Educação superior como espaço contra hegemônico: interpretando confluências epistemológicas e mercadológicas

Autores

  • Solange Martins Oliveira Magalhães Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás (UFG) https://orcid.org/0000-0003-1187-112X

Palavras-chave:

Educação Superior, Bases epistemológicas e teórica, Confluências mercadológicas, Qualidade da Educação superior

Resumo

O campo da Educação Superior (ES), sobretudo aquela desenvolvida nas universidades públicas, sempre se configurou como um espaço de tensões e contradições, pois diretamente relacionado a formação humana. Entretanto, o atual governo despótico, via legislações, a tem reconfigurado. De um espaço de crítica e reflexão profícua, busca-se sustentar bases epistemológicas e teórica com confluências mercadológicas. Na maioria dos casos, a formação torna-se aligeirada e acrítica, voltada à uma concepção e qualidade duvidosa. Nesse sentido, neste artigo recorremos ao diálogo com a literatura atual sobre a temática – qualidade da ES por caminhos fundamentados no método dialético, para mostrar que a exigência de explícitos posicionamentos epistemológico, ético-político, pode sustentar militância contra hegemônica, voltada à melhora da educação superior pública.

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Publicado

2022-06-01

Como Citar

MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. Educação superior como espaço contra hegemônico: interpretando confluências epistemológicas e mercadológicas . RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 25–39, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14494. Acesso em: 23 dez. 2024.