O Papel do professor no sucesso da alfabetização de crianças com dislexia

Autores

  • Alexandre da Silva de Melo UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/RELPE.2447-6293.e202309

Palavras-chave:

Dislexia, Dificuldade de Aprendizagem, Educação Inclusiva

Resumo

O presente artigo tem por finalidade analisar o cenário da educação inclusiva nas escolas brasileiras, mais especificamente a realidade dos alunos disléxicos. Entendendo, o que o pedagogo enquanto mediador dos conhecimentos, pode fazer para favorecer o aprendizado desse aluno, até então negligenciado pela sociedade. O projeto será desenvolvido através de pesquisas bibliográficas e documentais, tendo como enfoque principal as dificuldades de aprendizagem do desleixo e buscando compreender um pouco mais sobre o tema proposto, possibilitando contribuir com acadêmicos e profissionais que atuam na área da educação que lidam direta ou indiretamente com o problema abordado. Sendo que estas ferramentas também permitiram analisar transtornos e buscar melhorias, ficando ainda mais evidente que o professor tem papel de fundamental importância no êxito do educando, visto que este não será alfabetizado pelo método tradicional, pois a criança disléxica não consegue internalizar o todo, necessita de um trabalho diferenciado para sua individualidade, ou seja, para a escola cumpra com a sua responsabilidade junto às crianças dislexias, é necessário a implantação e implementação de políticas públicas direcionadas para a efetivação de uma escola que se configure inclusiva e que possibilite formação específica para os professores e a garantia de utilização de recursos didáticos e pedagógicos importantes para o desenvolvimento das crianças.

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Publicado

2023-07-30

Como Citar

DA SILVA DE MELO, Alexandre. O Papel do professor no sucesso da alfabetização de crianças com dislexia. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e202309, 2023. DOI: 10.20873/RELPE.2447-6293.e202309. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14750. Acesso em: 23 dez. 2024.