A Educação Popular como alavanca da transformação social

Autores

Palavras-chave:

Educação Popular, Paulo Freire, Transformação social

Resumo

O presente estudo apresenta os fundamentos da Educação Popular (EP), enquanto instrumento de transformação social com base no pensamento e práxis do educador e filósofo pernambucano Paulo Freire. Este trabalho foi realizado a partir da revisão bibliográfica de obras de Paulo Freire e de outros livros e/ou artigos científicos de autores que se dedicaram a pensar e tratar a temática como campo de pesquisa. A Educação Popular se constitui como contraproposta às formas autoritárias e conservadoras de educação, as quais embrutecem e domesticam o educando. Dessa forma, a EP potencializa, por meio de práticas dialógicas e emancipadoras, transformações qualitativas na sociedade, ao passo em que também busca contribuir com a ruptura das injustiças sociais. A Educação Popular não se ocupa tão somente da leitura, escrita e conhecimentos matemáticos, como proporciona uma formação política-cidadã e, principalmente, capaz de promover a humanização do sujeito.

Biografia do Autor

Milena Moreira Montalvão, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda pelo Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Campus de Arraias, Tocantins. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-9185-9563 Lattes: http://lattes.cnpq.br/2414113710739597. E-mail: milena.moreira@mail.uft.edu.br.

Erasmo Baltazar Valadão, Universidade Federal do Tocantins

Doutor pela Universidade de Brasília (UnB). Professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Campus de Arraias, Tocantins. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2635832123456273. E-mail: erasmovalado@mail.uft.edu.br

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Educação Popular. São Paulo: Brasiliense, 1986. 58 p.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Humanizar é educar: o desafio de formar pessoas através da educação. Escritos abreviados, Google Acadêmico, p. 1-10, 2008. Disponível em: http://www.aaparomeopolis.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/16/164/130/arquivos/File/4_HUMANIZAR_EH_EDUCAR.pdf. Acesso em: 05 abr. 2022.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é o método Paulo Freire. São Paulo: Braziliense, 2006. 65 p.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Paulo Freire: Vida e Obra – Aula Inaugural – Departamento de Educação, 2021. YouTube, 17 mar. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4gYUrodSbws&t=4512s. Acesso em: 23 mar. 2022.

CARRILLO, Afonso Torres. A Educação Popular como prática política e pedagógica emancipadora. In: STRECR, Danilo R.; ESTEBAN, Maria Teresa (Orgs.). Educação Popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013, p. 15-32.

FEITOSA, Débora Alves. A Educação Popular como um saber de experiência. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 15, n. 1, p. 44 - 55, ago. 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/31517. Acesso em: 18 mar. 2022.

FERREIRA, Samuel Crissandro Tavares. E se a cidade fosse nossa: A Educação Popular contribui na emancipação das juventudes na cidade?. 2018. 278 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação, FURG, Rio Grande, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 33 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006. 148 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 56 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. 253 p.

LUCENA, Hadassa Monteiro de Albuquerque; CARAMELO, João Carlos Pereira; SILVA, Severino Bezerra da. Educação Popular e juventude: O movimento social como espaço educativo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 174, p. 290-315, out./dez. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/7pytLbHGx7wGnSYMsJ4JYzn/?lang=pt. Acesso em: 18 mar. 2022.

MST – Movimento Sem Terra. Setor de Educação do MST – RS. O movimento dos Trabalhadores Sem Terra, a Educação Popular e Paulo Freire. In: MELLO, Marco (Org.). Paulo Freire e a Educação Popular: reafirmando o compromisso com a emancipação das classes populares. Porto Alegre: IPPOA; ATEMPA, 2008. p. 25-26.

RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução Lilian do Valle. Belo Horizonte: Autentica, 2002. 144 p.

Downloads

Publicado

2022-08-27

Como Citar

MONTALVÃO, Milena Moreira; VALADÃO, Erasmo Baltazar. A Educação Popular como alavanca da transformação social. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 35–54, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14787. Acesso em: 22 nov. 2024.