GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA: A RELEVÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO EDUCACIONAL

Autores

  • Erivan Xavier dos Santos

Palavras-chave:

Gestão, Formação, Cidadania

Resumo

A família e a escola juntas formam umas das bases principais de sustentação para a formação humana. Esse estudo objetiva-se em assegurar que a participação familiar na educação dos filhos deve ser assídua e de forma consciente. Quanto maior for à parceria entre as duas, os resultados serão melhores e expressivos na formação do indivíduo. Essa atitude deve partir da compreensão que essa parceria de escola e sociedade é de grande relevância para que seres humanos sejam formados para o exercício da cidadania. Compreende-se que é necessária uma alteração nos conceitos centralizadores de gestão escolar, para uma gestão que tenha a participação da sociedade em geral. Este artigo destaca informações e reflexões, principalmente sobre a grande importância de uma gestão escolar descentralizada com ênfase da interação família e escola no processo ensino-aprendizagem.

Referências

APPLE, M. BEANE, J. 1997. Escolas Democráticas. São Paulo, SP: Cortez.

BOBBIO, N. et al. 2001 Dicionário de Política. Brasília: Editora UnB.

BOCK, A. M. B. FURTADO, O. TEIXEIRA, M. L. T. 2002. Psicologias: Uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva.

BRASIL. 2004. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC.

BRAVERMAN, H. 1980. Trabalho e capital monopolista. Rio de Janeiro: Zahar.

CHALYTA, G. 2004. A solução está no afeto. São Paulo: Editora Gente.

CHIAVENATO, I. 1994. Gerenciando pessoas: o passo decisivo para a administração participativa. São Paulo: Makron Books.

DEMO, P. 2001. Participação é conquista. São Paulo: Cortez.

FONSECA, J. P. 1995. Planejamento educacional participativo. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, volume 21, n.º 1, p. 71-112, jan./jun.

HEIDRICH, G. 2009. O direito de aprender. Revista Nova Escola, São Paulo, Guia do Ensino Fundamental de 9 anos, n.º 225, p. 14-14, abril.

LIBÂNEO, J. C. 2004. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. Goiânia, GO: Alternativa, 319p.

MARANALDO, D. 1989. Estratégia para a competitividade. São Paulo: Produtivíssimo.

ROMANELLI, T. O. 1978. História da Educação no Brasil. 25 ed. Petrópolis: Vozes.

ROSSINE, S. M. A. 2001. Pedagogia Afetiva. Rio de Janeiro: Vozes.

SOUZA, A. R. 2007. Perfil da Gestão da Escola no Brasil. São Paulo. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, 302p.

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

DOS SANTOS, Erivan Xavier. GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA: A RELEVÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO EDUCACIONAL. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 06–20, 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13509. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos