EDUCAÇÃO DO CAMPO, MÍSTICA E MOVIMENTOS SOCIAIS: COMPARTILHANDO SABERES NAS OFICINAS DE BERIMBAU E PERCUSSÃO

Autores

  • Silvia Adriane Tavares de Moura Universidade Federal do Tocantins
  • Eliana Costa Gomes Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Gabriela Rodrigues de Almeida Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Educação do campo, Movimentos sociais, Saberes Populares, Mística, Povos do campo

Resumo

O presente estudo, tem por objetivo compartilhar a experiência: “Oficina Berimbau e Percussão”, ofertada pelo Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes Visuais e Música na Universidade Federal do Tocantins, município de Arraias. A ação foi realizada em parceria com o movimento social negro, representado por Mestres em sabedoria popular, tendo como temática a capoeira e os instrumentos musicais e artísticos: Atabaque e Berimbau. A experiência ocorreu durante a realização de uma das etapas do Tempo Universidade (T.U). A atividade objetivou viabilizar e fortalecer as relações entre saberes acadêmicos produzidos em um curso de formação de educadores e saberes populares e tradicionais presentes no cotidiano das comunidades, sustentados por suas histórias de lutas e resistências. O caminho metodológico se configurou por meio da Pesquisa Qualitativa, tomando a pesquisa-ação como ponto de partida e de chegada, intermediada pelas práticas culturais  

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez; FERNANDES, Bernardo Mançano. A educação básica e o movimento social do campo: A terra produz a gente. Brasília, 1999.

ARROYO, Miguel Gonzalez. Pedagogia em Movimento – O que temos a aprender dos movimentos sociais. Belo Horizonte, 2003.

BOGO, Ademar. O vigor da Mística MST. São Paulo. 2000 p. 39

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Cultura popular e educação. Programa Especial/Documentário: São Paulo: Editora Brasiliense, 2007.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. (Org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, (1999).

CALDART, Roseli Salete, Por Uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: CALDART, Roseli Salete; CERIOLI, Paulo Ricardo; KOLLING, Edgar Jorge. (Orgs). Educação do Campo: Identidade e políticas públicas. Brasília: 2002.

CALDART, Roseli Salete; PEREIRA Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo e FRIGOTTO Gaudêncio (orgs.). Dicionário da Educação do Campo, Rio de Janeiro, São Paulo: 2012.

CARDOSO, Leudimar Amorim; VALADÃO, Erasmo Baltazar: A mística nos movimentos populares tradicionais não hegemônicos. In: MOURA, Sílvia Adriane Tavares de; SALES, Suze da Silva; KINDIR, Kaled Sulaiman. (Orgs) Educação do Campo e pesquisa: Políticas, práticas e saberes em questão. Goiânia – GO: 2016.

FERREIRA, Alexandre Bispo. Pedagogia da Capoeira:construção de saberes na perspectiva da educação não formal e informal no contexto da Associação Cultural Chapada dos Negros – ACCN. Monografia de conclusão de curso apresentada à Universidade Federal do Tocantins, Arraias, TO, 2015.

GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos CEFFAs.Petrópolis, RJ: Vozes, Paris: AIMFR – Associação Internacional dos Movimentos Familiares e de Formação Rural, 2007.

GOHN, Maria da Glória. Educação Não Formal e o educador social– Atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Ed. Cortez, 2010.

GOSS, Karine Pereira; PRUDENCIO, Kelly. O conceito de movimentos sociais revisitado. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC. Em Tese Vol. 2, nº 1 (2), janeiro-julho 2004, p. 75-91.

HAGE, Salomão Mufarrej. Retratos da realidade das Escolas Multisseriadas na Amazônia Paraense. Informativo Comunica Geperuaz, nº. 3 e 4 – Belém-Pa – Maio-Junho de 2005.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

MOURA, Silvia Adriane Tavares. Nas Palmas da Capoeira: resistência cultural pela Chapada dos Negros em Arraias/TO (1984 a 2012). 2012. 172 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa Mestrado em História, área de Concentração, Cultura e Poder, Identidade, Tradições e Territorialidades, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2013. Cap. 1

SCHERER-WARREN, I. Cidadania sem fronteiras: ações coletivas na era da globalização. São Paulo: Hucitec, 1999

SILVA, Maria do Socorro, Da raiz à flor: produção pedagógica dos movimentos sociais e a escola do campo; Pedagogia da Alternância: In: MOLINA, Mônica Castagna (Org.)Educação do Campo e pesquisa:questões para reflexão. Brasília, 2006.

THIOLLENT, Michel. Notas para o debate sobre pesquisa-ação. In C. R. Brandão (Org.). Repensando a pesquisa participante (pp. 82-103). São Paulo: Brasiliense, (1999).

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Arraias-TO, 2013.

Downloads

Publicado

2021-12-09

Como Citar

MOURA, Silvia Adriane Tavares de; GOMES, Eliana Costa; ALMEIDA, Gabriela Rodrigues de. EDUCAÇÃO DO CAMPO, MÍSTICA E MOVIMENTOS SOCIAIS: COMPARTILHANDO SABERES NAS OFICINAS DE BERIMBAU E PERCUSSÃO. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 24–40, 2021. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13595. Acesso em: 16 abr. 2024.