A ATUAÇÃO DO PROFESSOR E DA ESCOLA NO COMBATE A PRÁTICA DO BULLYING ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

Palavras-chave:

Combate ao bullying, Bullying, Violência escolar, Formação de professores

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo apresentar como professores e escolas podem atuar no combate a prática do bullying em ambientes escolares. A metodologia de pesquisa se caracteriza como uma revisão bibliográfica com o levantamento de dados científicos e a sistematização das informações são oriundas de legislações aplicáveis e produções científicas publicadas de 2016 até 2021 indexadas em variadas bases de dados e periódicos. O bullying é um fenômeno social diretamente interligado com questões sociais que tem seu reflexo no ambiente escolar. Para combater o bullying a escola deve promover ações informativas a respeito do que é, como se manifesta e como combater a prática do bullying no cotidiano escolar.

Referências

BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Lei nº 13.185 de 6 de novembro de 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Brasília, DF, 2015.

BRASIL. Lei nº 13.277, de 29 de abril de 2016. Institui o dia 7 de abril como o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. Brasília, DF, 2016.

BRASIL. Lei n. 13.663 de 14 de maio de 2018. Altera o art. 12 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir a promoção de medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência e a promoção da cultura de paz entre as incumbências dos estabelecimentos de ensino. Brasília, DF, 2018.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Bullying e violência: desafios nas escolas brasileiras. 2021a. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/institucional/bullying-e-violencia-desafios-nas-escolas-brasileiras. Acesso em 27 jun. 2021.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Dia Nacional do combate ao Bullying e à Violência na Escola em destaque. 2021b. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/dia-nacional-do-combate-ao-bullying-e-a-violencia-na-escola-em-destaque-1. Acesso em 28 jun. 2021.

DEL PONTI, F. S.; MORAES, P. E. H.; DEL PRETTE, Z. A. P. Bullying e habilidades sociais educativas: avaliação dos professores e alunos. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 37, n. 114, p. 286-298, 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862020000300003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 19 jun. 2021.

DUBOC, M. J. O et al. Bullying e desempenho escolar: leituras e compreensões. Revista Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, Guarulhos, v. 9, n. 1, p. 21–37, 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/11470. Acesso em: 11 jul. 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa.4º edição - São Paulo, Atlas, 2002.

GRANADO, L. N. et al. Prevalência de sintomas depressivos em adolescentes agressores e vítimas de bullying. BrazilianJournalof Health Review, Curitiba, v. 4, n. 2, p. 6027-6049, 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/26712/21162. Acesso em: 12 jul. 2021.

FERNANDES, G.; YUNES, M. A. M.; TASCHETTO. Bullying no ambiente escolar: o papel do professor e da escola como promotores de resiliência. Revista Sociais & Humanas, Santa Maria, v. 30, Nº 3, p. 141-154. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/27701. Acesso em 25 mai. 2021.

FERREIRA, C. C. M. A Produção de sentidos sobre o Bullying entre professores/as no cotidiano escolar. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria, RS. 137 p., 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/19714. Acesso em 26 jun. 2021.

MENEGOTTO, L. M. O; MACHADO, I. Bullying escolar na perspectiva dos professores. Revista Estudos e pesquisas psicológicas. Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 321-340, 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812018000100018&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 27 mai. 2021.

QUARANTA, G. F. et al. Bullying Escolar: Avaliação de uma intervenção realizada com professores de uma escola da capital brasileira. Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção Saúde, Recife, v. 4, n. 2, p. 109-116, 2020. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/redcps.com.br/pdf/v5n2a07.pdf. Acesso em 13 jul. 2021.

REVISTA VEJA. Bullying: 1 em cada 5 crianças pensa em suicídio depois da agressão. 2019. Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/alerta-1-em-cada-5-criancas-pensa-em-suicidio-por-causa-do-bullying/. Acesso em 2 mai. 2021.

SANTOS, A. O. P. et al. O bullying na primeira infância: revisão integrativa da literatura. Revista Educação Especial, São Paulo, v. 34, p. 1-23, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/61898/pdf. Acesso em 10 jul. 2021.

SILVA, A. C. F. Bullying e seus reflexos no ambiente escolar. Revista Ilustração, Cruz Alta, v. 2, p. 1, p.73-78,2021. Disponível em: http://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/64. Acesso em: 9 jul. 2021.

SILVA, V. C.; MOTA, R. M. F.; CAMPOS, M. G. Bullying e Processos de Escolarização: Diálogos e Perspectivas Pedagógicas. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 20, n. 3, p. 237-245, 2019. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/ensino/article/view/6871. Acesso em: 02 mai. 2021.

SILVA, L. M. et al. Percepção de professores acerca do bullying. Revista Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, Guarulhos, v. 9, n. 1, p. 170-190, 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/11180. Acesso em: 17 jun. 2021.

SOARES, M. M. L. et al. Bullying na Escola: brincadeira ou agressão? Revista Conexão com Ciência, Crateús, n. 3, v. 1, p. 1-15, 2021.Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5296/4458. Acesso em 29 jun. 2021.

SOUSA, A. K.; TOMASI, A. R. G. Bullying no ensino médio: a percepção de alunos e professores. BrazilianJournalofDevelopment, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 2807-2829, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/6192/5512. Acesso em 29 abr. 2021.

TREVISOL, M. T. C.; CAMPOS, C. A. Bullying: verificando a compreensão dos professores sobre o fenômeno no ambiente escolar. Revista Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 275-283, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/PFyPKw5zCnZjJ6RZghkzvrz/?lang=pt&format=html. Acesso em 29 jun. 2021.

VALLE, J. E.; WILLIAMS, L. C. A. Engajamento Escolar: Revisão de Literatura Abrangendo Relação Professor-Aluno e Bullying. Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 37, p.1-13, 2021.

VENTURA, A.; VICO, B. P.; VENTURA, R. Bullying e formação de professores: contributos para um diagnóstico. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 24, n. 93, p. 990-1012, 2016.

YUNES, M. A. M.; FERNANDES, G.; WESCHENFELDER, G. V. Intervenções psicoeducacionais positivas para promoção de resiliência: o profissional da educação como tutor de desenvolvimento. Revista Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 83-92, 2018.

ZEQUINÃO, M. A. et al. Bullying escolar: um fenômeno multifacetado. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 1, p. 181-198, 2016.

Downloads

Publicado

2021-12-09

Como Citar

GALVÃO, Débora Ferreira; COSTA, Janaína Santana da. A ATUAÇÃO DO PROFESSOR E DA ESCOLA NO COMBATE A PRÁTICA DO BULLYING ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 41–61, 2021. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13601. Acesso em: 22 nov. 2024.