AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O ENSINO DOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: EM FOCO A DEFECTOLOGIA

Autores

  • Fernanda Welter Adams Universidade Federal de Goiás
  • Ana Paula Manica Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Psicologia histórico-cultural, Educação especial, Defectologia

Resumo

A deficiência é concebida de diferentes maneiras, conforme as várias épocas históricas, passando pela negação da existência da pessoa com deficiência até a inclusão, momento em que a educabilidade dela é levada em consideração. Dessa forma, historicamente vivemos uma época em que se deve acreditar na capacidade de desenvolvimento de todos os sujeitos independente de sua condição orgânica. A educação especial, é uma modalidade de educação que deve ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, indo além do acesso do aluno ao espaço escolar, garantindo a permanência do aluno, por meio de recursos e serviços educacionais de forma a buscar o seu aprendizado. Desse modo, apresentamos os fundamentos da Defectologia discutidos por Vigotski, que defende uma concepção de deficiência pautada nas potencialidades e no desenvolvimento do sujeito, por meio das interações sociais. O autor afirma que esse processo se dá de forma igualitária para todas as crianças, independentemente da deficiência que venham a possuir; por sua vez, a criança com deficiência aprende de maneira diferente da criança sem deficiência. Assim, este deve ser visto primeiramente como um sujeito e só então como um sujeito com deficiência didáticos. 

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Publicado

2021-12-10

Como Citar

ADAMS, Fernanda Welter; MANICA, Ana Paula. AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O ENSINO DOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: EM FOCO A DEFECTOLOGIA. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 122–140, 2021. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13611. Acesso em: 19 abr. 2024.