A EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO E MOBILIDADE SOCIAL
Palavras-chave:
Família, Arraias, Educação, Universidade, EmancipaçãoResumo
O presente relato de experiência almeja apresentar a educação enquanto aporte para a construção da consciência crítica, desenvolvimento do protagonismo e emancipação das classes empobrecidas e marginalizadas frente à sociedade elitista e hegemônica. O trabalho evidencia as contribuições da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e dos profissionais que nela trabalham. Além disso, aborda a minha preparação para o mundo do trabalho, a qual potencializou a minha tomada de consciência frente às desigualdades e injustiças sociais que cercam o município de Arraias-TO, localizada no sudeste tocantinense e nordeste goiano. Tal experiência também contribuiu para a minha emancipação enquanto sujeito que sempre esteve inserido em meio aos ditames da burguesia local. Este relato de experiência é permeado por discussões embasadas em um referencial teórico que traz nomes como Erasmo Baltazar Valadão e Teresa Cristina Siqueira Cerqueira (2018); Magda Suely Pereira Costa (2008); Sílvia Adriane Tavares de Moura (2021) e Maria da Glória Gohn (2011), entre outros, os quais permitiram uma abordagem do contexto sócio histórico cultural da região, onde se mantém vivo o modelo de sociedade caracterizado pelas relações de poder que cercam o município e seus arredores há anos.
Referências
COSTA, Magda Suely Pereira. Poder local em Tocantins: domínio e legitimidade em Arraias. 2008. 298 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2008.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, Caxambu, v. 16, n. 47, 2011. Disponível em:https://www.scielo.br/j/rbedu/a/vXJKXcs7cybL3YNbDCkCRVp/?lang=pt#:~:text=Os%20movimentos%20sociais%20s%C3%A3o%20fontes%20e%20ag%C3%AAncias%20de%20produ%C3%A7%C3%A3o%20de,participa%C3%A7%C3%A3o%20na%20sociedade%20em%20g eral. Acesso em: 22 jan. 2025.
MOURA, Sílvia Adriane Tavares de. Educação do Campo e a formação de seus educadores na universidade pública: uma análise epistemológica dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Licenciatura em Educação do Campo Artes Visuais e Música na UFT em Arraias- Tocantins. 2021. 374 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, 2021.
VALADÃO, Erasmo Baltazar; CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. A inserção da Universidade Federal do Tocantins no câmpus de Arraias/TO: conhecimento, oportunidade e inclusão social. Curitiba: CRV, 2018. 208 p.



