AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O ENSINO DOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: EM FOCO A DEFECTOLOGIA
Palavras-chave:
Psicologia histórico-cultural, Educação especial, DefectologiaResumo
A deficiência é concebida de diferentes maneiras, conforme as várias épocas históricas, passando pela negação da existência da pessoa com deficiência até a inclusão, momento em que a educabilidade dela é levada em consideração. Dessa forma, historicamente vivemos uma época em que se deve acreditar na capacidade de desenvolvimento de todos os sujeitos independente de sua condição orgânica. A educação especial, é uma modalidade de educação que deve ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, indo além do acesso do aluno ao espaço escolar, garantindo a permanência do aluno, por meio de recursos e serviços educacionais de forma a buscar o seu aprendizado. Desse modo, apresentamos os fundamentos da Defectologia discutidos por Vigotski, que defende uma concepção de deficiência pautada nas potencialidades e no desenvolvimento do sujeito, por meio das interações sociais. O autor afirma que esse processo se dá de forma igualitária para todas as crianças, independentemente da deficiência que venham a possuir; por sua vez, a criança com deficiência aprende de maneira diferente da criança sem deficiência. Assim, este deve ser visto primeiramente como um sujeito e só então como um sujeito com deficiência didáticos.
Referências
ADAMS, F. W.; NEVES, P. F. A. C.; SILVA, B. R. Pensar a deficiência a partir das contribuições da abordagem histórico-cultural: o direito a educação especial. In: SILVA, A. A.; KUNZ, S. A. S (Ogs.) Direitos Humanos e Educação, Uberlândia, Culturatrix, 2018.
ADAMS, F. W. Docência, Formação de Professores e Educação Especial nos Cursos de Ciências da Natureza. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2018.
ADAMS, F. W. Abordagem Histórico-Cultural: um olhar para a formação de professores e a educação especial. 1 ed. Curitiba: Editora Appris, 2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº 9.394/96. Brasília, 2017.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 2, de 1 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais Para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, 2001.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. MEC/SEESP. 2008.
BRUNER, J. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Me dicas, 1997.
CARLO, M. M. R, do. Se essa casa fosse nossa: Instituições e processos de imaginação na educação especial. São Paulo: Plexus, 1999.
COELHO, T. P. C.; BARROCO, S. M. S.; SIERRA, M. A. B. O conceito de compensação em L. S. Vigotski e suas implicações para educação de pessoas cegas. In: X CONPE Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2011 e X CONPE Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, Anais. 2011.
CRISTOFOLETI, R. C.; NUNES, I. M. A prática pedagógica e a deficiência intelectual: produção de recursos didáticos. In: PEROVANO, L. P.; MELO, D. C. F. Práticas inclusivas: Saberes, estratégias e recursos didáticos - Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2019.
GOES, M. C. R.; LAPLANE, A. L. F. (orgs). Políticas e Práticas de Educação Inclusiva. 2. ed. Campinas, S.P: Autores Associados, 2007.
DUARTE, N. Formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na psicologia de A. N. Leontiev. Cadernos Cedes, Campinas, v. 24, n. 62, p. 44-63, abr. 2004.
GÓES, M. C. Relações entre desenvolvimento humano, deficiência e educação: contribuições da abordagem histórico-cultural. In: OLIVEIRA, M. K.; REGO, T. C.; SOUZA, D. T. Psicologia, educação e temáticas da vida contemporânea, São Paulo: Moderna, 2002.
LUSTOSA, A.V. M. F. A expressão da subjetividade no contexto da educação inclusiva: complexidade e desafios. Obutchénie: R. de Didat. e Psic. Pedag. 2019, v.3. n.1. p.114-13.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 2004.
LEONTIEV, A. N. O. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Tradução de Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2005.
LURIA, A. R. A psicologia experimental e o desenvolvimento infantil. In: VIGOTSKII, L. S;
LURIA, A. R; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, 1988. p. 85-102.
MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico- crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
PASQUALINI, J. C. A educação escolar da criança pequena na perspectiva histórico-cultural e histórico-crítica. In: MARSIGLIA, A. C. G (Org). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
PRESTES, Z. R. Quando não é quase a mesma coisa: análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil repercussões no campo educacional. 295f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, 2012.
SANPAIO, L.T.S; ABREU, F. S. D. A inclusão escolar da pessoa com deficiência: um paradigma em construção em diálogo com L. S. Vigotski. Revista Com Censo, v 7, nº 4, 2020.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2008.
SILVA, J. C. A apropriação da psicologia histórico-cultural na educação infantil brasileira: análise de teses e documentos oficiais o período de 2000 a 2009. São Carlos: UFSCar, 2013. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de São Carlos, 2013.
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 16ª. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1995.
VIGOTSKI, L. S; LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primata e a criança. Porto Alegre: Artmed, 1996.
VIGOTSKI, S. Obras escogidas: fundamentos de defectologia. Madrid: Visor, 1997. v. 5.
VIGOTSKI, S. Psicologia pedagógica: um curso breve. Buenos Aires: AIQUE, 2001.
VIGOTSKI, S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VIGOTSKI, S. A Defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 861-870, dez. 2011.
VIGOTSKI, S. Obras Escogidas - V: Fundamentos de Defectologia. Machado Grupo de distribucion, S. L. 2012.