NETO POSTIÇO EM TEMPOS DE CORONAVIRUS

Autores

  • Neila Barbosa Osório Universidade Federal do Tocantins
  • Luiz Sinésio da Silva Neto Universidade Federal do Tocantins
  • Eliane Lima do Nascimento Borges Universidade Federal do Tocantins
  • Alenilda Oliveira Vilela Universidade Federal de Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n3a3pt

Palavras-chave:

Ações; Afeto; Cuidado; Relatos; Socialização.

Resumo

A presente pesquisa foi realizada no período de isolamento social (quarentena), no mês de março de 2020. Objetivou-se conhecer relatos de ações que a UMA (Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins) desenvolve, por intermédio da reflexão acerca dos benefícios oriundos do projeto Neto Postiço. O público-alvo desta pesquisa compreende idosos com idade igual ou superior a 45 anos de idade, portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertensão e asma), uma vez que, segundo estudos publicados na revista British Medical Journal (BMJ), este grupo é o mais propenso a ter complicações que podem vir a ocasionar, fatalmente, até mesmo o óbito por Covid-19. É nesse contexto que, os idosos inseridos no projeto, recebem atenção por meio de diversas ações, voltadas para o atendimento integral deste grupo.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neila Barbosa Osório, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Ciência do Movimento Humano (UFSM). Professora-pesquisadora na UFT, no Colegiado de Pedagogia. neilaosorio@mail.uft.edu.br.

Luiz Sinésio da Silva Neto, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Ciências e Tecnologia em Saúde (UnB). Professor-pesquisador na UFT, no Colegiado da Pós-Graduação em Gerontologia. luizneto@uft.edu.br.

Eliane Lima do Nascimento Borges, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda especial pela Universidade da Maturidade (UFT). elianenascto27@gmail.com.

Alenilda Oliveira Vilela, Universidade Federal de Tocantins

Mestranda especial pela Universidade da Maturidade (UFT). nida.vilela@hotmail.com.

Referências

ARDEM, J. Vitalize seu cérebero. São Paulo: Figurati Ltda, 2014.

CALDAS, C.P. Contribuindo para a construção da rede de cuidados: trabalhando com a família do idoso portador de síndrome demencial. Textos Envelhecimento. Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, 2002.

COSTA, Liziane Nunes Conrad. Made in China. Coronavírus: a ponta de um “iceberg” de irresponsabilidade e desrespeito pelas leis naturais. Vida e saúde, v. 8, 2020.

CORREA, Mariele Rodrigues. Cuidados com o idoso em tempos de pandemia. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/35644/cuidados-com-o-idoso-em-tempos-de-pandemia. Acesso em 29 de abril de 2020.

LEE, Georgia. A Regra de Ouro: Trate os outros como você quer ser tratado. Miami, EUA. Disponível em: https:/www.familia.com.br. Acesso em 29 de abril de 2020.

MONTAGNA, Para. Guerra declarada. Vida e saúde, v. 9, 2020.

MOTYSUMA, Marcos Fábio Freire. Um encontro com as fontes em História Oral. Estudos Ibero-Americanos. Rio Grande do Sul, 2006, v. XXXII, n. 1, p. 117-125.

ORNISH, D. Amor & sobrevivência: a base científica para o poder curativo da intimidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

RIVAS, Silva Lopes. Neurociência explica por que temos “fome de pele” e precisamos de abraços. El país. Espanha, 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/smoda/2020-05-16/neurociencia-explica-por-que-temos-fome-de-pele-e-precisamos-de-abracos.html. Acesso em 16 de maio de 2020.

Publicado

2020-05-01

Como Citar

OSÓRIO, Neila Barbosa; SILVA NETO, Luiz Sinésio da; BORGES, Eliane Lima do Nascimento; VILELA, Alenilda Oliveira. NETO POSTIÇO EM TEMPOS DE CORONAVIRUS. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 3, p. a3pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n3a3pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9434. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)