ESTUDOS SOBRE CULTURA E COTIDIANO ESCOLAR: UMA INVERSÃO DE PERSPECTIVA

Autores

  • Ana Maria Falsarella

Palavras-chave:

Cotidiano e cotidiano escolar, Produção e consumo cultural, Cultura escriturística e cultura oral, Michel de Certeau

Resumo

A educação é uma área de estudo em que pesquisas acadêmicas empíricas trazem mais a perspectiva do pesquisador “sobre a escola” do que a perspectiva “da escola sobre si mesma”. No presente artigo faço uma exploração bibliográfica sobre as ideias de Michel de Certeau (pensador francês, 1925- 1986), autor que agrega conteúdos originários de diferentes disciplinas para desenvolver uma obra instigante e peculiar sobre cultura, abordando “a arte” do cidadão comum em viver seu cotidiano e forjar sua cultura. Estabeleço a relação entre essas ideias e os estudos sobre a escola, relacionados às políticas educacionais, destaco o papel da oralidade nas relações humanas e a relevância de estudos empíricos sobre a escola a partir do olhar de seus atores internos. Espero que o texto estimule pesquisadores da área a valer-se dos estudos deste autor para analisar o cotidiano da escola – criado pelos sujeitos comuns que vivem, convivem e transitam por seus espaços.

Referências

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

BRASIL. LEI Federal no 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm.

Acesso em 03 mai.2017.

CERTEAU, M. A cultura no plural. 2 ed. Campinas-SP: Papirus, 1995.

_________. A invenção do cotidiano, v. 1 – Artes de Fazer. Apresentação Luce Giard. 6 ed.Petrópolis-RJ: Vozes, 2001.

CERTEAU; M.; GIARD L.; MAYOL, P. A invenção do cotidiano, v. 2 – Morar, cozinhar. 3 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2000.

DICIO Dicionário Online de Português, https://www.dicio.com.br, 06/03/2017

FALSARELLA, A.M. Autonomia escolar e elaboração do projeto pedagógico: o trabalho cotidiano da escola face à nova política educacional (lei n. 9394/96). Tese de Doutorado em Educação, PUC-SP (História, Política, Sociedade).

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis-RJ: Vozes, 1987.

MARIN, A.J. A didática, as práticas de ensino e alguns princípios para a pesquisa e a docência. In: MARIN, A.J.; PIMENTA, S.G. Didática – teoria e pesquisa. Araraquara-SP:Junqueira&Marin, 2015, p. 17-37.

MORAES, V. O operário em construção. Rio de Janeiro: 1959. Disponível em http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/o-operario-em-construcao. Acesso em 03 mai.2017.

Downloads

Publicado

2017-09-15

Como Citar

FALSARELLA, Ana Maria. ESTUDOS SOBRE CULTURA E COTIDIANO ESCOLAR: UMA INVERSÃO DE PERSPECTIVA. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 42–52, 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13478. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos