A Educação Popular como alavanca da transformação social
Palavras-chave:
Educação Popular, Paulo Freire, Transformação socialResumo
O presente estudo apresenta os fundamentos da Educação Popular (EP), enquanto instrumento de transformação social com base no pensamento e práxis do educador e filósofo pernambucano Paulo Freire. Este trabalho foi realizado a partir da revisão bibliográfica de obras de Paulo Freire e de outros livros e/ou artigos científicos de autores que se dedicaram a pensar e tratar a temática como campo de pesquisa. A Educação Popular se constitui como contraproposta às formas autoritárias e conservadoras de educação, as quais embrutecem e domesticam o educando. Dessa forma, a EP potencializa, por meio de práticas dialógicas e emancipadoras, transformações qualitativas na sociedade, ao passo em que também busca contribuir com a ruptura das injustiças sociais. A Educação Popular não se ocupa tão somente da leitura, escrita e conhecimentos matemáticos, como proporciona uma formação política-cidadã e, principalmente, capaz de promover a humanização do sujeito.
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