Dificuldade de aprendizagem no âmbito escolar: Conflitos, relações entre si e atuação do psicopedagogo
DOI:
https://doi.org/10.20873/RELPE.2447-6293.e202304Palavras-chave:
Psicopedagogia, escola, dificuldades, aprendizagemResumo
Este artigo, faz referências aos diversos fatores da dificuldade de aprendizagem como: O orgânico, específico e ambiental de dimensões, biológicas, cognitivas e o social, dentro e fora do âmbito escolar. A Psicopedagogia institucional faz a integração, amenizando, conflitos e relação entre si. Porém este trabalho tem como objetivo analisar os benefícios e contribuições das práticas do psicopedagogo nas dificuldades de alunos e relacionar, quais são os desafios, como são direcionados os trabalhos dentro da escola e como se dará a atuação da intervenção psicopedagógicas.
Referências
PAÍN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos Problemas de Aprendizagem. Tradução de, Ana Maria Netto Machado. - Porto Alegre: Artmed, 1985.
SAMPAIO, Simaia. Dificuldades de Aprendizagem, A Psicopedagogia na Constituição Brasileira, 1988, ARTIGO-206.
Lei de Diretrizes e Base nº 9.394/96, Artigo 59.
LIBÂNEO, José Carlos, Didática- São Paulo: Cortez, 1994, página, 96.- (Coleção magistério. Série formação do professor).
SAMPAIO, Simaia. Dificuldades de aprendizagem. A Psicopedagogia na relação sujeito, família e escola. Rio de Janeiro: Wak Ed, 2009, página 52.