Dificuldade de aprendizagem no âmbito escolar: Conflitos, relações entre si e atuação do psicopedagogo

Autores

  • Luciane Ferreira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.20873/RELPE.2447-6293.e202304

Palavras-chave:

Psicopedagogia, escola, dificuldades, aprendizagem

Resumo

Este artigo, faz referências aos diversos fatores da dificuldade de aprendizagem como: O orgânico, específico e ambiental de dimensões, biológicas, cognitivas e o social, dentro e fora do âmbito escolar. A Psicopedagogia institucional faz a integração, amenizando, conflitos e relação entre si. Porém este trabalho tem como objetivo analisar os benefícios e contribuições das práticas do psicopedagogo nas dificuldades de alunos e relacionar, quais são os desafios, como são direcionados os trabalhos dentro da escola e como se dará a atuação da intervenção psicopedagógicas.

Biografia do Autor

Luciane Ferreira dos Santos

Pedagoga Especialista em Psicopedagogia Clínica e Especialista em Braille. 

Referências

PAÍN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos Problemas de Aprendizagem. Tradução de, Ana Maria Netto Machado. - Porto Alegre: Artmed, 1985.

SAMPAIO, Simaia. Dificuldades de Aprendizagem, A Psicopedagogia na Constituição Brasileira, 1988, ARTIGO-206.

Lei de Diretrizes e Base nº 9.394/96, Artigo 59.

LIBÂNEO, José Carlos, Didática- São Paulo: Cortez, 1994, página, 96.- (Coleção magistério. Série formação do professor).

SAMPAIO, Simaia. Dificuldades de aprendizagem. A Psicopedagogia na relação sujeito, família e escola. Rio de Janeiro: Wak Ed, 2009, página 52.

Downloads

Publicado

2023-07-30

Como Citar

SANTOS , Luciane Ferreira dos. Dificuldade de aprendizagem no âmbito escolar: Conflitos, relações entre si e atuação do psicopedagogo. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e202304, 2023. DOI: 10.20873/RELPE.2447-6293.e202304. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/17158. Acesso em: 22 nov. 2024.