A Educação Popular como alavanca da transformação social

Autores

Palavras-chave:

Educação Popular, Paulo Freire, Transformação social

Resumo

O presente estudo apresenta os fundamentos da Educação Popular (EP), enquanto instrumento de transformação social com base no pensamento e práxis do educador e filósofo pernambucano Paulo Freire. Este trabalho foi realizado a partir da revisão bibliográfica de obras de Paulo Freire e de outros livros e/ou artigos científicos de autores que se dedicaram a pensar e tratar a temática como campo de pesquisa. A Educação Popular se constitui como contraproposta às formas autoritárias e conservadoras de educação, as quais embrutecem e domesticam o educando. Dessa forma, a EP potencializa, por meio de práticas dialógicas e emancipadoras, transformações qualitativas na sociedade, ao passo em que também busca contribuir com a ruptura das injustiças sociais. A Educação Popular não se ocupa tão somente da leitura, escrita e conhecimentos matemáticos, como proporciona uma formação política-cidadã e, principalmente, capaz de promover a humanização do sujeito.

Biografia do Autor

Milena Moreira Montalvão, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda pelo Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Campus de Arraias, Tocantins. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-9185-9563 Lattes: http://lattes.cnpq.br/2414113710739597. E-mail: milena.moreira@mail.uft.edu.br.

Erasmo Baltazar Valadão, Universidade Federal do Tocantins

Doutor pela Universidade de Brasília (UnB). Professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Campus de Arraias, Tocantins. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2635832123456273. E-mail: erasmovalado@mail.uft.edu.br

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Publicado

2022-08-27

Como Citar

MONTALVÃO, Milena Moreira; VALADÃO, Erasmo Baltazar. A Educação Popular como alavanca da transformação social. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 35–54, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14787. Acesso em: 23 dez. 2024.