Os Tesouros da Amazônia e a “Utopia” de uma Agricultura Próspera no Século XVIII: Educação e método nas memórias do jesuíta João Daniel (1722 – 1776)

Autores

Palavras-chave:

Natureza Amazônica, Século XVIII, Educação Ambiental, História Colonial, Jesuitismo

Resumo

O presente texto é resultado de uma pesquisa sobre parte da produção literária ou memórias do jesuíta Pe. João Daniel (1722- 1776), banido da Colônia em 1757. Os registros de memória quando este já se encontrava no cárcere em Portugal foram publicados com o título: Tesouro Descoberto no Máximo Rio Amazonas. À análise da fonte documental acrescenta-se alguns comentários a respeito da descoberta de Antonio Porro e uma demonstração das percepções obtidas a respeito de capítulos na 3ª parte do tomo II da obra. Nosso recorte recaiu sobre a apresentação da proposta de educação e métodos para uma economia da Amazônia baseados nos conhecimentos do jesuíta sobre a natureza do Novo Mundo – flora, fauna e geografia – do século XVIII. Ao longo dos séculos de colonização vários discursos colonizadores referem-se à ocupação da Amazônia e propagam a cobiça pelos “tesouros” naturais nela guardados. O discurso de João Daniel não é diferente dos demais enquanto, revestido pela cientificidade iluminista do século XVIII. O conjunto da obra analisada permitiu uma reflexão sobre um pensamento de ocupação da Amazônia que persiste sistematicamente ao longo dos séculos de colonização até à atualidade. Consideramos que, a permanência do mito da natureza inesgotável, no contexto cultural, social e econômico do século XXI deflagra a necessidade da Educação Ambiental como tema transversal nos meios escolares obedecendo os Parâmetros Curriculares Nacionais Brasileiros.

Biografia do Autor

Eulália Maria Aparecida de Moraes, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Doutora pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí; membro permanente do Mestrado Profissional em História (PROFHISTÓRIA) campus de Campo Mourão; Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em História Pública (UNESPAR). ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-5885-1022 Lattes: http://lattes.cnpq.br/8344111210044375. E-mail:  eulalia.moraes@unespar.edu.br

Denilton Gabriel Ambrosio da Rocha, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Graduando em História pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Paranavaí, Paraná, Brasil. Estudante de iniciação científica (UNESPAR). Endereço para correspondência: Rua das Guianas, 708, centro, Santa Cruz de Monte Castelo, Paraná, Brasil, CEP: 87920-000. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-8833-2581 . Lattes: http://lattes.cnpq.br/4036575354055790. E-mail: denilton.gabriel545@gmail.com

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Publicado

2022-10-04

Como Citar

MORAES, Eulália Maria Aparecida de; ROCHA, Denilton Gabriel Ambrosio da. Os Tesouros da Amazônia e a “Utopia” de uma Agricultura Próspera no Século XVIII: Educação e método nas memórias do jesuíta João Daniel (1722 – 1776) . RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 154–173, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14964. Acesso em: 23 nov. 2024.