas com estudantes das comunidades quilombolas Lagoa da Pedra e Kalunga do Mimoso, ambos os territórios localizados no município de Arraias/TO. Os pressupostos metodológicos fundaram no Materialismo Histórico-dialético e a coleta de dados contou com questionários e um grupo focal com estudantes das duas comunidades quilombolas. Os resultados apontam que, apesar das adversidades enfrentadas ao longo do percurso educacional destes jovens, as políticas públicas de inclusão e permanência são determinantes e, uma vez vencidas, essas contingências abrem perspectivas para outros jovens sonharem com a educação superior. 

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Publicado

2021-12-09

Como Citar

SOARES, Dandara Francisco; VALADÃO, Erasmo Baltazar. EDUCAÇÃO SUPERIOR EM COMUNIDADES TRADICIONAIS: UM PANORAMA SOCIAL, HISTÓRICO E CULTURAL NOS QUILOMBOS: LAGOA DA PEDRA E KALUNGA DO MIMOSO, ARRAIAS/TO. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 62–81, 2021. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13602. Acesso em: 26 abr. 2024.