Editorial

Autores

  • Zaira Nascimento UFT
  • Paola Regina Martins Bruno SEDUC-TO
  • Neide Cardoso de Moura UFFS

DOI:

https://doi.org/10.20873/RELPE.2447-6293.e202301

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

A Educação Especializada na perspectiva da inclusão escolar se caracteriza como área multidimensional, pois se constitui como uma modalidade de ensino que organiza um conjunto de recursos educacionais diferenciados para que haja a garantia de uma educação formal aos educandos que se caracterizam o público alvo, a saber: pessoas com deficiências .pessoas com transtonos do neurodesenvovlimwnto e pessoas com altas habilidades.

 A história da Educação Especializada remonta ao século XVII, enquanto a educação especial na perspectiva da inclusão escolar que prevê a inserção escolar de forma radical, completa e sistemática de todos os alunos, sem exceção, nas salas de aula do ensino regular, é discutida e defendida desde os anos 1990.  Os documentos oficiais, em especial, a Coleção Nacional de Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar (BRASIL, 2010), orientam para que o Atendimento Educacional Especializado   para as seguintes áreas:

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Coleção Nacional de Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar. Brasília. Brasília: MEC/SEESP, 2010.

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Publicado

2023-07-30

Como Citar

NASCIMENTO, Zaira; BRUNO , Paola Regina Martins; MOURA , Neide Cardoso de. Editorial. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e202301, 2023. DOI: 10.20873/RELPE.2447-6293.e202301. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/17157. Acesso em: 21 fev. 2024.